Ao pensar em estratégias de marketing digital, um dos conceitos mais importantes e utilizados hoje é de ‘integração’. Em tempos de diversas redes sociais, internet banda larga, wi-fi em todos os cantos, smartphones e tablets e conexão 24 horas por dia, já não é novidade que os canais online viraram ótimos meios de mídia e quanto mais as ações de marketing conseguirem integrar as diversas redes de forma inteligente, prática e efetiva, melhor serão os resultados e as conversões.
Pensando nisso, hoje vamos falar sobre a integração de dois canais importantíssimos para ações de marketing digital de qualquer empresa ou marca, o Facebook e o E-mail Marketing. Como podemos criar campanhas que integrem facebook e e-mail marketing? Como essas duas plataformas podem trabalhar juntas de maneira estratégica, atingindo o seu público-alvo? Como esses dois canais de comunicação podem crescer e se beneficiar mutuamente com essas ações?
Veja as 4 dicas abaixo e entenda:
1. Consiga novos assinantes da newsletter pelo facebook
Sabemos que o e-mail marketing é uma forma barata e eficiente de divulgação e vendas (leia mais neste artigo!). Então quanto mais endereços de e-mail sua empresa conseguir arrecadar, melhor! Quer dizer, e-mails relevantes, de pessoas que realmente se interessam pelo seu conteúdo e/ou produto. Quanto mais pessoas se cadastrarem para receber a sua newsletter, mais chances você tem de aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Algumas ações feitas em sua Fanpage podem ajudar a conseguir mais assinaturas para sua newsletter. Divulgue em sua fanpag a possibilidade de seus fãs se cadastrarem em sua newsletter, poste artigos e ao final convide-os para deixarem o email se quiserem receber mais… Utilize sempre a fanpage para conseguir mais e-mails.
Inclua links do facebook nos e-mails que enviar
O título já disse tudo, cada vez que você elaborar um e-mail marketing, não se esqueça de colocar não apenas links que direcionam para o seu site, mas também links que direcionam para sua fanpage. Uma ideia, por exemplo, é ao final do e-mail você dizer algo assim ‘não se esqueça de me seguir no facebook!’ E então deixe o link de sua fanpage.
Impulsione ao mesmo tempo as campanhas de e-mail marketing e Facebook
Você pode incorporar alguns conteúdos que se destacaram em suas ações de e-mail na sua Fanpage, e também pode utilizar alguns dos conteúdos mais curtidos e compartilhados em sua fanpage no seu próximo e-mail marketing. Reutilizar conteúdo que fizeram sucesso é sempre bom, e em uma plataforma diferente é ótimo!
Crie concursos culturais e divulgue no Facebook
Promover campanhas e concursos culturais no Facebook é uma ótima forma de fazer com que seus seguidores se inscrevam em sua newsletter, aumentando sua lista de e-mails. Tente criar um concurso interessante e relevante, essa ação não é boa apenas para aumentar sua lista de e-mail, mas para criar engajamento em sua fanpage, tornar sua página mais ativa e também para estreitar a comunicação com seus seguidores.
Essas foram algumas dicas importantes de como integrar essas duas ferramentas super poderosas de mídia e melhorar suas campanhas de marketing digital.
Se você quer se aprofundar mais nesse assunto e virar um especialista em ações de e-mail marketing, a ComSchool oferece o curso Estratégias e Táticas em E-mail Marketing. Nele você aprende como tirar o máximo de proveito das campanhas de e-mail marketing, essa ferramenta super poderosa e de baixo custo
Até a próxima!
Comments