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A geração de leads qualificados por meio do marketing de conteúdo

Com o avanço da internet nas últimas décadas, houve uma mudança significativa em como as empresas se comunicam com os usuários. A geração de leads, apesar de não ser uma técnica nova, sofreu uma grande metamorfose desde que o mundo tornou-se conectado.

Isso porque o próprio espaço virtual transformou-se em uma das principais fontes de informação para pessoas ao redor do globo, sendo uma oportunidade para o marketing de conteúdo. Para você entender melhor a ligação entre ambos os conceitos, a ComSchool preparou o conteúdo a seguir. É só continuar a leitura!

A democratização do conhecimento

O compartilhamento de conhecimento fora do âmbito elitista é algo recente, que só se popularizou ao lado da internet. O ideal da “torre de marfim” se enfraquece aos poucos, substituindo o conceito de que apenas escolas e universidades podem compartilhar informações importantes e pertinentes para as pessoas.

Assim como ocorre com qualquer outro fenômeno que gera mudanças na sociedade, o marketing de conteúdo aproveitou o espaço virtual para se reinventar. Diferentemente do que se imagina, ele é algo muito antigo, que se tornou gigante com a evolução digital.

Com isso, a importância do marketing de conteúdo cresceu exponencialmente, fazendo profissionais buscarem novas maneiras de trabalhar. Um dos redesenhos mais importantes da área foi em relação à geração de leads, que se tornou um dos carros-chefe para conversão em empresas.

Geração de leads

Leads são usuários com grande potencial para se tornarem clientes. Basicamente, são pessoas que já mostram um certo interesse por um tema relacionado a um produto e/ou serviço que a sua empresa oferece. Porém, é importante saber não só o que é um lead, mas como chegamos até ele.

A captação e geração de leads é a técnica utilizada para reunir as informações dos clientes em potencial. É uma das principais ferramentas do marketing digital e, muitas vezes, considerada a mais fundamental delas.

De maneira simplificada, podemos dizer que geração de leads é quando um usuário oferece informações de contato em troca de algum material gratuito de conteúdo. Isso inclui não só o que o site oferece abertamente, mas e-books, podcasts e qualquer outro tipo de mídia.

Normalmente, isso é feito por uma espécie de formulário, que capta informações como nome, telefone, e-mail, etc. O que foi preenchido vai para um banco de dados da empresa que, em troca, disponibiliza materiais relevantes e aprofundados para o usuário.

Leads qualificados

Apesar de parecer algo simples, a captação de leads deve ser precisa. Chamamos isso de geração de leads qualificados, ou seja, aqueles que realmente têm potencial de virarem futuros consumidores.

Nesse sentido, é importante lembrar que marketing de conteúdo não é publicidade on-line. Ele deve mostrar novidades, trazer informações relevantes e buscar resolver as dúvidas que os consumidores têm, apresentando o material de forma atrativa e completa.

Conhecer essas características é essencial para aprender como gerar leads qualificados. Além disso, investir nesses pontos traz mais autoridade e confiança para o seu negócio. Uma das maneiras eficazes de encontrar possíveis consumidores é por meio de uma estrutura de funil organizada em seu site.

  1. Topo de funil: usuários que ainda não têm muito conhecimento sobre o assunto e buscam um conteúdo que vá introduzi-los de maneira clara;

  2. Meio de funil: pessoas que já têm um certo nível de familiaridade com o tema, mas ainda estão incertas sobre alguma questão;

  3. Topo de funil: público que vai se tornar lead qualificado mais facilmente, pois já têm experiência com o seu produto e/ou serviço.

Dessa maneira, produzir conteúdo que deixe sua mercadoria com um valor agregado é fundamental para seu negócio construir uma boa lista de leads. Por isso, ao final do dia, não importa uma boa estratégia para capturar leads sem conteúdos de alta qualidade por trás.

Dicas estratégicas para marketing de conteúdo

Agora, você já sabe como gerar leads qualificados. Porém, quais são as principais estratégias utilizadas para fazer isso? A seguir, separamos algumas delas para você colocá-las em prática. Assim, é possível captar clientes em potencial mais facilmente:

  1. faça conteúdos de qualidade;

  2. tenha uma estrutura de funil desenhada;

  3. proporciona uma jornada do consumidor fluida;

  4. mantenha contato com o seu lead;

  5. insira, pelo menos, um CTA em seus conteúdos;

  6. evite deixar suas publicações muito publicitárias;

  7. garanta a segurança das informações do seu cliente;

  8. use os dados de contato do seu lead com moderação.

Ao seguir essas dicas e aplicá-las de maneira personalizada, segundo a necessidade do seu negócio, a melhor estratégia de geração de leads para seu site fica mais clara. Lembre-se de sempre fazer testes de mercado e estar a par de quais são as dores dos seus consumidores.

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