top of page

Aprenda como criar um blog de maneira simples e prática

Seja por hobby, seja para o âmbito profissional, saber como criar um blog é essencial para qualquer pessoa envolvida em criação de conteúdo. Isso porque, mesmo que antiga, essa ferramenta ainda é uma das que mais geram resultados e visualizações.

Ela deve ser administrada com cautela para os resultados serem satisfatórios, é claro. No entanto, o primeiro passo é escolher a plataforma. Por isso, a ComSchool preparou o conteúdo a seguir! Aprenda como criar um blog com facilidade e aproveite as vantagens!

Qual é a plataforma ideal para um blog?

Hoje, existem diversas plataformas para criar um blog, desde o antigo Blogspot, conhecido como Blogger atualmente, até as redes sociais, como o Twitter. Há vários espaços que possibilitam a criação de conteúdos escritos para um determinado público.

Contudo, há uma plataforma que se destaca entre as outras. Lançado em 2003, o WordPress é o sistema de publicação de blogs e sites mais utilizado no mundo, representando 43,2% de todas as páginas da internet. Marcas de sucesso, como Nike, New York Times, TED e até mesmo Casa Branca o usam.

Esse sucesso tem um motivo: a plataforma é intuitiva e fácil de usar, além de contar com uma série de ferramentas que a deixam ainda mais otimizada. Por meio de plugins, tanto a experiência do administrador do blog quanto a do usuário se tornam ainda mais fluidas e facilitadas.

Além disso, o WordPress está sempre atualizado conforme as mudanças e as necessidades do mercado on-line, evoluindo constantemente. Quer saber o melhor de tudo? Você pode aproveitar essas vantagens de maneira gratuita. Por isso, na hora de criar um blog, essa é a opção mais recomendada.

Como criar um blog

Hoje, ter um blog é algo importante para os negócios, pois ele ajuda na divulgação da marca por meio do marketing de conteúdo e das estratégias de SEO. Se você deseja criar um, veja o passo a passo que preparamos a seguir!

1. Acesse o WordPress

Acesse a página principal do WordPress e clique em “crie seu site”. Você vai ser direcionado para fazer um cadastro (se já tiver um, realize o login). Caso você escolha uma conta empresarial, utilize um e-mail com essa finalidade.

2. Crie seu domínio

O domínio do blog é a URL dele. Por isso, é importante preparar um nome individual no seu planejamento para fazer uma escolha certeira. Outro ponto fundamental é sempre contar com mais de uma opção. Assim, caso o título selecionado já tenha sido registrado, é mais fácil escolher um novo.

A própria plataforma mostra algumas opções de endereço. Você pode escolher um domínio pago ou utilizar a versão oferecida gratuitamente: .wordpress.com. Se já tiver um domínio, é possível conectá-lo ao blog.

3. Escolha seu plano

O terceiro passo no processo de como criar um blog é escolher um dos planos que a plataforma oferece. São quatro: Gratuito, Pessoal, Premium, Negócios e E-commerce. Cada um deles tem diferentes propriedades, benefícios e preços. Por isso, é importante pensar na opção mais vantajosa para você e/ou seu negócio.

4. Personalize seu blog

Em seguida, o WordPress vai direcionar você para uma página com algumas questões a respeito do seu novo blog. Elas vão ser utilizadas para mostrar opções otimizadas de temas para o site, segundo a sua necessidade. Se você quiser pular esse passo, pode ir direto para o painel.

Ao escolher a segunda opção, é possível definir o tema do blog em “aparência”, no painel lateral. O WordPress oferece diferentes templates, desde os mais modernos até os mais clássicos. Alguns são mais focados em texto, enquanto outros priorizam imagens. Explore bastante para selecionar o que se encaixa melhor na proposta da sua marca.

5. Bem-vindo!

Após esse passo, seu blog está pronto! Você vai receber uma mensagem de boas-vindas no e-mail cadastrado com diversas instruções e dicas para começar a explorar todas as funcionalidades que o WordPress oferece.

Passos adicionais

Agora que você já sabe como criar um blog, é importante entender que existem alguns outros passos que podem ajudar durante a manutenção do espaço. Entenda melhor sobre cada um deles e decida quais fazem sentido baseado no que você busca para a sua marca:

  1. crie um tema personalizado com uma equipe de web design;

  2. entenda as boas práticas de SEO para rankear melhor no Google;

  3. instale plugins que facilitam a usabilidade do blog;

  4. utilize ferramentas para analisar métricas, como o Google Search Console;

  5. fortaleça a segurança do seu blog e do seu domínio para evitar invasões.

Leve o seu blog além com a ComSchool!

Aprender como criar um blog é uma tarefa simples. Porém, é possível fazer muito mais com esse conhecimento. No curso de WordPress da ComSchool, você aprende desde a personalização do layout até o uso dos principais plugins. Conheça e se inscreva!

コメント


bottom of page