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Calendário editorial: aprenda a fazer um cronograma para as redes sociais

O calendário editorial é uma das ferramentas mais importantes em uma estratégia de marketing de conteúdo para as redes sociais. Com o volume de postagens lançadas a todo momento, é necessário ter um bom planejamento para não ficar para trás da concorrência.

As mídias sociais não fazem distinção. Elas mostram aos usuários todos os tipos de conteúdos que concorrem diretamente com o seu. Ter uma boa frequência de postagem e construir um calendário editorial é o caminho certo para manter o público engajado.

Além disso, ele mantém o trabalho da sua equipe em dia, com prazos e processos previamente definidos para a produção de conteúdo em diversos formatos. A seguir, saiba como construir um planejamento para as redes sociais e garanta uma estratégia de conteúdo que gere bons resultados.

O que é?

Afinal, o que é um calendário editorial? Importante para o gerenciamento de redes sociais, é um cronograma que direciona sua estratégia de produção de conteúdo. Com ele em mãos, várias coisas importantes são definidas, como:

  1. periodicidade e datas de publicação;

  2. temas a serem abordados;

  3. palavras-chave utilizadas;

  4. objetivos a serem atingidos;

  5. cronograma com prazos para as etapas de criação de conteúdos.

Vantagens de utilizar

O calendário editorial é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam construir uma estratégia de marketing de conteúdo que foque em coerência, concisão e eficácia.

Construir esse cronograma demanda um certo esforço. Por isso, pode representar um desafio para diversas equipes. Porém, garantimos que, assim que fica pronto, ele oferece muitos benefícios. Alguns deles são:

  1. adequação do conteúdo ao público;

  2. manutenção da frequência de publicação;

  3. organização do time de marketing;

  4. definição de prazos e processos para evitar atrasos;

  5. controle da estratégia de conteúdo nas redes sociais;

  6. redução da repetição de temas;

  7. facilidade na análise de resultados das publicações.

Escolha uma ferramenta para o calendário editorial

O primeiro passo é escolher uma ferramenta para registrar todos os processos, prazos, datas, temas etc. É possível analisar o perfil da sua equipe e selecionar a opção mais adequada às suas necessidades. Algumas possibilidades são:

  1. Trello;

  2. Google Calendar;

  3. plugin Editorial Calendar para WordPress;

  4. planilhas.

Definição dos objetivos e da escolha de canais

A criação de um perfil em qualquer rede social não deve ser somente baseada em tendências. Ela deve atender a um objetivo estratégico da marca, que vai permear todo o planejamento de conteúdo e as ações tomadas na plataforma.

Antes de tudo, conheça as diversas mídias para pensar em qual resultado você espera conseguir em cada perfil da empresa. Os objetivos do seu conteúdo nas redes sociais podem ser:

  1. gerar reconhecimento de marca e aumentar o awareness;

  2. estabelecer um canal para o atendimento do público: SAC 2.0;

  3. aumentar as vendas e conquistar novos clientes;

  4. monitorar a concorrência e benchmarking;

  5. gerar conexão com o público e comunicar informações relevantes sobre a empresa.

Liste os objetivos da produção de conteúdo. Cada material produzido deve atender a um objetivo de comunicação, portanto, a equipe precisa compreender com clareza quais são os objetivos que eles pretendem alcançar com a estratégia de marketing nas redes sociais.

Definição de palavras-chave, temas e formatos

Todo o conteúdo produzido para as plataformas digitais deve considerar dois fatores fundamentais: o perfil do público alvo e os formatos de conteúdo possíveis em cada rede social.

Pesquise os temas que cabem em cada rede social e como eles vão ser abordados. Conheça bem os diversos formatos a serem explorados e estabeleça, no seu calendário editorial, quais deles estão dentro da estratégia de marketing.

Alguns formatos mais populares são: reels, carrossel, IGTV, stories, anúncios pagos, entre outros. A escolha de formatos e temas deve ser baseada no perfil do seu público, sempre pensando no conteúdo mais atrativo para ele e no que faz sentido para o seu negócio.

Diversifique os formatos e faça testes em horários e dias diferentes, pois pode ser que você descubra a melhor forma de abordar o seu público em um desses testes. Esteja sempre por dentro das tendências, pois elas despertam a atenção dos usuários e geram mais engajamento.

Estabeleça uma periodicidade de postagem

Você com certeza já ouviu falar que quantidade não é sinônimo de qualidade. Por isso, na hora de criar o seu calendário editorial, você deve estar atento à periodicidade de publicação que faz sentido para o seu público e ao fluxo de trabalho da sua equipe.

A qualidade dos conteúdos deve ser prioridade. Garanta também a consistência da sua estratégia acima de tudo. Após definir a periodicidade de publicação no calendário editorial, você vai ter uma bela noção de que essa precisa ser uma meta realista para a realidade do time que vai produzir o conteúdo.

A periodicidade de postagem nas redes sociais pode variar conforme o público e o segmento da sua empresa. Faça testes e fique atento aos resultados.

Defina um cronograma com prazos

O ponto final da elaboração de um calendário editorial para as redes sociais é a definição de etapas da produção de conteúdo, responsáveis e prazos. Sem um cronograma de publicações, sua equipe pode ficar perdida no processo.

Utilize uma ferramenta que seja visual e de fácil usabilidade, assim, todos vão estar cientes das suas responsabilidades e dos possíveis gargalos na produção de conteúdo. O objetivo é otimizar o processo ao máximo para que os posts aconteçam nas datas predefinidas.

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A elaboração de um calendário editorial é etapa fundamental para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Por isso, ter um curso de redes sociais no currículo é um fator importante para executar tal estratégia. Conheça as oportunidades da nossa escola de negócios e tenha acesso a um ensino prático e de qualidade.

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