top of page

Livros de empreendedorismo: conheça 5 opções que podem te inspirar

Saber as principais estratégias para criar uma empresa do zero e impulsionar seu crescimento no mercado depende de muitos fatores. Para isso, diversos livros de empreendedorismo apresentam perspectivas diferentes de profissionais e seus cases, abordando falhas e sucessos que obtiveram em suas carreiras.

O empreendedorismo, em sua essência, auxilia diversas pessoas a encontrar o caminho ideal para o desenvolvimento de um novo negócio e tem ganhado cada vez mais evidência no Brasil. Além disso, é uma metodologia que impacta diretamente na geração de empregos e de valor para os produtos comercializados.

Adquirir conhecimento é fundamental para obter sucesso. Por isso, veja estas dicas de livros para empreendedores que abordam diferentes aspectos do empreendedorismo, como o comportamento das pessoas, as estratégias de comunicação e outros fatores essenciais para entender sobre o assunto.

1. A estratégia do oceano azul

Um dos principais fenômenos internacionais e best-seller mundial, a obra “A estratégia do oceano azul”, dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, é uma referência para empresas do mundo inteiro quando o assunto é a concorrência do mercado.

Ambos os professores que desenvolveram a obra acreditam que o sucesso de um negócio não se dá apenas pela concorrência acirrada no mercado, mas sim pela formação dos chamados “oceanos azuis”, ou seja, ambientes novos e inexplorados do mercado, que podem gerar o crescimento dos empreendimentos.

Com casos de estudos exemplificados e uma abordagem detalhista, o livro apresenta uma série de técnicas, princípios e ferramentas que os profissionais podem utilizar para criar seus próprios oceanos azuis. A obra já possui mais de 3,6 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo.

2. Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

A partir de exemplos sobre a jornada de grandes líderes mundiais e percepções do comportamento humano, a obra “Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir” busca ajudar pessoas a encontrar propósitos. No Brasil, já foram vendidos mais de 160 mil exemplares.

A obra, considerada entre os melhores livros de empreendedorismo, é escrita pelo autor britânico Simon Sinek, conhecido mundialmente por apresentar ao público de seus TED talks o conceito de “porquê”.

Após inspirar muitas pessoas, o autor publicou anos depois um livro complementar de Comece pelo porquê, chamado “Encontre seu porquê: um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe”, com colaboração dos autores David Mead e Peter Docker.

3. A mente do empreendedor

Um dos livros de empreendedorismo de maior sucesso no mundo, “A mente do empreendedor” tem como objetivo apresentar uma série de hábitos e comportamentos de diversos empreendedores ao redor do mundo. A obra investiga as similaridades e as diferenças de figuras como Steve Jobs, Jeff Bezos, entre outros.

Desenvolvido pelo autor Kevin D. Johnson, um empreendedor que integra o setor de comunicação de uma grande empresa, a obra serve para auxiliar pessoas a mudar o modo de pensar. A partir de exemplos de sucesso e vivências, o autor explora a “mente de empreendedor” dos grandes líderes mundiais.

4. A startup enxuta

Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no mundo, “A startup enxuta” é uma que aborda como a inovação é essencial nas metodologias de uma empresa. O livro, escrito por Eric Ries, apresenta um modelo de negócio que tem sido adotado por muitas organizações para alcançar o sucesso global.

De acordo com o livro, “startup enxuta” é uma expressão que remete a uma metodologia com foco no aumento da taxa de sucesso de um empreendimento e nas soluções do cotidiano. Com exemplos de negócios e relatos, o autor apresenta empresas que se transformaram a partir desse modelo.

5. De zero a um

Um dos livros de empreendedorismo contemporâneos de maior sucesso é o “De zero a um”, do autor Peter Thiel, cofundador do PayPal. Nesta obra, ele apresenta diversas observações sobre empreendedorismo a partir de uma ótica positiva a respeito do futuro e como a inovação pode auxiliar o seu negócio.

O autor acredita que não há uma fórmula exata para o sucesso, mas que ele pode ser obtido a partir da exploração de meios inesperados. Dessa forma, o livro mostra os principais caminhos para o leitor refletir sobre os ideais para o crescimento de um negócio.

Amplie seu conhecimento sobre empreendedorismo com os cursos da ComSchool!

Além dessas dicas de livros de empreendedorismo, é possível obter um aprendizado com foco no desenvolvimento profissional e de sua empresa a partir dos cursos da escola de negócios. A ComSchool proporciona um aprendizado prático e objetivo sobre diversos conceitos e tendências do mercado.

Assim, você encontrará diversas opções de cursos para aprimorar seus conhecimentos em e-commerce, redes sociais e marketing digital. Além disso, contará com professores que atuam no mercado digital e que podem dar uma série de dicas com base em suas atuações. Aproveite!

Commentaires


bottom of page