Semana do Brasil

 

A Semana do Brasil é uma data sazonal criada pelo poder público em parceria com a iniciativa privada para incentivar o consumo no varejo brasileiro no mês de setembro.

 

Inspirada para ser um período que misture o nacionalismo do 4 de julho (data em que é comemorada a independência dos Estados Unidos) com o consumismo da Black Friday, data em que as empresas oferecem descontos agressivos para os consumidores, a Semana do Brasil tem como objetivo principal resgatar o orgulho nacional e ao mesmo tempo movimentar a economia.

 

Com o aumento do consumo, aumenta-se também a produção nas indústrias e agronegócios, assim como a geração de empregos em diversos níveis, da produção de bens de consumo duráveis a área de serviços.

 

A Semana do Brasil acontece entre 6 e 15 de setembro e em seu primeiro ano de existência já conta com adesão de mais de cinco mil empresas. Apesar de não aparentar um grande movimento em sua primeira edição, a Semana do Brasil tem uma importância grande se considerarmos o apoio do poder público.

 

Assim como a Black Friday, que não emplacou no primeiro (nem no segundo ano), a Semana do Brasil deve levar algum tempo para que ganhe definitivamente o gosto do consumidor. Seu crescimento deve ser gradual, pois pouco a pouco as pessoas vêem que as ofertas na Semana do Brasil são realmente interessantes e que vale a pena esperar para comprar nesse período.

 

Nos seus primeiros dois anos, a Black Friday chegou a ser chamada de "Black Fraude", pois muitas lojas se aproveitavam da mídia para aplicarem falsos descontos. Foi o chamado "a metade do dobro". As empresas que tiveram esse má comportamento foram rapidamente identificadas pelos próprios consumidores e desmascaradas nas redes sociais. Ficaram merecidamente com arranhões em sua imagem.

 

A Semana do Brasil tem tudo para dar certo, pois o mês de setembro é o único mês no calendário do varejo que não tem nanhum tipo de apelo comercial.

 

• Janeiro: Férias
• Fevereiro e Março: volta às aulas
• Abril: Páscoa
• Maio: Dia das Mães
• Junho: Dia dos Namorados
• Julho: Férias
• Agosto: Dia dos Pais
• Setembro: Semana do Brasil
• Outubro: Dia das Crianças
• Novembro: Black Friday
• Dezembro: Natal

 

Como fazer para participar da Semana do Brasil?

 

Para participar é muito simples. Basta entrar no site oficial do evento e cadastrar sua empresa. Você terá acesso ao Selo e ao Manual de Identidade Visual.

 

Dezenas de entidades da sociedade civil apoiam o movimento, entre elas a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade, ABAP, a Associação Brasileira de Franchising, ABF, a Associação Brasileira de Indústria Hotéis Nacional, ABIH NACIONA, a Associação Brasileira de Supermercados, ABRAS, a Associação Brasileira de Shopping Centers, ABRASCE e a Associação Brasileira do Varejo Têxtil, ABVTEX, entre dezenas de outras.

 

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