SEO ou Search Engine Optimization, conhecido também como Otimização de Buscas, é um conjunto de técnicas destinadas à melhoria da posição que um site assume no ranqueamento das páginas de resultados de mecanismos de buscas, como as do Google, por exemplo.
Por que as técnicas de SEO são tão importantes para um negócio? Estar na rede, acompanhando o fluxo de migração dos consumidores para a plataforma digital é um grande passo. Mas, não é o suficiente! Trabalhar o posicionamento da sua empresa e como ele é visto na internet é importante para atrair potenciais clientes, manter os já fidelizados, ganhar maior credibilidade e aumentar a rentabilidade do negócio.
Apresentar resultados relevantes ao usuário e que tenham a maior proximidade possível com suas buscas têm sido prioridade para os mecanismos de busca. Com esse objetivo, os buscadores passaram a refinar cada vez mais seus critérios de como apresentar os resultados para os internautas.
Veja algumas dicas básicas de técnicas usadas no exercício de SEO.
1 – A hospedagem/servidor: Muitas empresas, com o objetivo de economizar, acabam por adotar a hospedagem mais barata que conseguem, sem avaliar a reputação dos sites que dividem aquele espaço no servidor. Muitos desses sites possuem um conteúdo pesado: vídeos, arquivos enormes, imagens pesadas… Tudo isso contribui para a lentidão do servidor. O resultado? Acabam por serem avaliadas negativamente pelos buscadores. Então, escolher o servidor levando em consideração esses critérios é fundamental.
2 – URL: Ao escolher o nome de um site e seu endereço eletrônico é importante associá-lo ao conteúdo que ali será disponibilizado. Pensar em um nome usando palavras relacionadas às pesquisas dos usuários que se interessam pelo conteúdo que você tem a oferecer é uma boa tática, pois contribui para a otimização do seu site para as buscas relacionadas tanto à sua URL como ao seu conteúdo.
3 – Conteúdo: Produzir conteúdo sobre a sua área de atuação no mercado é muito importante e ajuda significativamente para a otimização do seu posicionamento. Pode ser feito em uma página do seu site, um blog e através da redes sociais. Como já dito, os buscadores – principalmente o Google – buscam por conteúdo que seja relevante e útil ao seus usuários. Produzindo periodicamente conteúdo de qualidade sobre o seu segmento, trabalhando palavras-chaves sem exageros e incoerência, a relevância dada para o seu site aumenta.
4 – Redes Sociais: As redes socias, além de serem boas plataformas para a produção de conteúdo, permite uma comunicação direta com o seu público-alvo, configurando a relação marca-cliente e facilitando a construção da imagem da marca.
5 – Link Building: Essa é uma técnica muito utilizada, também conhecida como link patrocinado. É a construção de links externos para o seu site. Pode acontecer por meio de troca ou compra, mas o importante é que aconteça de forma natural e integrado a páginas que tenham associação com o seu conteúdo ou segmento. Caso você decida, mesmo que inocentemente, acumular centenas de links de forma forçada, os mecanismos do Google avaliarão sua prática como Black Hat (ilegal) e irá puní-lo.
Essas foram algumas das diversas técnicas usadas pelos analistas de SEO. Claro que ainda há um trabalho pesado na programação do site para a otimização de seu ranqueamento. Por isso, o auxílio de um profissional da área ou a sua especialização no ramo é essencial para desenvolver um bom trabalho.
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