Muitas pessoas dizem que o amanhã é digital. Você está preparado para as profissões do futuro? Segundo estudo realizado pela Hotmart, essas carreiras têm uma coisa em comum: a participação na revolução tecnológica.
É inegável que a tecnologia se tornou parte fundamental de diversos aspectos das nossas vidas. No mercado de trabalho, as empresas buscam cada vez mais colaboradores com habilidades para as profissões do futuro, que incluem marketing digital, e-commerce e redes sociais.
Seja para as pessoas no início da carreira, seja para as que já possuem experiência, é preciso entender a importância da cultura digital no âmbito profissional e se especializar no assunto. Afinal, quais são as profissões do futuro?
Aqui, vamos falar um pouco sobre cinco profissões do futuro que transformam o mercado de trabalho, segundo estudo da Hotmart e da ComSchool, e como você pode adquirir habilidades para elas.
Trabalhar com marketing digital
Com a transformação digital que está em curso, o profissional de marketing precisou se adaptar e estudar novos conceitos, tornando-se um especialista de marketing digital.
Ele é responsável por planejar, implementar e acompanhar estratégias de marketing nos canais digitais, como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail, entre outros.
Um estudo recente da ComSchool, feito nos sites de empregos do país, estimou haver mais de 21 mil vagas abertas para trabalhar na área. Essa profissão do futuro requer uma pessoa que conheça:
Google Ads para criar campanhas e anúncios de performance e Google Analytics para mensurar o desempenho do site e dos conteúdos;
SEO para melhorar o posicionamento do domínio nos resultados do Google;
e-mail marketing, um dos principais pilares do marketing digital, para saber como criar uma mailing list e extrair o máximo de performance das campanhas.
Analista de e-commerce
O e-commerce brasileiro é um dos mercados em maior expansão e teve um crescimento de 73,88% em 2020, segundo o índice MCC-ENET. Além disso, entre março e setembro de 2020, foram registradas 135 mil lojas on-line, conforme a ABComm.
O estudo realizado pela ComSchool estima que haja 30 mil vagas abertas em todos os níveis hierárquicos para trabalhar no mercado digital, reflexo da digitalização das empresas. Os salários de um analista de e-commerce variam entre R$ 1.500,00 e R$ 5.500,00. Um profissional dessa área precisa ter conhecimentos sobre:
operação de uma plataforma de e-commerce, realizando o controle de estoque e o cadastro de novos produtos;
gerenciamento do ERP para atualização de estoques, entradas, saídas, contas a pagar e receber e emissão de notas fiscais;
fotografia de produtos e edição de imagens para a plataforma de e-commerce;
atendimento on-line;
avaliação os pedidos recebidos de marketplaces, como Mercado Livre, Via Varejo, entre outros. Também é importante atualizar os preços e os estoques nesses marketplaces;
Social Media
As redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas empresas como ferramentas de atendimento, relacionamento e geração de tráfego para os sites e as outras plataformas.
Os profissionais da área integram as profissões do futuro, uma época que já chegou para as empresas que utilizam as redes sociais como importantes pilares das estratégias de marketing digital. Sendo assim, o social media é um especialista cada vez mais requisitado, responsável por:
realizar o planejamento e a criação de conteúdo para as redes sociais;
analisar o desempenho das postagens nas redes sociais;
fazer a gestão de tráfego pago;
realizar atendimento ao cliente por meio das plataformas.
Gestor de tráfego pago
O gestor de tráfego pago é responsável pela criação e pelo gerenciamento de campanhas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads, assim como a realização de testes A/B para melhorar o desempenho de campanhas.
Com a transformação digital, a internet se tornou um importante meio para a aquisição de novos clientes. Assim, a busca por profissionais que otimizem campanhas pagas em plataformas digitais cresce cada vez mais.
Digital influencer ou criador de conteúdo
Com a utilização das redes sociais, os especialistas conectam pessoas e marcas e produzem conteúdo criativo para diversas plataformas. Em tradução literal, eles são influenciadores digitais, formadores de opinião que trabalham com canais da internet.
São pessoas que usam a própria imagem para inspirar tendências, criar hábitos e ditar comportamentos para os seguidores. Muitas marcas investem nos influenciadores digitais e nas estratégias de marketing digital devido à possibilidade de alcançar um grande público e estimulá-lo a comprar.
Por isso, essa é uma das profissões do futuro que já está em alta hoje. Um digital influencer é um verdadeiro empreendedor. Ele utiliza a voz para criar conteúdo. Para seguir essa carreira, é preciso:
criatividade e inovação: sem conteúdos interessantes e únicos, as marcas dificilmente vão querer fechar uma parceria com você;
conhecimento sobre marketing digital: é essencial entender sobre o mercado digital e saber como funciona a promoção de produtos ou marcas por meio das mídias;
entendimento sobre redes sociais: é preciso conhecer sobre produção de conteúdo para cada canal, formatos que geram engajamento e métricas para avaliar desempenho.
Outras profissões do futuro
Além das opções citadas, existem diversas outras áreas que apresentam possibilidades promissoras de crescimento. Algumas delas são: especialista em UX design, detetive de dados (big data) e outras profissões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing digital.
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