Análise em Campanhas do Facebook
O Facebook se consolidou como uma das plataformas, e a rede social com o maior potencial para anúncios e campanhas de marketing eficientes. Esse posto não veio de uma hora para outra, é de costume da rede de Mark Zuckerberg realizar testes e novas formas de análises de campanhas, algumas bem sucedidas, outras não. E a fase de teste, muita das vezes passa por despercebido, devido a prática de liberar novos recursos apenas para alguns usuários, e com o tempo, e conforme efetividade, aumentando o número de usuários com tais novos acessos.
São muitas as funcionalidades que o Facebook oferece para o monitoramento e análise em campanhas, disponibilizado ao usuário um conhecimento amplo do que está acontecendo. E a boa notícia é que esse investimento em análises de campanhas se dá continuidade, e o Facebook apresenta ainda mais novidades de possibilidades de análises em campanhas. Confira abaixo o texto do Professor Douglas Martinelli, Supervisor de Mídia na Isobar e há mais de 8 anos atuando no mercado de Marketing Digital:
Facebook libera novas possibilidades para análises em campanhas
O que tem de novo?
1. Estratégia de lance
O que você está vendo com esse gráfico? Esse gráfico mapeia a relação entre a sua estratégia de lances e o seu custo contínuo por resultado ao longo do tempo. Observe que o gráfico de estratégia de lances está indisponível para a estratégia de lances de menor custo ( bid automático).
O que isso te ajudará a fazer? Determinar se o aumento dos custos está relacionado à sua estratégia de lances.
Como usar isso? Use orientações e dados do gráfico para entender os prós e contras de cada estratégia de lances.
2. Concorrência do leilão
O que você está vendo com esse gráfico? Esse gráfico usa uma porcentagem para rastrear a concorrência do leilão. Por exemplo, um ponto de dado de 5% significa que a concorrência para aquele dia é 5% maior que a média do período de tempo selecionado. Como referência, um ponto de dado de 20% indica concorrência alta, enquanto um ponto de dado de -20% indica concorrência baixa. Os pontos de dados entre -20% e 20% devem ser considerados estáveis.
O que isso te ajudará a fazer? Determinar se o aumento dos custos está potencialmente relacionado ao aumento da concorrência no leilão.
Como usar isso? Se a concorrência está diminuindo ou estável, é improvável que seja a causa do aumento dos custos. Se os custos estão aumentando junto com a concorrência, isso pode ser um fator importante.
3. Sobreposição no leilão
O que você está vendo com esse gráfico? Esse gráfico mostra com que frequência o seu conjunto de anúncios esteve no mesmo leilão que outro conjunto de anúncio da mesma conta ou campanha. Para evitar que você faça lances contra você, o Facebook remove o conjunto de anúncios menos competitivo do leilão.
O que isso te ajudará a fazer? Determinar se o desempenho abaixo do esperado pode estar relacionado à sobreposição no leilão.
Como usar isso? Se o desempenho está abaixo do esperado e você tem uma alta sobreposição no leilão, considere mesclar conjuntos de anúncios semelhantes para melhorar potencialmente a veiculação.
4. Saturação do público:
Realizando análises em campanhas, quem nunca ficou na dúvida sobre qual é o indicador de frequência ideal de uma campanha? 2, 4, 6, 10? Em quanto tempo? Esse gráfico ajuda a explicar a relação entre seu custo e o público que você está alcançando.
O que você está vendo com esse gráfico? Esse gráfico ajuda a explicar a relação entre seu custo e o público que você está alcançando.
O que isso te ajudará a fazer? Determinar se um declínio no desempenho está vinculado à saturação do público.
Como usar isso? Se os seus anúncios não estiverem mais alcançando novas pessoas e os custos estiverem aumentando, isso pode estar relacionado à fadiga do anúncio. Se os resultados estiverem diminuindo e a saturação do público for alta, talvez seja o momento de expandir o seu público.
Quer ver se esses recursos já estão disponíveis para você?
Acesse a aba de “Conjuntos de anúncios” no seu Gerenciador de Anúncio;
Selecione apenas uma veiculação (conjunto de anúncios);
Clique em “Editar”;
Vá até a opção “Inspect”;
Aproveite os novos insights da sua campanha.
Já está disponível para você? Se sim ou se não, o que achou dessa nova funcionalidade?
” Douglas Martinelli – Supervisor de Mídia e Professor da ComSchool”
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