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Como abrir uma microempresa? Saiba o que é necessário

Se o seu principal desejo é abrir um negócio, é importante saber que, para esse processo ser feito de forma legal, é necessário considerar uma série de fatores. Isso porque existem diversas leis a serem seguidas para finalmente colocar a sua ideia em prática. Sendo assim, você sabe como abrir uma microempresa?

Com o crescimento do comércio, muitos profissionais deixaram de trabalhar de forma autônoma e decidiram criar as próprias empresas para formalizar a atividade. Além disso, as microempresas são responsáveis pela geração de empregos nos mais diversos setores.

Com isso em mente, desenvolvemos este artigo para mostrar como abrir uma microempresa. Ele possui diversas informações, além das principais exigências do processo. Também reunimos as vantagens que isso pode proporcionar aos microempreendedores.

O que é uma microempresa?

A classificação de microempresa (ME) é feita pelo Simples Nacional, um regime tributário que regulamenta micro e pequenas empresas. O órgão define que esse tipo de negócio deve apresentar um rendimento bruto anual de até R$ 360 mil.

Apesar de o conceito inicial ser definido pelo Simples Nacional, outros órgãos, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), também definem os portes de empresas segundo outras informações, como o número de profissionais que atuam no negócio e o rendimento anual bruto.

Uma grande vantagem para microempreendedores que desejam criar os próprios negócios é que essa categoria de empresas se enquadra no Estatuto Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Essa lei regula esse modelo de empreendimento e confere uma série de benefícios a ele.

Sendo assim, a lei garante o chamado Imposto Simples, que permite o parcelamento de dívidas e as facilitações tributárias, além de retirar a necessidade de cumprimento de algumas obrigações previdenciárias e trabalhistas.

Como abrir uma microempresa?

O processo de abertura de empresa micro requer uma série de passos e documentações exigidas por diversos órgãos. Por isso, você confere as principais etapas para abrir esse tipo de negócio a seguir.

Definição da natureza jurídica

Um dos primeiros passos após a documentação é escolher a natureza jurídica da sua empresa. Uma microempresa pode fazer parte de três diferentes categorias: Empresa Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Além disso, é preciso fazer a escolha em relação ao regime de tributação ao qual a empresa pertence. Entre as opções, o empreendedor pode escolher o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.

Registro na Junta Comercial

O primeiro registro da empresa é realizado pelo dono na Junta Comercial. As pessoas jurídicas devem fazer esse processo no Cartório de Pessoa Jurídica, onde o empreendedor recebe o Nire (Número de Identificação do Registro da Empresa).

Emissão do CNPJ

Após receber o Nire, é preciso emitir o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) no site da Receita Federal. Nele, você encontra toda a documentação necessária para emitir o documento.

Um fator importante nessa etapa de como abrir uma microempresa é escolher as atividades que o negócio vai exercer no cotidiano para o órgão aplicar a tributação adequada.

Emita o alvará de funcionamento

Com o CNPJ em mãos, você pode comparecer à Prefeitura da cidade em que a microempresa vai ser instalada e obter o alvará de funcionamento, um documento que permite que o estabelecimento realize as atividades.

Além disso, é necessário criar a Inscrição Municipal. Para serviços de comércio e indústria, também é exigido o registro da Inscrição Estadual, geralmente realizada na Secretaria do Estado da Fazenda.

Marketing digital em microempresas

Agora que você já sabe como abrir uma microempresa, uma dúvida que pode surgir é: qual é a relação que o marketing digital tem com esse tipo de negócio? Com o avanço de tecnologias e estratégias de marketing, nunca é tarde para construir presença no meio digital e aumentar a reputação do seu empreendimento.

Para isso, os empreendedores podem criar uma série de estratégias com esse foco. Uma das principais técnicas é construir relevância por meio das redes sociais, seja para oferecer um canal de comunicação aos clientes, seja para a divulgação de campanhas, ofertas e outras informações.

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Saber os principais passos de como abrir uma microempresa é essencial para o seu negócio atuar de forma legal, seguindo toda a regulamentação definida pelos órgãos. Entretanto, você quer saber como inserir o seu negócio no ambiente digital por meio de estratégias de marketing?

Para isso, basta conferir o curso sobre como criar uma loja virtual, disponibilizado pela nossa escola de negócios, a ComSchool! Com ele, você obtém um aprendizado avançado sobre os principais caminhos para criar seu e-commerce, aprendendo com profissionais que conhecem as principais tendências do mercado.

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