top of page

Como criar lista de transmissão no WhatsApp? Conheça as vantagens

Atualizado: 16 de jan.

O avanço tecnológico permitiu que a comunicação melhorasse cada vez mais. Isso aconteceu devido ao surgimento de diferentes plataformas que enviam mensagens simultâneas para várias pessoas ao mesmo tempo. Pensando nisso, você sabe como criar lista de transmissão no WhatsApp?


Muito além de apenas comunicar, as listas de transmissão são utilizadas por diversas razões hoje em dia. Uma delas é facilitar o envio de comunicados em relação a um evento pessoal ou até notas oficiais de canais de atendimento de empresas, facilitando o diálogo com os profissionais.


Além disso, por meio do WhatsApp, elas facilitam o envio da mesma mensagem para diferentes pessoas, evitando ter que iniciar uma conversa nova com cada uma delas. Assim, é um mecanismo que favorece o disparo de mensagens simultâneas, que se tornou muito famoso com a popularização do aplicativo de mensagens.


A ComSchool preparou este artigo para você compreender como criar lista de transmissão no WhatsApp, a fim de facilitar seu dia a dia e até a comunicação do seu negócio. Continue a leitura do artigo para saber tudo sobre essa ferramenta.


O que é uma lista de transmissão?

Afinal, o que é lista de transmissão? Funcionalidade cada vez mais famosa do WhatsApp e conhecida como broadcast lists (em inglês), é um recurso interno do aplicativo que permite o envio de mensagens para diversos contatos de uma só vez.


O WhatsApp permite que sejam criadas diferentes listas. Ou seja, você não precisa selecionar todos os contatos para os quais deseja enviar cada mensagem. Uma vez criada uma lista, é possível adicionar novas pessoas, sem ser necessário selecionar os mesmos contatos toda vez.


Em teoria, essa ferramenta tem uma funcionalidade parecida com o serviço de encaminhamentos de mensagens da plataforma. Entretanto, há algumas diferenças entre elas. Enquanto o encaminhamento é limitado a 5 pessoas, nas listas, você pode enviar mensagens para até 256 contatos.


Além disso, elas permitem o envio de conteúdos multimídias, como fotos, vídeos, documentos, entre outros. Outra diferença notável em relação ao redirecionamento de mensagens no aplicativo é que a função não apresenta um indicativo sinalizando que a mensagem foi encaminhada.


Como criar lista de transmissão?

Em primeiro lugar, para saber como criar lista de transmissão no WhatsApp, é necessário ter o aplicativo instalado no dispositivo móvel, Android ou iOS. Ao abrir o aplicativo no celular, você pode se deparar com a opção “Nova transmissão” na tela inicial.


A partir daí, você seleciona todos os contatos que integrarão a lista de transmissão e que receberão as mensagens enviadas. É importante lembrar que, para a mensagem chegar no dispositivo dos contatos selecionados, eles precisam ter o seu número de telefone salvo como contato no dispositivo móvel.


O mínimo necessário para a criação de uma lista de transmissão no WhatsApp são dois contatos. Além disso, os contatos selecionados não recebem nenhuma sinalização de que aquela mensagem foi replicada em outros dispositivos e, principalmente, quem recebeu a mensagem.


As respostas para as mensagens enviadas por meio de uma lista de transmissão são exibidas na aba “Conversas” de forma privada, como já ocorre de costume no aplicativo. Por isso, diferentemente dos grupos, não há a possibilidade de terceiros receberem mensagens enviadas pelos contatos que fazem parte da lista.


Como a lista de transmissão pode ser útil no cotidiano?


Uma vez que você já compreendeu como funciona a lista de transmissão do WhatsApp, é importante saber que não há uma finalidade específica para ela. Sendo assim, ela pode ser adaptada conforme sua preferência ou sua necessidade, seja a criação de um evento, seja a comunicação entre os funcionários da sua empresa.


Por exemplo, se está organizando uma comemoração de aniversário ou algum tipo de evento e deseja enviar o mesmo convite para todas as pessoas, é possível criar uma lista específica para esse evento. Assim, você evita ter que selecionar pessoa por pessoa e enviar uma mensagem, o que economiza tempo e esforço.


Outro exemplo prático de como uma lista de transmissão pode auxiliar em uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas é anunciar ofertas e campanhas por meio delas. Com os clientes fazendo parte da lista, é possível anunciar produtos e se comunicar de forma mais direcionada.


Entretanto, para saber como criar uma lista de transmissão no WhatsApp e utilizá-la a seu favor, é necessário aderir às boas práticas de uso do aplicativo. Para isso, você deve aguardar que a mensagem seja enviada a todos os destinatários da lista para enviar outra, a fim de garantir que todos receberão as mensagens e utilizar o WhatsApp Business para gerenciar melhor o envio.


Otimize as estratégias de marketing da sua empresa com a ajuda da ComSchool!


Saber como criar lista de transmissão no WhatsApp é um passo fundamental para estreitar o relacionamento com clientes, profissionais e outras finalidades.


Quer saber como otimizar os processos de marketing da sua empresa? Então, confira os cursos da ComSchool para obter um aprendizado prático e eficiente.

bottom of page