top of page

Como fazer um infográfico? Entenda o que é e descubra como usar corretamente!

Atualizado: 27 de out. de 2023

Os infográficos são as formas mais simples e fáceis de explicar temas complexos. Porém, você sabe como fazer um infográfico? Não se preocupe que a gente explica! Antes, vamos explicar o que é e para que exatamente ele serve.

Os infográficos são úteis em diversas profissões promissoras para o ambiente digital, mas também são muito utilizados por profissionais de outras áreas. O blog da ComSchool preparou uma explicação detalhada para não restar mais dúvidas sobre essa técnica!

O que é um infográfico?

No geral, o infográfico é um conteúdo voltado para a comunicação visual, que apresenta informações através de imagens, desenhos, gráficos, sons e ícones. Tudo isso é somado a conteúdos verbais, de um jeito que facilite a explicação do que está sendo apresentado.

Esse tipo de explicação visa deixar tudo claro para o leitor, mesmo que o tema seja complexo. Como fazer um infográfico pode até parecer complicado, mas é bem simples!

A utilização do infográfico no Marketing Digital cresceu muito na última década, pois ele é capaz de ser lido até 30 vezes mais que um texto corrido, segundo o artigo Why are infographics so darn effective?, de Lindsay Cox, especialista em Marketing. A técnica ocupa uma boa posição nas estratégias de conteúdos digitais.

A combinação de todos os elementos que constituem o infográfico é responsável pelo desempenho. Nele, não existe uma parte mais importante que a outra. Os diferentes tipos de infográficos permitem que a criatividade domine o pensamento de quem os cria!

Por que é importante?

Como dito anteriormente, a utilização de um infográfico on-line facilita a leitura e o entendimento dos conteúdos, mas vai muito além disso. A possibilidade de viralizar, sendo usado além do texto de um blog, abre portas para outros nichos aprenderem com as informações!

A facilidade da leitura dinâmica (quando alguém lê um texto apenas passando o olho em pontos importantes e cruciais) também ajuda na compreensão do tema. Como cada informação está em um espaço próprio, diferente de textos corridos, é mais fácil fixar cada ideia específica.

Os infográficos estão presentes nas técnicas de SEO e possibilitam maior tráfego na página, em até 12%, segundo pesquisa realizada pelo Demand Gen Report, reconhecido site analista, reforçando a marca (ao padronizar) e atingindo altas posições nos buscadores, já que podem aparecer em sites com redirecionamento.

Tipos de infográficos

Para criar um infográfico corretamente, é importante conhecer os diferentes tipos. Como são infográficos digitais, no mundo da internet, é bom lembrar que eles estão em constante evolução, não é mesmo?

É preciso entender essa ideia para pensar em como efetivar um elemento visual. Há diferentes maneiras de transmitir informações com diversos exemplos de infográfico, mas, em resumo, há basicamente três tipos: os estáticos, os animados e os interativos.

Infográficos estáticos

Sabe aquela imagem cheia de informações, setas e destaques? Pode ser um infográfico estático! Esse é o tipo mais comum. Mas isso não facilita a produção. Por ser estático, pode ser difícil informar tudo sem confundir o leitor.

Na maioria das vezes, o infográfico estático é o que mais apresenta textos, pois precisa deles para as explicações, devendo ser bem executado e organizado para evitar desentendimentos. O equilíbrio entre fontes, imagens e dados é o ponto-chave para a compreensão.

Infográficos animados

Quer uma boa dica de como fazer um infográfico? Anime-o! Esse tipo se destaca no blog, atraindo a atenção do leitor. Feito em formato de vídeo ou gif, o infográfico animado facilita o entendimento do assunto por mostrar cada informação individualmente, com a narrativa escolhida.

Os principais problemas são as dificuldades técnicas. A maioria dos infográficos criativos e animados precisa de um profissional qualificado para gerar um desenho, por exemplo.

Um diferencial desse tipo de infográfico é a possibilidade de utilizar áudios na elaboração. O auxílio sonoro pode fazer a diferença, a depender do objetivo. Além disso, a interação torna-se mais pessoal quando a explicação pode ser ouvida.

Infográficos interativos

Os interativos são os mais complexos de executar, mas também são os que apresentam maiores resultados. Como o nome já diz, eles interagem com o leitor e proporcionam uma experiência única de aprendizado sobre determinado assunto.

É necessário ter conhecimento de programação de sites para a experiência do usuário ser compatível com o desejo. Esse tipo de infográfico só funciona quando é bem-feito. Todo cuidado é pouco porque, quando mal-executado, pode atrapalhar mais do que ajudar, mas vale o investimento!

A ideia principal do infográfico interativo é permitir que o usuário decida a ordem de consumo das informações disponíveis com autonomia, propiciando sensação de controle. É uma boa escolha para explicar ideias mais difíceis, que requerem atenção especial do leitor.

Como fazer um infográfico?

Agora que você já sabe o que é e quais são os principais tipos, vamos mostrar como fazer um infográfico! Quando feita corretamente, a elaboração pode mudar o imaginário de quem navega na página, tornando-a ainda mais atrativa.

Existem algumas dicas simples que você pode seguir. Em suma, é preciso ter um objetivo claro. Defina seu público-alvo, ou seja, para quem seu infográfico vai ser direcionado. Isso ajuda na elaboração da estrutura, da abordagem, da linguagem utilizada e do estilo visual.

Após, você precisa saber o que seu infográfico vai explicar. Crie um roteiro e escolha onde e como você vai colocar cada informação. Ele precisa ser interessante e, ao mesmo tempo, informativo.

Busque dados corretos e seguros

Tenha em mãos todos os dados de pesquisa necessários e corretos para o seu infográfico, pois é preciso passar credibilidade. Separe o que for usar, coloque no roteiro e faça um esboço. Dessa forma, a versão final fica mais clara, enquanto as chances de errar e refazer diminuem.

Depois de escolher a sua estrutura, suas informações e onde cada uma vai entrar, monte o seu infográfico com bons layouts, uso de cores, tipografia e imagens que se encaixem nos seus objetivos. O segredo para a execução de um infográfico é ter atenção e cuidado.

Transforme seus negócios com a ComSchool!

Se você gostou de descobrir como fazer um infográfico e quer aprender mais técnicas do Marketing Digital, a ComSchool pode ajudar. Se o seu desejo é crescer no mercado digital, nosso blog conecta você a diversos cursos voltados para esse nicho. Assim, você se destaca dos seus concorrentes.

Comments


bottom of page