O termo networking já não é novidade para ninguém. Gurus do mundo corporativo repetem à exaustão que networking é importante, mas, pelo que vemos acontecer, parece que as pessoas ainda não compreenderam a essência dessa palavra. Fazer networking é ver todo contato como uma oportunidade profissional futura. Para que isso aconteça, você deve estar atento às pessoas ao seu redor e tomar a atitude correta para construir laços de confiança com aqueles que mudarão seu destino.
Distribuir cartão de visita e adicionar amigos nas redes sociais não é suficiente para a construção de bons relacionamentos. E engana-se quem pensa que ir além disso não é necessário. Em pesquisa recente, a Right Management revelou que 70% das contratações profissionais são resultados do networking que esses fizerem. A pesquisa ainda constatou que manter uma rede de relacionamento faz a diferença no futuro de um profissional e pode ser a chave para a conquista de novos negócios. Se você ou sua empresa querem crescer, saiba da importância do networking para conhecer as pessoas certas que poderão te ajudar nesse momento.
Para se tornar um membro ativo no mundo das corporações, acompanhe as 3 dicas para um networking decisivo:
Participe sempre que puder
Como já mencionamos, networking não se faz distribuindo cartões nem adicionando pessoas nas redes aleatoriamente. Para que sua estratégia seja eficaz, você deve saber onde encontrar o pessoal certo. Não há receita mágica para isso. O segredo, na verdade, é participar das atividades que se relacionem com sua área como palestras e workshops, onde os mais interessados no seu serviço estarão.
Saiba o que oferecer
Fazer networking é uma troca. Um empresário só te dará uma boa oportunidade se você tiver algo interessante para oferecer a ele. Portanto, é importante saber quais das suas qualidades vão despertar o desejo desse contratante que o fará optar por você e não por aqueles que mandam currículo incansavelmente. Para que isso seja possível, procure conhecer com quem está falando e, principalmente, conheça muito bem de sim mesmo.
Mantenha o contato
Essa é a chave para o bom networking e é justamente aqui que as pessoas mais deixam a desejar. Se você consegue um contato influente, é inaceitável que essa relação não seja desenvolvida. Uma simples conversa pode não ter despertado o interesse de um investidor naquele momento, mas mesmo assim você deve cuidar para se manter vivo na memória desse contato. Mandar um e-mail após o evento com informações mais detalhadas sobre seu serviço ou sua proposta reforça o que vocês já conversaram pessoalmente e ainda é uma oportunidade de mostrar o que não pôde ser dito naquele curto tempo.
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