top of page

Data driven marketing: um modo de alcançar o público com precisão

A comunicação com consumidores está em constante evolução na atualidade. Uma das transformações mais significativas nas últimas décadas tem sido o advento do data driven marketing. Você sabe o que é essa abordagem inovadora? Se tem interesse em saber mais sobre ela e como aplicá-la no dia a dia de empresas, vale a pena ler este artigo.


Data Driven Marketing

O que é data driven marketing?

Data Driven Marketing, ou marketing orientado por dados, é a definição de uma prática de utilizar dados para informar e otimizar as estratégias de marketing.

 

Ou seja, em vez de depender somente de intuições e experiências passadas, as empresas que adotam essa abordagem tomam decisões com base em análises e insights provenientes de conjuntos extensos de informações.

 

Elas costumam incluir dados a respeito do comportamento do consumidor, preferências, interações online, histórico de compras e uma variedade de outras métricas. Ao analisar tudo isso e mais de maneira inteligente, as empresas entendem melhor o seu público-alvo e estão aptas a personalizar suas campanhas de marketing para maximizar a eficácia.


Quando é vantajoso usar o data driven marketing?

O data driven marketing é uma prática especializada e que demanda investimento. Por isso, ainda que seja bastante recomendada, não é a ideal para 100% dos casos em que uma comunicação vai ser desenvolvida.

 

Agora, quer saber quais são as principais ocasiões em que ela faz diferença? Veja a seguir:


Segmentação precisa de público

O data driven marketing permite uma segmentação bastante refinada do público.  Trabalhando focada em dados específicos, as empresas podem criar campanhas direcionadas a grupos relacionando seus padrões de comportamento, interesses e características demográficas, por exemplo.


Personalização de conteúdo

Com dados detalhados, é possível personalizar o conteúdo de marketing para atender às necessidades individuais dos clientes. Isso aumenta a relevância das mensagens, melhorando as taxas de conversão.


Otimização de canais de marketing

Ao analisar o desempenho em diferentes canais, as companhias conseguem direcionar recursos de modo mais eficiente. Se um específico não está gerando resultados, basta ajustar a estratégia e isso pode ser realizado em tempo real.


Previsão de tendências

O uso de dados também permite a previsão de tendências futuras, proporcionando às organizações uma vantagem competitiva ao se adaptarem rapidamente às mudanças no mercado.


Desafios na utilização do data driven marketing


Apesar dos benefícios, a implementação do data driven marketing não está isenta de desafios. Um dos principais é que, com a crescente preocupação com a privacidade dos dados, as empresas precisam garantir práticas éticas no manuseio das informações dos clientes, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) no Brasil.

 

Aqui estão outros obstáculos que eventualmente são enfrentados pelas organizações:


Complexidade tecnológica

A integração de sistemas e plataformas para fazer uso de um combo de dados pode ser algo complexo. Algumas empresas enfrentam dificuldades expressivas ao tentar consolidar informações advindas de diferentes fontes.


Custo de implementação

A aquisição e implementação de tecnologias para essa atividade geralmente é algo que requer um investimento financeiro importante. Por isso, algumas companhias hesitam a implementar o data driven marketing, devido a restrições orçamentárias.


Falta de habilidades especializadas

Para realizar análise de dados, é fundamental que profissionais contem com habilidades especializadas. No entanto, há uma escassez de profissionais qualificados para interpretar dados e aplicar insights de maneira eficaz.

 

A lacuna no mercado de pessoas capacitadas para esse tipo de atividade leva ao próximo tema.


Aprofundando o conhecimento no marketing digital de alta performance


Para quem quer se especializar em uma comunicação objetiva e certeira, a ComSchool tem o Curso de Marketing Digital de Alta Performance. Focado em quem quer se tornar especialista em marketing digital, é uma grande oportunidade de conhecer muitas estratégias de trabalho.

 

Os temas abordados em aula são variados, como brand persona, inteligência artificial generativa, inbound marketing, marketing de conteúdo, Google Ads, Meta Ads e muito mais. Tudo com uma profundidade expressiva.

 

O curso da ComSchool tem foco prático e possui carga horária de 120 horas, com conteúdo rico para o seu aprendizado, dividido entre aulas ao vivo e materiais didáticos disponibilizados na plataforma de elearning.

 

Quer mais detalhes? É só visitar a página oficial do Curso de Marketing Digital de Alta Performance.

Komentarze


bottom of page