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Data driven marketing: um modo de alcançar o público com precisão

A comunicação com consumidores está em constante evolução na atualidade. Uma das transformações mais significativas nas últimas décadas tem sido o advento do data driven marketing. Você sabe o que é essa abordagem inovadora? Se tem interesse em saber mais sobre ela e como aplicá-la no dia a dia de empresas, vale a pena ler este artigo.


Data Driven Marketing

O que é data driven marketing?

Data Driven Marketing, ou marketing orientado por dados, é a definição de uma prática de utilizar dados para informar e otimizar as estratégias de marketing.

 

Ou seja, em vez de depender somente de intuições e experiências passadas, as empresas que adotam essa abordagem tomam decisões com base em análises e insights provenientes de conjuntos extensos de informações.

 

Elas costumam incluir dados a respeito do comportamento do consumidor, preferências, interações online, histórico de compras e uma variedade de outras métricas. Ao analisar tudo isso e mais de maneira inteligente, as empresas entendem melhor o seu público-alvo e estão aptas a personalizar suas campanhas de marketing para maximizar a eficácia.


Quando é vantajoso usar o data driven marketing?

O data driven marketing é uma prática especializada e que demanda investimento. Por isso, ainda que seja bastante recomendada, não é a ideal para 100% dos casos em que uma comunicação vai ser desenvolvida.

 

Agora, quer saber quais são as principais ocasiões em que ela faz diferença? Veja a seguir:


Segmentação precisa de público

O data driven marketing permite uma segmentação bastante refinada do público.  Trabalhando focada em dados específicos, as empresas podem criar campanhas direcionadas a grupos relacionando seus padrões de comportamento, interesses e características demográficas, por exemplo.


Personalização de conteúdo

Com dados detalhados, é possível personalizar o conteúdo de marketing para atender às necessidades individuais dos clientes. Isso aumenta a relevância das mensagens, melhorando as taxas de conversão.


Otimização de canais de marketing

Ao analisar o desempenho em diferentes canais, as companhias conseguem direcionar recursos de modo mais eficiente. Se um específico não está gerando resultados, basta ajustar a estratégia e isso pode ser realizado em tempo real.


Previsão de tendências

O uso de dados também permite a previsão de tendências futuras, proporcionando às organizações uma vantagem competitiva ao se adaptarem rapidamente às mudanças no mercado.


Desafios na utilização do data driven marketing


Apesar dos benefícios, a implementação do data driven marketing não está isenta de desafios. Um dos principais é que, com a crescente preocupação com a privacidade dos dados, as empresas precisam garantir práticas éticas no manuseio das informações dos clientes, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) no Brasil.

 

Aqui estão outros obstáculos que eventualmente são enfrentados pelas organizações:


Complexidade tecnológica

A integração de sistemas e plataformas para fazer uso de um combo de dados pode ser algo complexo. Algumas empresas enfrentam dificuldades expressivas ao tentar consolidar informações advindas de diferentes fontes.


Custo de implementação

A aquisição e implementação de tecnologias para essa atividade geralmente é algo que requer um investimento financeiro importante. Por isso, algumas companhias hesitam a implementar o data driven marketing, devido a restrições orçamentárias.


Falta de habilidades especializadas

Para realizar análise de dados, é fundamental que profissionais contem com habilidades especializadas. No entanto, há uma escassez de profissionais qualificados para interpretar dados e aplicar insights de maneira eficaz.

 

A lacuna no mercado de pessoas capacitadas para esse tipo de atividade leva ao próximo tema.


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