Google Data Studio: decisões em tempo real
Investir em mídia, ou em qualquer outra frente, sem ter uma noção mínima da performance do investimento é bastante desesperador. Por esse motivo, gera-se hoje cada vez mais relatórios com o intuito de entender o que de fato precisa ser otimizado e o que precisa ser potencializado.
A grande questão é que, na maioria das vezes, quando o relatório é entregue e analisado, os dados ali já estão obsoletos. A “acionabilidade” de uma informação diminui conforme o tempo passa. Esse é um dos motivos pelos quais, mesmo em um mercado onde se fala muito sobre cultura data-driven, ainda se tenha um volume enorme de decisões sendo tomadas com base no achismo.
Essa distância entre a coleta dos dados e a análise dos dados faz com que o valor do relatório diminua bastante, afinal, ele acaba tendo pouca carga estratégica. O gráfico abaixo foi retirado do blog da CI&T e representa o que acontece na maioria das vezes: um volume enorme de fatos com possibilidade de serem analisados e servirem de insumo para geração de insights contra o que de fato é levado em conta. A diferença das duas linhas representa as decisões baseadas em mera intuição.
Que tal então começar a pensar na sua sala de performance (do inglês “war room”), onde todas as informações relevantes para o seu negócio estejam visíveis (geralmente em televisores) e atualizadas em tempo real? Como? O Google Data Studio pode te ajudar nessa missão.
Essa ferramenta faz parte das soluções gratuitas do Google e portanto conversa muito bem (e em tempo real) nativamente com outros produtos/serviços Google, como por exemplo, Google Analytics, Youtube, Adwords, Google Planilhas etc.
O Data Studio funciona de forma muito simples e amigável, sendo necessário escolher quais são as suas fontes de dados, aplicando padronizações às métricas/dimensões e por final, configurando o estilo do seu relatório e tudo o que estiver contido nele. Então, basicamente, você tem a possibilidade de consumir, em um único relatório, dados de diversas fontes distintas.
A dica é explorar os diversos conectores que a ferramenta oferece nativamente. Algumas das integrações são oferecidas por outras ferramentas e uma que você verá bastante é a Supermetrics. Essa ferramenta, também baseada em conectores, é na realidade um add-on para Google Planilhas e tem como objetivo trazer dados em tempo real das mais diversas plataformas, como Facebook Insights, Facebook Ads, LinkedIn, LinkedIn Ads etc.
Uma vez configuradas as origens dos dados, a ferramenta pede que você escolha quais tipos de gráficos gostaria de aplicar e quais métricas/dimensões cada um conterá. É realmente muito simples para colocar um gráfico em tempo real para rodar.
Para os fãs do Excel, fica o convite: conheçam também o Supermetrics. Você terá todos os seus dados agrupados em um único lugar, podendo trabalhar com eles da maneira que quiser e construir seus dashboards no Data Studio a partir dessa integração, utilizando as planilhas do Google.
Para facilitar ainda mais, o Data Studio oferece templates já prontos (imagem acima) e tudo o que você precisa fazer é alterar as fontes de dados que pretende utilizar. Portanto, não há mais desculpas, afinal, agora você sabe o quão fácil é se distanciar cada vez mais do achismo na tomada de decisões no seu dia a dia.
Breno Spadotto é professor do curso de Gerente de Ecommerce e Marketing Digital na ComSchool.
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