top of page

Dicionário de Marketing Digital – Marketing e Vendas

  • ferramentas179
  • 5 de jun. de 2018
  • 4 min de leitura

Termos sobre Marketing e Vendas

Toda profissão e área de atuação tem seu próprio conjunto de termos e siglas. Mesmo quem já atua há algum tempo com Marketing e Vendas pode não ter na ponta da língua o significado de certas palavras que surgem no decorrer do trabalho.

Nos posts anteriores, trouxemos o Dicionário sobre Métricas e outro referente a Marketing de Conteúdo.

Uma dica para agilizar a busca é usar o comando “Ctrl + F” no Windows, e “Command + F” no Macbook. Confira, a seguir, alguns verbetes e seus significados.

No intuito de ajudar, seguimos com nosso Dicionário de Marketing Digital acrescentando os verbetes mais utilizados por quem é responsável diretamente pelas vendas. Confira a seguir:

AIDA – é uma fórmula baseada no comportamento humano durante a tomada de decisão e tem a função de direcionar as pessoas para se tornarem clientes. Esta sigla indica as etapas “ Atenção, Interesse, Desejo e Ação”.

Automação de Marketing – é um termo mais utilizado quando falamos em disparo de e-mails, nutrição de leads, mas não se resume a isso. Técnicas, ferramentas e mecanismos que automatizam a execução de ações de Marketing Digital e aceleram os resultados.

Conversão – é a meta do Marketing Digital: conseguir que as pessoas realizem a ação que motivou a campanha. Podemos dizer que tivemos conversões quando alguém preencheu um cadastro, fez uma compra ou assinou uma newsletter.

CRM (“Customer Relationship Management”, Gerenciamento de relacionamento com clientes) – é um software para gestão do relacionamento com os clientes. Com ele é possível armazenar e organizar informações e controlar os contatos.

CRO (“Conversion Rate Optimization”, Otimização de taxa de conversão) – é um sistema, uma estratégia cujo foco é melhorar a performance do site e aumentar o percentual de visitantes que realmente convertem.

CTA (“Call-to-Action”, chamada para ação) – seu propósito é indicar ações que o visitante do site deve fazer, como clicar em um botão e acessar o formulário de contato ou fazer o download de algum ebook.

Ebook – se traduzirmos literalmente, trata-se de um livro eletrônico. Entretanto, no Marketing Digital, o contexto o transforma em um material mais aprofundado que serve para compartilhar informações e educar.

Edge Rank – algoritmo desenvolvido pelo Facebook para determinar o que deve ser mostrado em seu feed. Tem como base três condições: afinidade, como a interação com as páginas; formato dos posts (imagens, links, textos ou vídeos) e o tempo de postagem.

Formulário de conversão – conjunto de campo para que o cliente informe alguns dados importantes para uma campanha. Em troca, ele recebe um material, um cadastro na newsletter ou o contato do setor comercial da empresa.

Funil de vendas – é a representação em uma pirâmide invertida das etapas em que os clientes em potencial se encontram. É dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Se você quiser saber como estas etapas são aplicadas em um e-commerce, leia o artigo “Empregue o funil de vendas no seu e-commerce”.

Geração de Leads – tem a função de converter os visitantes do site em leads.

Growth Hacker – trata-se de um cargo focado na geração de crescimento rápido e na conquista de novos clientes. Abrange setores diferentes da empresa e utiliza diversos meios e canais para alcançar resultados.

Inbound Marketing – seu foco é atrair os clientes em potencial, conquistando sua confiança e direcionando sua atenção para a conversão. Com esta abordagem, o cliente vai até a empresa, atraído pelos conteúdos que ela gera, pois foi educado para isso.

Inside Sales – neste tipo de venda, o vendedor utiliza meios internos para realizar seu trabalho, como telefone e aplicativos de comunicação (Skype ou Whatsapp, por exemplo).

Landing Page – é uma página criada com a finalidade específica de conquistar a conversão. Por meio dela, o visitante insere seus dados em um formulário e recebe materiais ou o contato da empresa, mas apenas se ele desejar.

Lead – é quem demonstrou interesse em sua empresa, serviço ou produto e deixou os dados em um formulário de conversão. Pode ser considerado como um cliente em potencial e ser conduzido pelo funil de vendas até a conversão.

Lead Scoring – é um algoritmo para determinar uma pontuação sobre alguns determinados perfis e saber se o Lead é qualificado ou não.

Links Patrocinados anúncios pagos que ficam em destaque nas páginas de resultados de buscas. São exibidos conforme as palavra-chave utilizadas na busca e o tema.

Long tail keyword (palavras-chave da cauda longa) – são os termos menos concorridos e mais específicos na busca orgânica e nos “leilões de palavras-chave” dos Links Patrocinados.

Marketing de Conteúdo – tem como base atrair o interesse por meio de conteúdo relevante. Entre seus objetivos está direcionar os conteúdos certos para o público-alvo de cada estágio do Funil de vendas.

Nutrição de Leads – Técnica de automação de marketing para o envio de uma sequência de emails após um determinado evento, com o objetivo de conduzir o Lead pelo funil de venda e aproximá-lo do momento da compra.

Outbound Marketing – pode ser considerado o Marketing tradicional, que “empurra” os serviços e produtos aos consumidores. Suas estratégias e canais focam no público em geral.

Pagamento social ou PWAT(“Pay with a tweet”) – ocorre quando o leitor compartilha algo em uma rede social para receber uma oferta. Assim, o conteúdo pode ser disseminado com mais agilidade.

Palavra-chave – palavra que retrata o assunto do texto e é muito utilizado no SEO para otimizar as páginas.

Rede de Display do Google: é uma grande rede de sites, portais e blogs, entre outros, onde os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos.

Remarketing (ou retargeting) – é a exibição de anúncios para um usuário que acessou determinado site no intuito de fazê-lo retornar e converter.

Segmentação de Leads –selecionar um grupo de leads que estão de acordo com determinado critério.

Squeeze page – um tipo de Landing Page com foco exclusivo na captação de e-mails, mas seu formato é mais enxuto.

Qualificação de Lead – Processo para classificar quais Leads são boas oportunidades e devem ser abordados pela equipe de vendas, quais ainda não estão no momento da compra e Leads ruins para venda (aqueles que não têm perfil para se tornar um cliente).

Taxa de conversão – é uma métrica utilizada para mensurar resultados. Trata-se da porcentagem de conversão desejada.

Webinar ou Webseminário– contração das palavras “web” e “seminário”, é um conteúdo em vídeo transmitido ao vivo ou gravado.


Se você deseja saber mais sobre Marketing Digital conheça os cursos da ComSchool, em especial, o curso de Marketing Digital de Alta Performance.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de outros termos do Dicionário de Marketing Digital nos próximos posts!

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page