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Dicionário de Marketing Digital – Conteúdo

Conheça os termos mais utilizados no Marketing Digital

Quem trabalha na área de Marketing Digital ou estuda o assunto deve estar por dentro das siglas e termos que fazem parte deste universo.

O conteúdo para sites e blogs deve ser preparado com as melhores práticas e conhecer os termos que ajudam a otimizá-lo é importante para alcançar os resultados desejados.

Por isso, criamos um dicionário com os termos mais utilizados na produção de conteúdo para sites e blogs.

Uma dica para agilizar a busca é usar o comando “Ctrl + F” no Windows, e “Command + F” no Macbook. Confira, a seguir, alguns verbetes e seus significados.


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Termos utilizados na área de Conteúdo para sites e blogs

Adwords – ferramenta de links patrocinados do Google que as empresas usam para fazer anúncios pagos. Porém, não basta pagar por estes anúncios, mas criar uma campanha bem estruturada. Saiba como tirar uma certificação do Google Adwords neste artigo.

Alternative text (Alt text) – é o texto que descreve as imagens na internet e que é compreendido pelas ferramentas de busca. Assim, você pode usar palavras-chave nesta descrição e a imagem será encontrada pelo Google, levando o usuário para seu blog ou site.

Anchor text – é um texto que está destacado no texto (de cor azul e sublinhado, por exemplo) e pode ser clicável. Sua função é ajudar as ferramentas de busca a compreenderem o destino do link.

API (Application Programming Interface) – é um conjunto de padrões, rotinas e instruções de programação que facilita o acesso de aplicativos baseados na web e permite que softwares interajam entre si.

Autoridade de página – indica uma página que recebe mais visitas em um site e como esse comportamento do usuário reflete no posicionamento dessa página nos motores de busca. Os principais elementos analisados são a qualidade dos links que direcionam para a página e a quantidade destes links.

Autoridade do site (autoridade do domínio) – indica o quanto os buscadores valorizam o domínio do site com suas páginas.

Black hat – práticas de SEO consideradas ilícitas que visam posicionar o site melhor nos buscadores.

Blog – é uma página na Internet e atualizada com frequência (defina pelo autor ou pela empresa) com artigos e imagens. No Marketing Digital, tem a função de compartilhar os conteúdos da organização.

Busca orgânica – é o tráfego que tem origem no posicionamento gratuito (orgânico) em buscadores. Os resultados são listados conforme a palavra-chave procurada.

Canonical tag – quando duas ou mais páginas contém um conteúdo parecido, o uso de uma canonical tag transfere a autoridade entre as mesmas.

Cookies – arquivos armazenados durante a navegação na internet. Contém informações como a preferência de idioma ou o IP, entre outras. Dessa forma, caso o visitante acesse o site novamente tem suas preferências identificadas.

CSS (Cascading Style Sheets) – é uma linguagem que adiciona estilo a uma página e que permite criar páginas mais agradáveis e funcionais.

Domínio – é um endereço na internet. No caso de empresas, também pode ser considerado como uma marca online. Exemplo: www.comschool.com.br.

Erro 404 – indica uma página que não foi encontrada no servidor. Ela pode ter sido excluída, o servidor pode estar com problemas ou o link foi digitado de forma errada.

Guest Post – é um artigo escrito por um autor convidado e que seja especialista na área de atuação da empresa. A intenção é proporcionar mais conhecimento aos leitores.

Google Hummingbird – algoritmo lançado em 2013 com o intuito de proporcionar resultados mais ágeis e precisos, indo além do uso da palavra-chave, pois interpreta os sinônimos e o contexto, entre outros.

Google Panda – algoritmo criado com o objetivo de analisar a qualidade dos conteúdos do site para inibir a produção de conteúdos com qualidade baixa.

Google Penguin – algoritmo criado para analisar a qualidade dos links para que não haja troca de links de baixa qualidade.

Hard bounce – é uma falha na entrega de emails causado pela inexistência do contato do lead ou pelo bloqueio do servidor de e-mail do lead.

Heading Tags (H1, H2, H3…) – recursos que apresentam títulos e subtítulos de uma página conforme sua ordem de importância. A tag H1 é muito importante, pois é um critério analisado pelo Google para definir a posição do site nos resultados de buscas.

Hiperlink – é sinônimo de link e trata-se de um recurso que permite “ligar” uma palavra com um site, um blog ou um arquivo.

HTML(HyperText Markup Language) – é uma das linguagens que temos a disposição para criamos páginas na web.

Layout – é a estrutura física de um site, com sua identidade visual e seus textos.

Link Building – É o processo de conseguir mais links externos para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca. É importante que essa “construção de links” seja feita de forma natural, com outros sites relevantes e que atuem no mesmo mercado ou próximos ao seu, pois o Google penaliza sites com troca de links irrelevantes ao usuário. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

Links internos – links dentro de um site e que ajudam o leitor a encontrar determinado assunto no dentro do mesmo domínio.

Links externos – links que encaminham o leitor para páginas que estão em um domínio diferente.

Metadados – refere-se aos dados que indicam as ferramentas de pesquisa sobre as informações que constam nas páginas dos sites.

Meta descrição (Meta description) – trata-se de uma descrição breve sobre uma página, que aparece nas páginas de resultados das buscas. Apesar de não ajudar no posicionamento, a meta descrição auxilia a atrair visitantes ao site, já que oferece uma prévia do conteúdo da página nos resultados dos buscadores.

Mobile – refere-se a dispositivos móveis, como celulares e tablets.

No follow – atributo que é inserido nos links para que as ferramentas de busca não os encontrem e não passem autoridade para a página de destino.

Pagerank – algoritmo que avalia os sites de 0 a 10 levando em consideração aspectos como número de pageviews, estrutura do site, links, taxa de rejeição etc.

Page title – é o título da página que aparece na aba do navegador e também o que consta na página de resultados no buscador. Deve conter as palavras-chave mais importantes para o site.

Off Page – trata-se de elementos externos que influenciam na posição das páginas nos resultados dos mecanismos de busca.

On Page – trata-se de elementos internos (page title, headings e atributo alt em imagens) que afetam os resultados dos motores de busca.

Opt-in – este termo se refere a escolha de inscrever um contato num formulário online autorizando uma empresa a entrar em contato.

Opt-in duplo – é o envio de um e-mail de confirmação quando o aluno assina uma lista. Dessa forma, ele tem uma nova chance de controlar o envio de informações para si.

Prova social (social proof) – quando as pessoas sentem empatia e credibilidade nos perfis nas redes sociais e interagem com eles.

Redirecionamento 301 (redirect 301) – é o processo de redirecionar a página para um novo endereço. Assim, evita-se que um site tenha páginas duplicadas e autoridade da página redirecionada será absorvida pela outra. Outra situação comum é quando houve migração do conteúdo para uma nova url.

SERP (Search Engine Results Page) – refere-se aos resultados de uma busca.

Sitemap – é um mapa que lista todas as páginas de um site. Ele ajuda a direcionar o robô de busca no site e a ranquear melhor o site nos buscadores. Além disso, facilita a navegação dos usuários.

Soft bounce – acontece quando o e-mail não entregue ao destinatário devido a erros temporários, como caixa de entrada cheia ou bloqueio do e-mail pelo servidor.

Teste A/B – ferramenta que avalia a interação com o público-alvo e seu melhor desempenho. Este teste pode ser feito ao enviar um e-mail marketing com assuntos diferentes ou quando criamos mais de uma versão de formulários.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de outros termos do Dicionário de Marketing Digital nos próximos posts!

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