O ConsumerLab, área da Ericsson que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, acaba de lançar o relatório “Passageiros esperam mais”, que analisa o uso de dispositivos móveis no transporte urbano em Londres, Nova York, São Paulo e Xangai. Além disso, o material analisa como esse comportamento tem influenciado o setor de tecnologia e as transformações nas plataformas de planejamento de rota e consumo de conteúdo digital, além do crescimento do m-commerce.
O estudo confirma que a crescente popularização dos dispositivos móveis tem tornado o trajeto no transporte urbano entre o ponto de partida e o destino mais produtivo. Afinal, alguns usuários aproveitam esse tempo livre para enviar mensagens, assistir a vídeos online ou atualizar os seus feeds das redes sociais diretamente de seus smartphones.
Em São Paulo, os usuários de smartphone: 51% dos entrevistados trocam SMS, e-mails ou mensagens por aplicativos, 48% navegam na internet e 39% usam redes sociais. Uma das principais tendências apontadas é a popularização do consumo de música online. Em São Paulo, 50% dos usuários de smartphone afirmaram usar esse tipo de serviço enquanto dirigem e 53% enquanto andam de ônibus.
Por outro lado, o relatório também traz um comparativo entre São Paulo, Nova York, Londres e Xangai, e revela que os paulistanos são os que levam mais tempo para se deslocar diariamente (em média, mais de 2h), mas, por questões de segurança, não conseguem utilizar seus smartphones com a mesma periodicidade que os outros usuários. Em Nova York e Londres, mais de 70% acessam a internet enquanto se deslocam pela cidade, enquanto a porcentagem na cidade brasileira é de 53%.
Julia Casagrande, especialista do Ericsson ConsumerLab da Ericsson na América Latina, diz: “Em todas as metrópoles analisadas, os usuários entrevistados gastam, semanalmente, 20% mais tempo se deslocando pela cidade do que em momentos de lazer. Estar conectado durante o trajeto, então, é considerado um requisito básico e uma forma de socialização. Mas, a cobertura de rede móvel no transporte urbano, muitas vezes, não está atendendo às necessidades desse consumidor.”
O relatório também reúne as expectativas e os níveis de satisfação da cobertura móvel formas de transporte público e privado – incluindo ônibus, metrôs, táxis e veículos privados. Em São Paulo, 47% dos usuários de smartphones estão satisfeitos com a sua rede móvel para acessar a internet e redes sociais e 39% com a sua conexão para assistir a vídeos no transporte urbano.
O estudo também revela que os passageiros que utilizam seus smartphones em quase todas as partes sentem que estão atualizados com a tecnologia, mas que o setor do transporte está ficando para trás com relação à adaptação às mudanças. De acordo com a pesquisa, 43% dos paulistanos gostariam de usar mapas interativos de tráfego em seus descolamentos diários pela cidade.
“Os usuários querem informações mais atualizadas e interativas sobre o seu trajeto”, disse Julia. “Eles pedem para estar ‘sempre conectados’ e ter acesso a aplicativos mais personalizados para auxiliá-los a planejar e pagar as suas viagens com maior facilidade, e fazer com que o tempo de trânsito seja mais produtivo.”
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