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Entenda o que muda com o Google Analytics 4

Saiba mais sobre o Google Analytics 4, a última atualização do Google Analytics Universal

O Google Analytics Four (GA4) é uma atualização do Universal Analytics, a principal ferramenta de Web Analytics ao redor do mundo, que veio para se adequar a um novo cenário, onde as regras e leis de proteção de dados está se tornando cada vez mais presente na legislação de diversos países.

Além do mais, Google Analytics 4 tem uma interface muito similar ao Firebase, possibilitando a importação de dados entre as duas plataformas, assim o Analytics 4.0 vem para suprir também a necessidade de integração com dados de apps.

Essa atualização do Google Analytics baseia sua nova estrutura no Machine Learning, trazendo benefícios aos usuários para a geração de insights e melhoria do desempenho de estratégias e marketing digital. No Curso de Google Analytics você aprende Aprenda na Prática a Usar o Google Analytics, Criar Relatórios Personalizados, Metas Funis, Tagueamento e Mais

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo próprio Google para auxiliar os usuários a realizar o monitoramento e análise de desempenho de sites e aplicativos.

Por meio do Google Analytics é possível obter dados sobre a navegação do seu site como páginas com mais acesso, dispositivos utilizados e comportamento e perfil do seu público com a elaboração de relatórios personalizados.

A ferramenta do Google ajuda os profissionais de Marketing Digital a realizar a otimização de um site, a entender motivos de abandono de uma página, a origem do tráfego de um site, tudo para a tomada de decisão assertiva.

Desde seu lançamento em 2005 a ferramenta do Google vem se atualizando para atender melhor seus usuários e hoje está disponível sua quarta versão, o Google Analytics 4 ou GA4.

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O que muda com o Google Analytics 4?

Machine Learning

O Google Analytics 4 utiliza a inteligência artificial ainda mais a seu favor para a automação de tarefas e geração de insights. Através de algoritmos é possível identificar padrões de dados para a tomada de decisão, gerando melhores resultados e otimização dos investimentos em Marketing Digital.

Assim, o GA4 oferece insights que ajudam a prever o ROI de uma estratégia para determinado público, podendo atingir um grupo de pessoas que estará mais propenso a converter com a sua empresa.

Cookieless

A útima versão do Analytics também veio para forçar as empreas a estarem em uma realidades ‘cookieless’, para aperfeiçoar a adequação às politicas de proteção de dados.

Assim, seu site pode funcionar sem cookies de terceiros e ainda que seus dados não estejam completos você pode obter diversos insights. Tudo graças ao Machine Learning.

Um ponto positivo é que você consegue controlar melhor quais dados serão coletados e qual será ua utilização.

Tipos de Hit

O Hit é um conjunto de informações coletadas pela ferramenta a todo momento que um usuário entra no site em alguma página que tenha um Código de Acompanhamento instalado, um novo hit é recebido pelo Analytics 4.0.

De acordo com o próprio Google no Google Analytics Universal os hits podem ser de 3 tipos

  1. Pageview

  2. Eventos

  3. Transações de comércio eletrônico

No entanto, no Analytics 4.0 a medição de propriedades se baseia somente em eventos, desta forma, os tipos de hit da propriedade do Universal Analytics são convertidos em eventos em uma propriedade do GA4.

Google Ads e Google Analytics 4

O GA4 possibilita a criação de dois públicos para campanhas, todos os usuários e compradores. O que possibilita a personalização do seu público para fazer campanhas de Google Ads. Ainda, públicos-alvo recém-criados ficam disponíveis automaticamente no Google Ads se houver um link para o Analytics 4.0

Relatórios

Outra mudança é a quantidade relatórios disponíveis na plataforma. Fazendo com que seja mais fácil para o usuário obter o relatório desejado com mais possibilidade de personalização.

Taxa de Rejeição deixa de existir

No Analytics 4.0 a Taxa de Rejeição deixa de ser usada e passam a existir novas métricas como:

  1. Sessões engajadas: contabiliza usuários que ficam 10 segundos ou mais na sessão

  2. Sessões engajadas por usuário: contabiliza as vezes que o usuário engajou com o conteúdo dentre todas as vezes que ele o acessou

  3. Tempo médio de engajamento: este é o tempo em que que o app esteve em primeiro plano no dispositivo do usuário

  4. Taxa de engajamento: é a métrica que contabiliza a quantidade de sessões que engajaram / todas as sessões *100

Limite de coleta de contas gratuitas

No Google Analytics Universal o limite de coleta de hits por propriedade era de 10 milhões de hits e no o GA 4.0 há um limite por eventos que a ferramenta registra. São 500 eventos por propriedade.

Experiência focada no consumidor

O Google Analytics 4 possibilita o rastreamento da jornada do seu cliente mesmo que ele mude de dispositivo durante a experiência com uma empresa. Assim, os dados daquele usuário não serão perdidos mesmo que ele mude de canal.

Conclusão

Desta forma, o Google Analytics 4 fornecerá informações mais robustas do porque os usuários estão no seu site ou app e ainda permite a combinação de diversos dados de fluxos diferentes em uma propriedade e optenha mais assertividade nas ações dos visitantes em todos os canais.

Ainda que o GA4 não forneça todos os dados imediatamente, a implementação inicial o ajudará a aproveitar as vantagens da experiência e dos dados aprimorados.

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