Selecionamos alguns filmes para inspirar quem trabalha com Marketing
Quem trabalha com Marketing precisa desenvolver sua criatividade e procurar inspiração nos lugares mais inesperados, como o cinema. Ampliar o repertório cultural permite ter acesso a mais referências para utilizar no trabalho. Livros e filmes sobre marketing, são saídas bem frequentes para quem tem o interesse.
As inovações surgem com base em algo existente, bastando que a percepção encontre um aspecto que pode ser eliminado, aproveitado ou transformado. Mesmo em um momento de descontração, como o que vivemos quando assistimos a um filme, conseguimos aprender e ter insights que podem servir em alguma campanha que precisamos criar.
Existem diversas produções incríveis e com mensagens interessantes, mas, para facilitar, selecionamos algumas sugestões. Confira:
Filmes sobre Marketing que você precisa assistir
Obrigado por fumar
Obrigado por Fumar acompanha os bastidores da indústria dos cigarros pelo ponto de vista de Nick Naylor, um porta-voz de empresas grandes no segmento de cigarro. O lobista ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes estado-unidenses e mantendo uma imagem positiva das organizações. Os diálogos entre Nick e outros lobistas da indústria do álcool e armamentista mostram o poder da publicidade e do marketing.
Título original: Thank You for Smoking
Ano de produção: 2005
Diretor: Jason Reitman
Duração: 92 minutos
Gênero: Comédia – Drama
A rede social
Este longa mostra os bastidores da criação do Facebook, uma aula quando o assunto se trata de “filmes sobre marketing”. A rede social mais utilizada nos tempos atuais e muito importante nas estratégias de comunicação de marketing digital. O filme é inspirado no livro “Bilionários por acaso, a criação do Facebook”, de Ben Mezrich e mostra assuntos como a interação humana (ou a falta dela), o egoismo, egos feridos, a questão dos direitos autorais e, até mesmo, bullying virtual. Além disso, traz um pouco da história de Mark Zuckerberg, criador da plataforma.
Título original: The Social Network
Ano de produção: 2010
Diretor: David Fincher
Duração: 120 minutos
Gênero: Biografia – Drama
Jobs
Nessa trilha de filmes de marketing temos “Jobs”. A trajetória de Steve Jobs é muito interessante para quem trabalha com marketing, pois mostra como ele desenvolveu estratégias que ficaram a frente de seus concorrentes. O filme mostra o período entre 1970 e 1984 e foca no quanto Jobs ajudava a tornar comerciais as ideias de outras pessoas.
Título original: Jobs
Ano de produção: 2013
Diretor: Joshua Michael Stern
Duração: 122 minutos
Gênero: Biografia – Drama – História
À Procura da Felicidade
Mesmo com muitas dificuldades financeiras, o personagem interpretado por Will Smith luta para conquistar seu sonho americano e sair das ruas, onde tenta sobreviver com um filho pequeno (interpretado Christopher Smith, filho do ator). Este filme em continuar lutando principalmente quando tudo parece não ajudar.
Título original: The Pursuit of Happyness
Ano de produção: 2006
Diretor: Gabriele Muccino
Duração: 117 minutos
Gênero: Biografia – Drama
Piratas do Vale do Silício
Este longa, não nos mostra apenas mais um filme sobre marketing, simplesmente mostra a história da criação da Microsoft e da Apple e proporciona reflexões importantes sobre a rivalidade, o mercado empresarial e as estratégias de marketing. Outro aspecto que vemos no filme é o contexto histórico e cultural, o que nos ajuda a entender a popularização dos computadores pessoais.
Título original: Pirates of Silicon Valley
Ano de produção: 1999
Diretor: Martyn Burke
Duração: 95 minutos
Gênero: Biografia – Drama
Gostou de nossas dicas de filmes sobre marketing? Esperamos que estes filmes tenham ajudado você a ter muitas ideias! Acesse o site da ComSchool e confira o curso de Marketing Digital de Alta Performance.
Filmes sobre e-commerce de roupas que você precisa assistir.
Se você quer se aprofundar em Marketing Digital, não basta apenas assistir filmes e procurar conteúdos sobre o assunto. Invista em você e conquiste seu certificado reconhecido.
#cursosdemarketingdigital #filmesdemarketing #filmessobremarketing #marketingnocinema