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Como usar o Google Shopping para ganhar mais vendas para o seu negócio

Uma das coisas fundamentais para qualquer consumidor é saber que ele realiza a compra do melhor produto pelo menor valor. Por isso, o uso de comparadores de preços tem crescido no mundo todo, e diversas empresas já criaram os próprios mecanismos, como é o caso do Google Shopping.

Entre os mecanismos de comparação líderes do mercado brasileiro, o Google Shopping está atrás apenas do Buscapé, além de ser uma excelente maneira de expandir seu negócio. Porém, para utilizá-lo corretamente, é importante saber qual é a ideia por trás dele e quais são as vantagens de usá-lo.

Para te ajudar com isso, a ComSchool preparou o conteúdo a seguir! Entenda o que é o Google Shopping e descubra como inserir seus produtos de maneira assertiva na plataforma, a partir das informações que separamos para você.

O conceito do Google Shopping

Se você já pesquisou algo no buscador e clicou no link de um produto com foto, usou o mecanismo de compras sem perceber. A ideia do Google Shopping é muito simples: apresentar itens relevantes à consulta do usuário, sempre com um endereço direto para a loja on-line que realiza a venda.

Além das informações que aparecem na página inicial de resultados, é possível acessar a aba exclusiva para o serviço de comparação da plataforma. Nela, ficam disponíveis outras questões relevantes para o usuário, como fotos e reviews do artigo feitas por pessoas que o adquiriram.

Ao mesmo tempo que aprimora a experiência de compra, o comparador visa proporcionar aos lojistas de e-commerce uma nova maneira de ofertarem os produtos. É importante ter canais de venda com visibilidade, que gerem um ROI (Return On Investment: retorno sobre investimento) de maior qualidade.

Vantagens

As vantagens do Google Shopping são várias. Ele atrai clientes em potencial para seu e-commerce por meio da divulgação das mercadorias e da própria loja. Isso porque o consumidor é redirecionado automaticamente à página do negócio com apenas um clique em uma foto ou um link.

O melhor é que esse serviço é oferecido ao lojista por um preço mais baixo do que outros mecanismos e tipos de campanhas. Dessa maneira, é mais simples receber destaque para seu comércio sem gastar muito dinheiro com estratégias diversas.

Como usar o comparador

Aprender como usar o Google Shopping é muito fácil. No entanto, é preciso prestar atenção para todas as informações dos produtos ficarem claras para o possível cliente. São três simples passos para configurar seu catálogo na plataforma:

  1. faça o cadastro no Google Merchant Center (se você já tiver uma conta no Adwords, pode usar a mesma);

  2. configure o perfil a partir das instruções da plataforma;

  3. insira as informações dos seus produtos por meio do arquivo feed.xml (dados gerais sobre o item, disponibilidade, preço, identificadores exclusivos, variantes, taxas e juros, atributos adicionais, entre outros).

Assim como a maioria dos produtos da empresa, não se sabe muitos detalhes sobre como funciona o Google Shopping. Contudo, existem indícios de como a plataforma filtra e apresenta as mercadorias, o que pode ser bastante útil na hora de realizar as configurações.

Título da página do produto

É importante que o título da página do produto (ou “title tag”) seja clara. Aqui, use palavras-chave relacionadas ao item para mostrar ao seu cliente e à plataforma qual é o artigo que você vende.

Preço

Ofereça uma mercadoria por preço competitivo, em conta. Afinal, essa é uma ferramenta para alavancar seu posicionamento nos resultados. Então, busque sempre garantir um valor que vai agradar seus possíveis clientes.

Descrição do produto

A maioria dos websites envia descrições padrões do fabricante sobre o produto. Evite essa prática e adicione informações adicionais interessantes sobre o uso, as vantagens e as características do item. Isso traz destaque para sua loja e faz um grande diferencial, tanto para o Google quanto para o seu cliente.

Feed

Mantenha o feed da sua loja sempre atualizado. Quanto mais trabalhadas forem as informações enviadas pela plataforma, melhor vão ser posicionados a sua loja e os seus produtos. Invista em conteúdos de qualidade e informativos para seu cliente.

Imagem

Por fim, use sempre mais de uma ou duas fotos para o seu artigo. Garantir a diversidade de informações ajuda a superar a concorrência. Lembre-se de sempre publicar imagens de alta qualidade!

Saiba como alavancar as suas vendas on-line com a ComSchool!

Com essas informações e dicas, você está pronto para aproveitar o que o Google Shopping oferece. Sempre tenha o cuidado de acompanhar os resultados estatísticos e fique atento a possíveis alterações necessárias no feed para seus produtos ganharem maior relevância nos resultados.

Para aproveitar ainda mais as oportunidades que as vendas na internet trazem, não deixe de conhecer os cursos da ComSchool! Temos diversas opções para você criar as melhores estratégias on-line e tornar a sua marca ainda mais forte no mercado. Aproveite!

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