Uma das coisas fundamentais para qualquer consumidor é saber que ele realiza a compra do melhor produto pelo menor valor. Por isso, o uso de comparadores de preços tem crescido no mundo todo, e diversas empresas já criaram os próprios mecanismos, como é o caso do Google Shopping.
Entre os mecanismos de comparação líderes do mercado brasileiro, o Google Shopping está atrás apenas do Buscapé, além de ser uma excelente maneira de expandir seu negócio. Porém, para utilizá-lo corretamente, é importante saber qual é a ideia por trás dele e quais são as vantagens de usá-lo.
Para te ajudar com isso, a ComSchool preparou o conteúdo a seguir! Entenda o que é o Google Shopping e descubra como inserir seus produtos de maneira assertiva na plataforma, a partir das informações que separamos para você.
O conceito do Google Shopping
Se você já pesquisou algo no buscador e clicou no link de um produto com foto, usou o mecanismo de compras sem perceber. A ideia do Google Shopping é muito simples: apresentar itens relevantes à consulta do usuário, sempre com um endereço direto para a loja on-line que realiza a venda.
Além das informações que aparecem na página inicial de resultados, é possível acessar a aba exclusiva para o serviço de comparação da plataforma. Nela, ficam disponíveis outras questões relevantes para o usuário, como fotos e reviews do artigo feitas por pessoas que o adquiriram.
Ao mesmo tempo que aprimora a experiência de compra, o comparador visa proporcionar aos lojistas de e-commerce uma nova maneira de ofertarem os produtos. É importante ter canais de venda com visibilidade, que gerem um ROI (Return On Investment: retorno sobre investimento) de maior qualidade.
Vantagens
As vantagens do Google Shopping são várias. Ele atrai clientes em potencial para seu e-commerce por meio da divulgação das mercadorias e da própria loja. Isso porque o consumidor é redirecionado automaticamente à página do negócio com apenas um clique em uma foto ou um link.
O melhor é que esse serviço é oferecido ao lojista por um preço mais baixo do que outros mecanismos e tipos de campanhas. Dessa maneira, é mais simples receber destaque para seu comércio sem gastar muito dinheiro com estratégias diversas.
Como usar o comparador
Aprender como usar o Google Shopping é muito fácil. No entanto, é preciso prestar atenção para todas as informações dos produtos ficarem claras para o possível cliente. São três simples passos para configurar seu catálogo na plataforma:
faça o cadastro no Google Merchant Center (se você já tiver uma conta no Adwords, pode usar a mesma);
configure o perfil a partir das instruções da plataforma;
insira as informações dos seus produtos por meio do arquivo feed.xml (dados gerais sobre o item, disponibilidade, preço, identificadores exclusivos, variantes, taxas e juros, atributos adicionais, entre outros).
Assim como a maioria dos produtos da empresa, não se sabe muitos detalhes sobre como funciona o Google Shopping. Contudo, existem indícios de como a plataforma filtra e apresenta as mercadorias, o que pode ser bastante útil na hora de realizar as configurações.
Título da página do produto
É importante que o título da página do produto (ou “title tag”) seja clara. Aqui, use palavras-chave relacionadas ao item para mostrar ao seu cliente e à plataforma qual é o artigo que você vende.
Preço
Ofereça uma mercadoria por preço competitivo, em conta. Afinal, essa é uma ferramenta para alavancar seu posicionamento nos resultados. Então, busque sempre garantir um valor que vai agradar seus possíveis clientes.
Descrição do produto
A maioria dos websites envia descrições padrões do fabricante sobre o produto. Evite essa prática e adicione informações adicionais interessantes sobre o uso, as vantagens e as características do item. Isso traz destaque para sua loja e faz um grande diferencial, tanto para o Google quanto para o seu cliente.
Feed
Mantenha o feed da sua loja sempre atualizado. Quanto mais trabalhadas forem as informações enviadas pela plataforma, melhor vão ser posicionados a sua loja e os seus produtos. Invista em conteúdos de qualidade e informativos para seu cliente.
Imagem
Por fim, use sempre mais de uma ou duas fotos para o seu artigo. Garantir a diversidade de informações ajuda a superar a concorrência. Lembre-se de sempre publicar imagens de alta qualidade!
Saiba como alavancar as suas vendas on-line com a ComSchool!
Com essas informações e dicas, você está pronto para aproveitar o que o Google Shopping oferece. Sempre tenha o cuidado de acompanhar os resultados estatísticos e fique atento a possíveis alterações necessárias no feed para seus produtos ganharem maior relevância nos resultados.
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