top of page

O que é Google Trends? Saiba para que serve e como funciona a ferramenta

As ferramentas que o Google oferece para os profissionais do Marketing Digital geram diversas possibilidades no trabalho de análise de dados e são essenciais para a execução de estratégias. Pensando nisso, você sabe o que é Google Trends?

O Google Trends é uma das ferramentas do Google que possibilita analisar a evolução do volume de pesquisas de uma palavra-chave durante um determinado período na página de busca.

Com essas informações, é possível averiguar dados sobre um produto, uma marca ou uma empresa para obter informações interessantes e, muitas vezes, necessárias para um determinado negócio.

Quer saber o que é Google Trends, como funciona e para que serve o Google Trends? Então, continue a leitura deste artigo que preparamos sobre as funcionalidades da ferramenta e como utilizá-la a favor do seu negócio.

O que é?

Afinal, o que é Google Trends? A ferramenta permite o acompanhamento do número de buscas por palavras-chave. Ao utilizá-la, é possível pesquisar um termo. A plataforma exibirá um gráfico apresentando o grau de interesse a respeito do tema ao longo de um determinado período e de uma região.

Sendo assim, é possível pesquisar qualquer tema e obter números a respeito do pico de popularidade de um termo específico. Também dá para traçar comparativos entre dois termos distintos e observar palavras-chave relacionadas em ascensão no número de pesquisas.

Setores de Marketing e profissionais do meio digital podem utilizar esses dados para gerenciar as estratégias de campanhas. É possível filtrar resultados específicos a respeito de países, categorias, tipos de pesquisa e períodos.

Os resultados coletados pelo Google na plataforma excluem todo e qualquer tipo de dado pessoal, mantendo apenas os resultados totais e categorizando-os de acordo com os tópicos. Dessa forma, a ferramenta é utilizada para o gerenciamento de big data e otimização dos mecanismos de busca.

Como funciona o Google Trends?

Ao abrir o site do Google Trends e informar uma palavra-chave na plataforma, é apresentada uma segmentação geográfica, com áreas mais populares onde aquela palavra-chave é pesquisada e termos relacionados.

É possível selecionar um determinado período e verificar tendências futuras. Além disso, pode-se pesquisar mais de uma palavra-chave ao mesmo tempo.

Se você tem dúvidas sobre qual palavra nomear um produto no cadastro do seu e-commerce, uma boa dica é digitá-la no Trends e checar: os consumidores buscam o item como “geladeira” ou “refrigerador”, por exemplo? O Google Trends mostra que a palavra “geladeira” é mais digitada nos buscadores.

Tendências e retrospectiva

É importante lembrar que, como o próprio nome da ferramenta do Google indica, ela fornece apenas tendências de comportamento relacionadas à palavra-chave.

Além disso, ao final de cada ano, o Google realiza uma retrospectiva intitulada Year In Search, em que reúne os principais termos pesquisados. As páginas de cada ano são disponibilizadas no site da plataforma. É possível verificar os assuntos mais relevantes de acordo com tema e regiões.

Por que utilizar o Google Trends?

Agora que você já sabe o que é Google Trends, é importante entender que, apesar da finalidade inicialmente ser apenas reunir o interesse de busca dos usuários, a ferramenta tornou-se parte do dia a dia de empresas. A partir dela, também é possível entender o volume de pesquisa a respeito de um termo específico.

Com esses dados, é possível observar as tendências do mercado e otimizar uma série de processos internos relacionados às estratégias de marketing de uma empresa. A exemplo disso, a ferramenta é importante para SEO (Search Engine Optimization), que depende do volume de pesquisa para o crescimento do tráfego orgânico.

Para a otimização de vídeos, na plataforma, também dá para verificar o interesse de buscas no YouTube. Assim, produtores de conteúdo podem analisar os termos de pesquisa mais utilizados e otimizar o SEO para melhorar o posicionamento dos vídeos com base no interesse do público.

Sendo assim, como a ferramenta possibilita adquirir dados a respeito de períodos específicos, é possível utilizá-la para observar tendências de temporada. Essa é uma forma de identificar o comportamento de usuários em épocas específicas do ano, o que pode auxiliar no direcionamento de estratégias sazonais.

Saiba como utilizar o Google para otimizar processos com a ajuda da ComSchool!

Compreender o que é Google Trends é muito importante para a reestruturação de estratégias de Marketing de uma empresa. Aqui, na ComSchool, é possível encontrar diversas possibilidades de aprendizado em condições especiais. Assim, você aprende as habilidades necessárias para gerenciar o seu negócio de maneira prática.

Para isso, confira o catálogo de cursos da nossa escola de negócios. Nela, você aprende todas as tendências do ambiente digital, com os ensinamentos de profissionais altamente qualificados e que atuam no mercado.

Kommentare


bottom of page