Saiba como montar a melhor equipe de Marketing de Conteúdo
Quando você precisa colocar suas ideias de Marketing de Conteúdo em prática você precisa de uma equipe de especialistas para tornar realidade o seu projeto e conquistar um excelente ROI (Retorno sobre investimento).
Para começar, precisamos levar em consideração que o sucesso de uma equipe depende muito de características qualificativas de cada um dos integrantes do time. Conheça quais são estes atributos:
Conhecer o significado do Marketing de Conteúdo e seus tipos de conteúdos;
Compreender as estratégias;
Desenvolver textos com profundidade;
Manter-se atualizado no mercado e cultivar o hábito da leitura;
Cumprir prazos;
Ter facilidade para comunicar-se com clareza e coesão;
Ser parte do time e demonstrar interesse pelo trabalho;
Respeitar os demais integrantes da equipe, independente da hierarquia.
Como montar seu time de Marketing de Conteúdo
Agora que você já conhece as características que os integrantes da equipe precisam ter, já pode começar a configurar o grupo de trabalho com o qual trabalhará o Marketing de Conteúdo.
Confira quais profissionais podem fazer parte da sua equipe
Content Manager – responsável pela estratégia de todos os tipos de conteúdo e pelo calendário editorial. Este profissional observa o perfil do cliente e seu objetivo para desenvolver os as etapas da criação do conteúdo com foco na melhor estratégia. Está envolvido, também, com as etapas de análise, entrega e monitoramento.
Redator – é quem escreve os diversos tipos de conteúdo, que podem ser blogposts, e-books, whitepapers, infográficos e fluxogramas, entre outros. Geralmente é alguém que tem afinidades com determinadas áreas, pois é sempre mais fácil escrever sobre algo que se tem domínio. Além disso, deve escrever respeitando regras gramaticais e a ortografia.
Revisor – profissional que garante a qualidade dos textos produzidos pelo redator e verificar se estão de acordo com a estratégia criada pelo Content Manager. Ele verifica se todos os conteúdos resolvem as dores das personas e se foram criados para a etapa certa do funil.
Analista de SEO – sua missão é assegurar que tudo esteja otimizado para melhorar a indexação e o rankeamento dos canais de comunicação. É ele que sabe quais as palavras-chave devem ser trabalhadas pelo redator nos conteúdos. Este profissional também acompanha a concorrência e consegue enxergar o que deve ser mais explorado.
Analista de Social Media – desempenha um papel importante na distribuição do conteúdo, pois é ele quem trabalha a visibilidade e o engajamento nas redes sociais da empresa (ou do cliente). Ele sabe quais os melhores dias e horários para fazer um post e quais as imagens devem ser utilizadas para atrair mais atenção dos seguidores.
Analista de Marketing – ele trabalha lado a lado com o Content Manager, criando e analisando as estratégias e resultados. Ele analista o mercado e a concorrência, consegue identificar quem é o público-alvo; define plano de ação e estratégias de SEO e links patrocinados.
Designer – cria o visual que atrairá o interesse do público e que seja algo funcional e prático. Ele cria a identidade visual, faz a diagramação dos e-book e whitepapers e personaliza as imagens para as redes sociais, por exemplo. Esse profissional é diferenciado, pois ele tem conhecimentos em marketing e sabe utilizar algumas ferramentas para a criação de e-mails marketing.
Após montar seu time, você pode começar a trabalhar o Marketing de Conteúdo para melhorar o relacionamento com os clientes. Além disso, será possível produzir conteúdos direcionados, para empresas B2B ou B2C com mais assertividade.
Você pode saber mais sobre como fazer Marketing de Conteúdo para empresa B2B e B2C neste artigo .
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