Determinar metas e criar um planejamento estratégico são duas práticas importantes para identificar o crescimento de sua empresa. A matriz Ansoff é uma ferramenta que se tornou aliada de muitos gestores e empreendedores, uma vez que economiza tempo, dinheiro e ainda auxilia na gestão como um todo.
Como surgiu?
Esse conceito surgiu durante o século XX, a partir de um professor de Engenharia e Matemática chamado Igor Ansoff. Ele defendia a ideia de que as empresas deveriam analisar o próprio mercado e o contexto para identificar possíveis melhorias e assim crescerem.
Porém, para que serve a Matriz Ansoff? Para saber tudo sobre essa ferramenta e entender como ela funciona na prática, preparamos este conteúdo exclusivo para você. Assim, você saberá como utilizá-la no cotidiano da sua empresa para coletar bons resultados.
Para que serve a Matriz Ansoff?
Para entender o que é matriz Ansoff e sua principal função nos negócios, primeiramente, é importante ressaltar que a criação de um planejamento estratégico é a chave para o sucesso na gestão empresarial. Isso porque, a partir de estudos de mercado e da análise de concorrência, é possível entender melhor os seus clientes.
O professor Igor Ansoff acredita que independentemente do mercado e dos produtos negociados, sejam eles novos ou existentes, são definidas 4 etapas para projetar os caminhos ideais na gestão de uma empresa — todos eles estruturados de acordo com o mercado de atuação e o nicho explorado.
Assim sendo, as principais características da matriz Ansoff são: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e diversificação. Esses pilares são a base para criar novas oportunidades de negócios visando à expansão e à diversificação de uma empresa.
Entretanto, no que consiste cada uma dessas etapas? O principal objetivo de cada uma delas é obter insights e informações valiosas sobre o setor atuante, de forma que sejam relevantes para o desenvolvimento do mercado e para o desenvolvimento da empresa, levando em consideração a realidade da organização e seus objetivos.
Penetração de mercado
A penetração de mercado (ou marketing penetration) é o modelo de crescimento de uma empresa que tem como objetivo aumentar a participação de uma organização e de um setor já existentes no mercado. Dessa forma, é uma estratégia que busca aumentar a atração de leads e potencializar as vendas.
Isso pode ocorrer por meio de algumas práticas e estratégias, como aumento da visibilidade de uma marca, redução de preços ou anúncio de ofertas, otimização dos serviços de distribuição, melhoria no desenvolvimento de produtos ou serviços e implementação de estratégias com foco na fidelização do seu público-alvo.
Essa estratégia é um dos pilares da matriz Ansoff e é recomendada para organizações que já possuem uma base consolidada de clientes e querem apenas expandir as oportunidades no mercado de atuação por meio de um planejamento estratégico de qualidade.
Desenvolvimento de produtos
O conceito de desenvolvimento de produtos baseia-se na necessidade das empresas que fazem parte de um mercado existente, mas que contam com novos produtos. Ou seja, são consideradas estratégias para incluir novas soluções, com a necessidade de atender a novas demandas por parte dos consumidores.
O lançamento de uma nova linha de produtos ou o aprimoramento daqueles já existentes são 2 das principais estratégias para o desenvolvimento de produtos. É uma maneira de oferecer novas soluções em um mercado que, até então, não disponibiliza essa solução para os seus clientes.
Desenvolvimento de mercado
A combinação de produtos existentes com um mercado novo se associa ao conceito de desenvolvimento de mercado criado por Ansoff. Nesse caso, a estratégia ideal a ser seguida é utilizar os produtos já existentes e transportá-los para outros mercados de atuação.
Um bom exemplo de matriz Ansoff para a aplicação desse conceito na prática é a criação de uma nova loja de produtos em outra cidade. Quando uma organização tem como objetivo criar presença global e explorar a internacionalização, ela também está desenvolvendo um novo mercado.
Diversificação
Na matriz Ansoff, a diversificação acontece quando ocorre a combinação de um novo produto ou serviço em um novo mercado. É um cenário que apresenta um determinado risco para as empresas, uma vez que tanto o serviço comercializado quanto o mercado a ser explorado são desconhecidos e não apresentam variáveis como referência.
Ao estarem nessa posição, as organizações devem criar estratégias voltadas tanto para a divulgação dos produtos quanto para a introdução desse mercado. Por isso, é importante estabelecer uma comunicação efetiva com a audiência e buscar estratégias de otimização de vendas e fidelização do público-alvo.
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