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Neuromarketing: o comportamento do consumidor

O neuromarketing é o campo do marketing que se une à ciência para buscar entender as reações do público-alvo aos estímulos das marcas. É estudando o comportamento do público como consumidor que o neuromarketing terá as respostas que as empresas tanto buscam. O que leva alguém a consumir ou não determinado produto ou marca? São diversos os fatores que influenciam psicologicamente na decisão de compra. Por isso, desvendar os mistérios da mente humana é o anseio de todo anunciante.

Precisamos entender que cada um guarda consigo desejos e segredos ocultos inconscientemente – e nem mesmo nós temos conhecimento deles. De acordo com o Dinamarquês, Martin Lindstrom, 85% das decisões que tomamos, como escolher a marca do shampoo, são feitas no subconsciente. Por isso, alguns estímulos (como cor, cheiro, ou tamanho) podem ser decisivos na hora da compra. As respostas implícitas das pessoas e seus subconscientes são importantes para a compreensão da lógica do consumo. Tendo conhecimento dessas respostas é possível saber o que o cliente deseja em relação a determinada marca.

O objetivo do neuromarketing é conhecer as respostas não conscientes a esses estímulos e, ao fim, entender o comportamento do público como consumidor. Saber como seu público se comporta nas decisões de compra é extremamente importante para planejar os investimentos em publicidade de maneira mais assertiva (que cores usar, como falar, etc.) Para isso o neuromarketing utiliza diversas tecnologias de mensuração como as de engenharia elétrica de neurotransmissores, psicologia, sociologia, entre outras.

Tendo em vista a importância dos estudos do neuromarketing para a comunicação eficaz de uma empresa, a ComSchool desenvolveu o curso de Neuromarketing. Ministrado por Lilian Gonçalves, o curso apresenta técnicas para posicionar a marca da forma mais eficaz na cabeça dos consumidores. Lilian é autora do livro “Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária”, no qual ensina como atingir o subconsciente do consumidor.

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