Como uma das estratégias para a monetização de um site ou qualquer outra, os anúncios são importantes para obter ganhos exponenciais e alcançar públicos. Entretanto, nos últimos tempos, tornou-se mais difícil depender apenas deles após o surgimento dos bloqueadores. Pensando nisso, você sabe o que é AdBlock?
De forma resumida, um bloqueador de anúncio é uma ferramenta que impede a exibição de qualquer peça de publicidade em um site, seja em formato de vídeo, banner, pop-up etc. Mas qual é a principal função dessa ferramenta e como ela pode impactar no desenvolvimento de um negócio?
Para compreender melhor para que serve AdBlock e quais as consequências que isso pode levar ao dono de um negócio, continue a leitura deste conteúdo com diversas informações. Assim, você saberá lidar da melhor forma possível com os bloqueadores sem gerar impacto negativo na sua plataforma.
O que é AdBlock?
Afinal, o que é AdBlock? A expressão é a combinação das palavras “ad” (anúncio) e “block” (bloquear). Qualquer ferramenta que tenha como principal função inibir uma peça de publicidade digital é considerada AdBlock. Geralmente, são disponibilizados como extensão do Chrome ou outros navegadores e bloqueiam:
banners publicitários;
anúncios de qualquer formato no YouTube e em outras redes sociais;
pop-ups com propagandas.
Muitas redes sociais e websites utilizam anúncios como principal ferramenta para publicidade e prospecção de pessoas. Contudo, com o surgimento dos bloqueadores, o valor pago pela impressão nos anúncios apresenta possibilidade de queda, e esse aspecto torna-se cada vez mais preocupante para os anunciantes.
Apesar de se apresentar como um benefício para quem navega na Internet, não é uma prática recomendada. Isso porque um bloqueador de anúncio afeta diretamente a taxa de cliques (CTR) de uma plataforma, o que pode gerar um prejuízo significativo para o dono de um site no que diz respeito à receita final.
Alguns plugins, como o AdBlock Plus, também são instalados pelos usuários para evitar que anúncios em formatos de vídeo apareçam antes de algum conteúdo no YouTube. No caso dos banners, é comum observar mensagens com o intuito de aconselhar o visitante da página a desabilitar a ferramenta.
Funções de um bloqueador de anúncios
Dentre as funções que um bloqueador pode desempenhar, destacam-se algumas além da principal, que é o bloqueio das peças de publicidade nos sites. O usuário pode escolher se deseja retirar os anúncios de todas as páginas que visita, mas também há a possibilidade de aplicar a função apenas em sites específicos.
Entretanto, é importante saber que o AdBlock não bloqueia os chamados “anúncios aceitáveis”. Esses anúncios em questão são considerados não intrusivos e seguem os padrões estabelecidos pelo Comitê de Anúncios Aceitáveis (AAC) ou Acceptable Ads Committee, em inglês.
A organização por trás da extensão para os navegadores afirma que muitos donos de sites utilizam publicidade para monetizar. Alguns deles fazem uso de anúncios de forma excessiva ou intrusiva, por isso os bloqueadores têm a função de inibir apenas aqueles que não estão de acordo com as normas.
Como evitar o prejuízo gerado pelos bloqueadores?
Além de compreender o que é AdBlock, uma dúvida que pode surgir entre os donos de negócios virtuais e sites que dependem da mídia paga para a monetização da plataforma é: o que fazer para evitar que o uso dos bloqueadores gere prejuízo para a minha página?
Especialistas acreditam que algumas estratégias voltadas para o Inbound Marketing podem ser a solução. Desenvolver conteúdos relevantes com foco na qualidade e na geração de conversão pode ser uma estratégia ainda mais eficaz que a simples exibição de anúncios.
Apresentar publicidade excessiva em um site é um fator que impacta negativamente na experiência do usuário, sendo crucial para a decisão de compra dos clientes. Gerar interesse por meio de conteúdos bem produzidos e anúncios simples e bem direcionados são estratégias com maior aceitação por parte da audiência.
Dessa forma, a estratégia não terá mais foco apenas em fazer com que o usuário clique em um anúncio, mas sim que o conteúdo apresentado gere interesse. Esse fator é indispensável para tornar a jornada de compra mais efetiva e consequentemente garantir a fidelização do cliente no seu negócio.
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Agora que você já sabe o que é AdBlock e seus principais impactos dessa ferramenta na Internet, é importante entender como gerenciar de forma efetiva uma estratégia de mídia paga. Assim, você evita que os clientes da sua loja expressem descontentamento com o seu negócio.
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