As estratégias específicas de marketing são essenciais para o desenvolvimento de um negócio. Por meio delas, é possível otimizar a divulgação de produtos e potencializar o alcance da empresa. Por isso, é preciso entender a fundo o que é B2B, quais as vantagens desse modelo e como promovê-lo.
Esse modelo de negócio tem como principal objetivo vender ações de marketing para outras companhias. Além disso, ele prioriza estratégias com foco nas práticas de conversão e atração de clientes, que podem ser altamente benéficas para qualquer empreendimento.
Por isso, a ComSchool preparou este artigo, trazendo as principais informações sobre como funciona o cliente B2B e outros detalhes sobre as ações de marketing que podem ser ideais para esse tipo de perfil. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto.
O que é B2B?
Afinal, o que é B2B? A expressão significa business to business (“negócio para negócio”, em tradução literal), que caracteriza transações comerciais entre duas empresas. O marketing B2B tem interesse no público corporativo. Portanto, em um grupo pequeno e seleto de pessoas.
Sendo assim, os negócios com essa abordagem não utilizam meios massivos para a comunicação, preferindo o marketing de relacionamento. Eles estão presentes em eventos da área e priorizam o contato personalizado com os responsáveis comerciais.
As estratégias a longo prazo são muito apropriadas para o relacionamento B2B. Isso porque, nesse mercado em que as negociações envolvem grandes compras, o cliente analisa muito bem o produto ou o serviço antes de adquiri-lo. O processo de venda é prolongado e requer que o vendedor acompanhe a pessoa na decisão.
Quais são as vantagens do B2B?
Para saber o que é B2B, é preciso entender que existem diversos fatores que tornam esse modelo de negócio mais vantajoso para uma empresa. Porém, antes de tudo, é importante entender que as propostas de valores nesse tipo de empreendimento devem ser bastante claras.
Maior escalabilidade
Vendas B2B têm a tendência de serem mais constantes e escaláveis, já que as duas empresas estabelecem confiança mútua. Como são contratos formalizados, o vínculo pode ser ainda mais duradouro do que com os clientes da companhia.
Receita
Um dos principais fatores que tornam esse modelo mais benéfico é o fato dele possuir receita recorrente. Assim, é possível obter maior previsibilidade do mercado e vendas garantidas.
Clientes fixos
Após os clientes da empresa realizarem a compra de produtos e serviços na mesma quantidade ou escala, torna-se mais fácil para o empreendimento executar estratégias para impulsionar o crescimento. Dessa forma, é possível obter maior constância e estabilidade.
Rentabilidade
Geralmente, as vendas realizadas nos modelos de negócio B2B têm grandes volumes. Assim, com a alta demanda, é possível obter uma margem de lucro maior relacionada à quantidade vendida.
Diferença entre B2B e B2C
Agora que você sabe o significado de B2B, é importante conhecer a alternativa ao modelo. Caracteriza-se B2C (business to consumer ou “negócio para consumidor”) quando as transações são feitas diretamente para o consumidor final.
A diferença entre B2C e B2B é o público-alvo. Sendo assim, em termos de comunicação com o cliente, a abordagem das estratégias de marketing são bem distintas nos dois casos.
No marketing B2C, o foco é um público grande, um grupo numeroso e disperso. Para atingi-lo, as empresas utilizam meios de comunicação de massa, como TV, rádio, jornais e revistas.
Normalmente, a compra é realizada para o uso pessoal do cliente. Por isso, ela é impulsiva e muito mais influenciada pelas emoções. Nesse caso, as estratégias de marketing buscam resultados rápidos, usando ações que impactem o maior número de pessoas possível.
B2B e B2C em ações de marketing digital
Além de saber o que é B2B e B2C, é importante compreender que o marketing digital também pode ser um recurso de divulgação em ambos. As ferramentas e os canais digitais utilizados são os mesmos para os dois mercados, mudando apenas as estratégias.
O B2C usa o marketing digital para o mesmo fim que o tradicional: conquistar a afinidade do consumidor e vender o produto ou o serviço rapidamente. Nele, os links patrocinados e as ações em redes sociais geram e atraem demanda, por exemplo.
Já no B2B, as ações digitais são mais focadas em criar um relacionamento de confiança com o lead. Nesse mercado, como as transações são mais complexas e envolvem um longo período de pesquisa e análise por parte dos clientes, é importante ter um bom material sobre sua companhia na Internet.
Conteúdo relevante e informativo sobre o seu produto ou o seu serviço passam confiança e credibilidade ao cliente que ainda está em processo de julgamento sobre sua marca. Além disso, manter esse relacionamento sempre saudável é importante para não perder esse laço.
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