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O que é B2B? Conheça as vantagens desse modelo de negócio

As estratégias específicas de marketing são essenciais para o desenvolvimento de um negócio. Por meio delas, é possível otimizar a divulgação de produtos e potencializar o alcance da empresa. Sendo assim, descubra o que é B2B e quais são as vantagens.

Esse modelo de negócio tem como principal objetivo vender ações de marketing para outras companhias. Além disso, ele prioriza estratégias com foco nas práticas de conversão e atração de clientes, que podem ser altamente benéficas para qualquer empreendimento.

Por isso, a ComSchool preparou este artigo, trazendo as principais informações sobre como funciona o perfil de cliente B2B e outros detalhes sobre esse tipo de ação de marketing. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto.


O que é B2B?

Afinal, o que é B2B? A expressão significa Business to Business, que caracteriza transações comerciais entre duas empresas. O marketing B2B tem interesse no público corporativo. Portanto, um grupo pequeno e seleto de pessoas. 

Sendo assim, os negócios com essa abordagem não utilizam meios massivos para a comunicação, preferindo o marketing de relacionamento. Ele está presente em eventos da área, priorizando o contato personalizado com os responsáveis comerciais, etc.

As estratégias a longo prazo são muito apropriadas para o B2B. Isso porque, nesse mercado, em que as negociações envolvem grandes compras, o cliente analisa muito bem o produto ou serviço antes de adquiri-lo. O processo de venda é prolongado e requer que o vendedor acompanhe a pessoa na decisão.

Quais são as vantagens do B2B?

Para saber o que é B2B, é preciso entender que existem diversos fatores que tornam esse modelo de negócio mais vantajoso para uma empresa. Porém, antes de tudo, compreenda que as propostas de valores nesse tipo de empreendimento devem ser bastante claras. Confira algumas vantagens da modalidade abaixo.

Maior escalabilidade

Negócios em B2B tem a tendência de serem mais constantes e escaláveis, já que as duas empresas estabelecem confiança mútua. Como são formalizados contratos, o vínculo pode ser ainda mais duradouro do que com os clientes da companhia.

Receita

Um dos principais fatores que tornam esse modelo mais benéfico é o fato dele possuir receita recorrente. Assim, é possível obter maior previsibilidade do mercado e vendas garantidas.

Clientes fixos

Após os clientes da empresa realizarem a compra de produtos e serviços na mesma quantidade ou escala, torna-se mais fácil para o empreendimento executar estratégias para impulsionar o crescimento. Dessa forma, é possível obter maior constância e estabilidade.

Rentabilidade

Geralmente, as vendas realizadas nos modelos de negócio em B2B possuem grandes volumes. Assim, com a alta demanda, é possível obter uma margem de lucro maior relacionada à quantidade vendida.

Diferença entre B2B e B2C

A sigla B2C significa Business to Commerce, que caracteriza quando as transações são feitas diretamente para o consumidor final. A diferença entre B2C e B2B é o público-alvo. Sendo assim, em termos de comunicação com o cliente, a abordagem das estratégias de marketing são bem distintas nos dois casos.

No marketing B2C, o foco é um público grande, um grupo numeroso e disperso. Para atingi-lo, as empresas utilizam meios de comunicação de massa, como TV, rádio, jornais e revistas. 

Normalmente, a compra é realizada para o uso pessoal do cliente. Por isso, ela é impulsiva e influenciada pelas emoções. Nesse caso, as estratégias de marketing buscam resultados rápidos, usando ações que impactem o maior número de pessoas possível.

B2B e B2C em ações de marketing digital

Além de saber o que é B2B e B2C, é importante compreender que o marketing digital também pode ser um recurso de divulgação em ambos. As ferramentas e os canais digitais utilizados são os mesmos para os dois mercados, mudando apenas as estratégias. 

O B2C usa o marketing digital para o mesmo fim que o tradicional: conquistar a afinidade do consumidor e vender o produto ou o serviço rapidamente. Nele, os links patrocinados e as ações em redes sociais geram e atraem demanda, por exemplo.

Já no B2B, as ações digitais são evangelizadoras e feitas de empresa para empresa. Nesse mercado, como as transações são mais complexas e envolvem um longo período de pesquisa e análise por parte dos clientes, é importante ter um bom material sobre sua companhia na internet. 

Conteúdo relevante e informativo sobre o seu produto ou o seu serviço passam confiança e credibilidade ao cliente que ainda está em processo de julgamento sobre sua marca.

Saiba como potencializar seu negócio com a ajuda da ComSchool!

Explorar os diferentes modelos de negócio existentes no mercado é uma maneira prática de executar estratégias eficientes, que podem auxiliar o crescimento de uma empresa. Dessa forma, é possível contribuir diretamente para o aumento dos lucros e a escalabilidade de um empreendimento.

Agora que você sabe o que é B2B e conhece as principais vantagens dessa estratégia, que tal aprender na prática como gerenciar uma loja virtual com o curso de gerente de e-commerce e marketing digital da ComSchool? Conheça os principais conceitos e estratégias que são tendências entre profissionais altamente qualificados.

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