Garantir visibilidade é uma das principais estratégias para contornar a concorrência e obter desempenho. Muitas técnicas do marketing digital, como o SEO, são implementadas para tornar esse processo mais efetivo, porém muito se questiona a respeito de qual é o limite. Com isso em mente, você sabe o que é Black Hat SEO?
De forma resumida, são consideradas técnicas de Black Hat SEO aquelas que, apesar de serem voltadas para a otimização de páginas na web, devem ser evitadas nos mecanismos de busca por não serem aceitas pelas diretrizes estabelecidas previamente. Caso contrário, o site em questão pode ser penalizado.
Entretanto, os algoritmos dos mecanismos de busca apresentam atualizações constantes e muitas pessoas têm dúvidas se estão seguindo de maneira adequada as técnicas de marketing de conteúdo. O Google, por exemplo, disponibiliza as informações necessárias para aplicar o SEO de forma saudável.
Pensando nisso, a ComSchool preparou este artigo para reunir as principais técnicas que devem ser evitadas em seu site. Assim, você fica sabendo o que é Black Hat e consegue evitar possíveis penalizações por parte dos principais motores de busca. Continue a leitura.
O que é Black Hat?
Como mencionado, o Google atualiza seu algoritmo frequentemente e, por esse motivo, cada vez mais surgem práticas consideradas ilegais pela plataforma e outras passam a ser extintas. Sendo assim, as ações implementadas que vão contra a diretriz para Webmasters são consideradas enganosas.
Caso uma plataforma identifique um site que utiliza as técnicas para obter ranqueamento e melhor desempenho, ele pode ser punido por meio de forma algorítmica ou pelas ações manuais, como a remoção da página nos resultados de busca. Por isso, são práticas que devem ser evitadas.
Para executar uma estratégia de SEO utilizando boas práticas, é importante estar de acordo com os fundamentos de pesquisa do Google, como apresentar os requisitos técnicos e conhecer as políticas de spam e as práticas recomendadas. Assim, é possível evitar a queda no desempenho do seu site.
O Google defende, por meio de seus guias e diretrizes, que os conteúdos desenvolvidos para as páginas na web devem ser voltados para os humanos e que sejam relevantes e confiáveis. Portanto, é preciso agir de acordo com as normas recomendadas da plataforma para obter maior impacto na classificação da página.
White Hat
O termo “Black Hat” (“chapéu preto”, em português) é uma referência direta aos filmes do gênero western (faroeste), em que geralmente os personagens que utilizavam um acessório dessa cor eram considerados maus. Por outro lado, os “bons moços” usavam um chapéu branco.
E, ao contrário desse conceito, as técnicas de White Hat são justamente aquelas recomendadas. Ou seja, as páginas desenvolvidas estão de acordo com as normas, e os conteúdos priorizam a qualidade e a relevância para seu público-alvo.
Quais são os tipos de técnicas mais utilizadas?
Devido às atualizações dos motores de busca, muitas técnicas de Black Hat SEO surgem de acordo com o comportamento dos webmasters e dos internautas. Por isso, algumas consideradas ilegais podem ser extintas ou ainda mais passíveis de punição. Confira a seguir.
Keyword stuffing
A mais conhecida entre as técnicas de Black Hat SEO recebe o nome de keyword stuffing e consiste em uma repetição excessiva de palavras-chaves em uma página da web. O Google entende que são inseridas muitas repetições para manipular a plataforma e consequentemente aumentar a relevância.
Conteúdo oculto
Outra ação não recomendada pelo Google é a de inserir um conteúdo oculto em um site. Para contornar as boas práticas, muitos usuários já adicionaram repetições de palavras-chaves com a cor do texto semelhante ao fundo, inseriram textos fora das páginas, reduziram o tamanho da fonte para zero, entre outras formas.
Conteúdo duplicado
Uma das técnicas rejeitadas pelo Google em seu algoritmo é a construção de um conteúdo duplicado, ou seja, um artigo plagiado ou qualquer tipo de conteúdo semelhante a outro. A plataforma irá ocultar as cópias e priorizar a exibição daquele que foi publicado primeiro.
Spam
Conhecida também como blog Spam, essa estratégia consiste na publicação de comentários excessivos em blog posts e outros tipos de sites, com o objetivo de adquirir autoridade. Entretanto, hoje em dia, já existem ferramentas que permitem adicionar a tag nofollow, que evita o recebimento de autoridade no espaço.
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