top of page

Coolhunting: saiba como identificar as tendências do mercado

O sucesso de muitos empreendimentos ocorre devido à concorrência. Quando os gestores identificam novas tendências do ambiente digital, eles passam a aproveitar oportunidades diferentes. Isso influencia na perda ou no ganho de audiência para o negócio. Porém, você sabe o que é coolhunting?

Esse conceito ganhou forças com a revolução digital, já que o principal objetivo dele é identificar novas tendências a partir do comportamento dos consumidores. Dessa forma, fica mais fácil entender como identificar tendência de alta e compreender e solucionar as principais dores dos clientes.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para esclarecer esse conceito e abordar as principais características do profissional dessa área. Assim, você fica por dentro do tema e descobre o que é necessário para construir relevância para o seu negócio a partir da inovação.

O que é?

Coolhunting é um termo originário do marketing dos anos 90. O conceito se resume à observação das pessoas e do mundo, buscando descobrir e prever as novas tendências de mercado.

Em uma tradução livre, a origem da palavra vem do termo inglês “cool”, que significa legal ou fresco, além de “na moda”. Já “hunting” quer dizer caçar ou buscar. Sendo assim, a ideia é procurar por algo novo e interessante. Contudo, a técnica não se resume a isso.

Nos dias de hoje, a aplicabilidade da metodologia está associada a diversas áreas de conhecimento, desde as raízes mercadológicas na propaganda e no marketing até a psicologia, o design e a moda.

O que faz o coolhunter?

O profissional coolhunter possui senso crítico para analisar os cenários e agir preventivamente, considerando variáveis tecnológicas, culturais, econômicas, políticas e ambientais do futuro. Ao mesmo tempo, esse especialista também precisa ser intuitivo para ter bons insights, com base em tudo o que observou no mundo.

De maneira involuntária, o profissional aprende sobre diversos setores na rotina. A experiência é adquirida ao observar as coisas da maneira que elas são, sem achismos ou visões predeterminadas.

Quem trabalha com coolhunting adquire uma percepção diferente daqueles que optam por uma determinada maneira de pensar e enxergar o mundo. O profissional da área precisa ter um conhecimento básico de múltiplos assuntos atuais para compreender melhor o que vai ser estudado.

Como implementar a metodologia do coolhunting em uma empresa?

Entre as vantagens que o coolhunting pode proporcionar para o desenvolvimento de uma empresa, a principal é que, ao detectar as principais tendências do mercado, fica mais fácil aproveitá-las para fins econômicos e implementação de mudanças. Assim, a companhia consegue se destacar quando o assunto é inovação.

Entretanto, para esse processo ser feito de maneira correta, é necessário ter em mente que o mercado está cada vez mais volátil, exigindo que empreendedores reestruturem as estratégias de negócio. Isso porque as mudanças são refletidas no comportamento dos consumidores.

Com isso em mente, é indispensável estar por dentro de tudo o que acontece no setor onde a empresa está inserida. Para isso, as mídias sociais desempenham um papel fundamental, rastreando o perfil do consumidor e analisando o comportamento da indústria na totalidade.

Um fator importante na análise de tendências é a coleta de dados da concorrência. Observar concorrentes do mercado é uma tarefa que pode ajudar a entender como outros empreendimentos enxergam o que está em alta. Além disso, esse é um trabalho que não exige muito custo, já que os canais de comunicação e as avaliações já oferecem uma base.

Como ser um coolhunter?

Para quem tem interesse em se tornar um coolhunter, existem algumas áreas de formação atreladas ao setor de cultura e comunicação que permitem a especialização. Para atuar com maestria, esse profissional de pesquisa deve ter um conhecimento amplo sobre tudo o que acontece no mundo.

Além disso, é importante que ele esteja sempre atualizado sobre as mudanças que ocorrem em diferentes setores. Isso porque esse profissional vai ser o responsável por gerar inovações e participar da reestruturação dos processos internos de uma empresa ativamente, proporcionando benefícios para o desenvolvimento da companhia.

Para isso, existem diversos cursos com foco em estilo de vida e tendências globais que podem auxiliar o especialista a utilizar as ferramentas necessárias para a análise de mercado. O estudo por conta própria também é um fator importante para atuar na área.

Saiba como identificar tendências com o aprendizado da ComSchool!

Como visto, o coolhunting é uma metodologia altamente benéfica para o desenvolvimento de um negócio, pois ajuda empreendedores a estruturarem as estratégias de negócio com base nas tendências de alta. Por isso, nossa escola de negócios possui uma oportunidade imperdível para auxiliar nesse processo.

Com o programa avançado de marketing digital da ComSchool, além de aprender técnicas avançadas, você se atualiza nas principais ferramentas para as campanhas de marketing e fica por dentro de todas as mudanças relacionadas às mídias sociais e ao ambiente digital.

bottom of page