Investir em novas tecnologias e automatizar processos internos é indispensável para a melhoria contínua de uma série de funções em uma empresa. Dessa forma, também é possível estreitar o relacionamento com o público-alvo e criar uma base de clientes consolidada. Pensando nisso, você sabe o que é e-mail marketing?
Um estudo recente da Data & Marketing Association indica a efetividade do email marketing. Segundo a organização, o ROI (Retorno sobre Investimento) dessas campanhas pode chegar a 42 dólares a cada dólar investido. Além disso, o levantamento indica que as empresas veem essa estratégia como uma das mais eficientes para a nutrição de leads.
Afinal, o que é necessário para executar uma campanha de marketing de qualidade? No artigo que a ComSchool preparou para você, entenda com mais detalhes o que é email marketing, as ferramentas utilizadas para a implementação dessa estratégia e outros detalhes para saber como tirar o máximo proveito dessa prática.
O que é email marketing?
Como uma das práticas mais utilizadas para a comunicação com consumidores, o email marketing é uma estratégia digital que possibilita às empresas o envio de mensagens personalizadas para diferentes finalidades. Por meio dela, é possível informar, divulgar novos produtos e criar diversas campanhas.
Muito além de apenas otimizar a comunicação com sua base de clientes, o email marketing também é utilizado como ferramenta para o aumento no número de vendas. Ao longo do tempo, ela se mostrou uma estratégia essencial para a conversão e é utilizada por empresas dos mais variados segmentos.
Algumas vantagens do email marketing envolvem geração de leads, aumento do ROI e fidelização de clientes. Ao escolher uma finalidade para uma campanha, é possível segmentá-la de acordo com os clientes que desejam receber a nova oferta ou comunicado e, assim, trabalhar em uma comunicação mais assertiva.
Por isso, é uma estratégia que exige planejamento e deve ser executada de forma responsável. O disparo de email marketing requer o consentimento de todos os usuários, e, para isso, as empresas devem oferecer opções para descadastramento da newsletter ou personalização das mensagens que podem ser recebidas.
Quais são os tipos de email marketing?
O email sempre foi uma tecnologia muito utilizada para facilitar a comunicação entre as pessoas. Com o advento da revolução digital e o surgimento das estratégias de marketing, ele passou a ser usado para uma série de funções. Assim, existem diferentes tipos de email marketing que podem ser aplicados pelas empresas. Confira, a seguir.
Newsletter
As newsletters são recursos muito utilizados para estabelecer mais proximidade com uma base de clientes. Elas são criadas para diversas finalidades, como comunicar novidades, ofertas e até mesmo informações relevantes sobre o segmento de atuação da empresa e o nicho de mercado que ela atende.
Muitas vezes, são abordados diferentes temas em uma mesma newsletter. Portanto, se a sua empresa tem um blog ou site com atualizações constantes de informações, criar uma newsletter pode auxiliar a tornar o conteúdo mais relevante.
Eventos
Com o objetivo de promover eventos, o email marketing é muito utilizado para a divulgação de palestras, workshops e outras atividades. É uma estratégia que foca principalmente a fidelização de clientes.
Por meio da mensagem no email, é possível adicionar todas as informações necessárias para a participação dos eventos, como endereço (ou link de acesso), horários, valores e muito mais. Tudo isso disponibilizado de forma personalizada para os leitores.
Feedback
A experiência do usuário é um dos principais aspectos para garantir bons resultados para um negócio. Como forma de compreender o comportamento da audiência e obter insights valiosos sobre a qualidade, é possível estabelecer uma comunicação com clientes que adquiriram algum produto ou serviço.
Com esse tipo de informação, é possível otimizar a comunicação com o seu público-alvo e até mesmo reestruturar uma série de processos internos com base nas opiniões dos clientes e nos pontos de melhoria identificados.
O que considerar ao fazer email marketing?
Alguns aspectos são essenciais para garantir que a automação de emails de uma empresa seja eficiente. Para isso, o primeiro passo é investir em uma ferramenta que ofereça toda a estrutura necessária para personalizar as mensagens de acordo com o público-alvo e a segmentação desejada.
Algumas ferramentas permitem que as empresas tenham diversas possibilidades para a customização de mensagens, de acordo com o tipo de email marketing desejado. A exemplo disso, o RD Station oferece uma estrutura própria para a implementação de newsletters.
Também é importante acompanhar o desempenho dos emails disparados para avaliar a efetividade das campanhas implementadas. Assim, você tem acesso a estatísticas importantes e dados relevantes, como número de cliques, aberturas de emails e outras informações.
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Agora que você já tem diversas informações sobre o que é email marketing e como ele pode ajudar uma empresa a alavancar o seu negócio, saiba que a ComSchool oferece o curso ideal para você se especializar nessa estratégia.
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