top of page

O que é EAD? Entenda como essa modalidade de ensino pode criar oportunidades

Muito se ouviu falar nesta modalidade de ensino nos últimos anos, mas nem todas as pessoas sabem o que é EAD. O ensino a distância existe há muitos anos, mas ganhou força na última década, especialmente com a quarentena de 2020 a 2022.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), a educação a distância aumentou em 474% de 2011 para 2021. Atualmente, mais da metade dos alunos do Ensino Superior prefere o virtual ao presencial. Outros números relevantes:

  1. em 2019, o total de ingressantes em cursos virtuais ultrapassou o de cursos presenciais;

  2. quase 41,5% das matrículas em cursos superiores em 2021 foram feitas na modalidade de EAD;

  3. 76,9% dos alunos que se matricularam em cursos superiores escolheram instituições de ensino privadas.

Todos esses dados são relevantes para entendermos o cenário do EAD no Brasil. Assim, é possível visualizar a importância dessa modalidade no país. A seguir, saiba tudo sobre o tema com o conteúdo do blog da ComSchool!

EAD X estudo presencial

Ao saber o que é EAD, muitas pessoas acreditam que esta modalidade de ensino é somente a transferência direta do que era dado em sala de aula presencial para o espaço virtual. No entanto, apesar do aprendizado a distância ser tão rico quanto o offline, para chegar ao mesmo objetivo, o caminho é diferente.

Dessa maneira, é preciso que haja uma adaptação de metodologia, materiais didáticos e dinâmicas para que o ensino a distância seja proveitoso para o aluno. Ou seja, o virtual não é apenas um espelhamento do presencial, e sim uma modalidade educacional alternativa.

Ao estudar em uma escola que aplica o EAD de forma correta, você também poderá ter um aprendizado rico e prático, assim como acontece presencialmente. A modalidade, contudo, funciona via aulas online, que podem acontecer em plataformas próprias ou em espaços como o Google Meet ou o Zoom, por exemplo.

Além disso, existem duas vertentes da modalidade que você pode escolher de acordo com a sua preferência e rotina:

  1. síncrona: também conhecida como aula online ao vivo, é quando você, o professor e seus colegas se reúnem ao mesmo tempo para a aula;

  2. assíncrona: popularmente chamada de videoaula, ela é gravada pelo professor e disponibilizada para o aluno assistir em qualquer momento dentro de um período.

Qual escola online escolher?

Quando pessoas em busca de aprendizado conhecem o que é EAD, é muito comum que fiquem imediatamente interessadas. No entanto, é fundamental pesquisar a fundo sobre qual escola virtual se matricular, para não se arrepender depois.

Isso porque, como mencionamos, não basta espelhar todo o método do aprendizado presencial e aplicar no ensino a distância. Conheça algumas das características importantes para garantir que a sua escola está preparada para oferecer aulas online de qualidade.

Experiência

Ter anos de experiência ou uma quantidade significativa de alunos formados é um bom indicativo da qualidade da escola. Isso porque, conforme o tempo passa e mais pessoas completam os estudos, mais a instituição pode se aprimorar e entender quais são os pontos de desenvolvimento.

Conteúdo programático

Ter um conteúdo programático bem-estruturado, que mostre quais serão as capacidades desenvolvidas ao longo do curso, é fundamental. Assim, o aluno poderá visualizar desde o começo as competências que ele terá após completar os estudos.

Professores

Uma escola online deve contar com professores que não somente têm a didática, mas também a experiência. Assim, eles poderão expor problemas e soluções reais para os alunos, acompanhando-os no processo de aprendizagem e trocando conhecimento.

Certificado

Ter certificados para comprovar a conclusão de seus cursos é uma grande conquista. Por isso, escolha instituições de ensino que emitem esse documento — melhor ainda se o certificado for reconhecido por outras instituições de renome na sua área.

Atualização

Profissionais devem se manter sempre atualizados, e o mesmo vale para escolas. Por isso, uma maneira de verificar a qualidade da instituição de ensino do seu interesse é observar os temas abordados nos cursos e conteúdos programáticos para verificar se eles estão de acordo com as novidades ou não.

Materiais complementares

Engana-se quem acha que o EAD tem foco apenas em vídeos. Uma escola que disponibiliza materiais complementares virtuais e/ou presenciais (ebooks, visitas técnicas, cases etc.) proporcionará um enriquecimento muito maior do que outra que não oferece esse tipo de conteúdo.

A ComSchool é a escola virtual ideal para você!

Agora que você já entendeu o que é EAD, vai adorar saber que a ComSchool é uma escola com todas as vantagens que mencionamos anteriormente. São cerca de 200 mil alunos formados ao longo de mais de 12 anos de experiência oferecendo cursos a distância sobre ecommerce, marketing digital, redes sociais e habilidades comportamentais.

Por isso, se você está em busca de uma escola virtual para se tornar um profissional ainda mais completo, não deixe de conhecer nosso catálogo de cursos e aproveitar! Temos opções para diversos níveis de experiência em várias áreas de atuação.

Comentarios


bottom of page