No mundo dos negócios, é comum notarmos que há empresas de diferentes portes. Independentemente do tamanho, sendo pequena, média ou grande, cada uma delas possui suas próprias características e finalidades. Sendo assim, você sabe o que é EPP? Elas têm crescido cada vez mais nos últimos anos.
Geralmente, a diferença de porte das empresas não se dá apenas pelo quadro de funcionários, mas principalmente pelo montante de faturamento anual. Dessa forma, fica muito mais fácil realizar as cobranças de impostos devidos, sem gerar desigualdade em relação às grandes empresas.
Outro fator importante para a identificação da sua empresa como uma EPP é o fato dela poder se enquadrar na Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O regulamento promove benefícios e incentivos para as organizações e empresários que integram o setor.
Pensando nisso, neste conteúdo, você saberá o que é EPP e como abrir uma empresa desse ramo. Assim, ficará por dentro das principais exigências para abrir a sua empresa de maneira legal e ainda compreender como o marketing digital pode auxiliar o seu negócio a prospectar novos clientes e gerar conversão.
O que é?
Afinal, o que é EPP? A sigla é uma referência a Empresas de Pequeno Porte. De forma geral, para se enquadrar nessa identificação, as empresas devem apresentar um faturamento anual entre 361 mil a 4,8 milhões de reais. Além disso, as EPPs de serviços e comércios precisam conter em seu quadro de funcionários até 49 profissionais.
Já as empresas de pequeno porte do ramo industrial podem ter de 20 a 99 colaboradores. As organizações de pequeno porte são formalizadas por meio da Lei Complementar nº 139/2011. A lei federal também se enquadra para os MEIs, isto é, os microempreendedores individuais.
Além disso, uma EPP também pode se beneficiar das vantagens oferecidas pelo Simples Nacional, ou seja, redução de diversos impostos e tributações. Entretanto, o órgão tem como principal critério um teto de faturamento para EPP que exige que essas empresas tenham uma renda bruta anual de até 4,8 milhões de reais.
Em relação à fiscalização desse tipo de negócio, a orientação dos órgãos fiscalizadores tem finalidade educativa, de forma que promova o crescimento social e econômico do negócio. Essa orientação só não é associada a empresas que não fazem parte desse segmento ou apresentam outro tipo de atividade.
Como abrir uma empresa dessa categoria?
Outra dúvida comum entre os novos empreendedores é como abrir empresa de pequeno porte e, para isso, deve ser seguida uma série de passos fundamentais. Uma EPP precisa estar em condições legais para atuar no cotidiano e, por isso, aqui, você vai conhecer as principais etapas para a criação de uma empresa como essa. Confira, a seguir.
Contador e natureza jurídica
O primeiro passo no processo de abrir uma EPP é contratar um contador que seja especializado e habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Somente esse profissional será apto para auxiliar no que for necessário para criar a sua empresa e ter tudo que precisa para identificar os tributos.
Outro fator fundamental é a definição da natureza jurídica do seu negócio. Ela pode fazer parte de diferentes modalidades societárias. Caso ela não tenha sócios, pode ser uma Empresa Individual, uma Sociedade Unipessoal ou uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
Caso seu negócio tenha sócios, há a possibilidade de defini-lo como Sociedade Empresária Limitada ou Sociedade Anônima. Após essa definição, o empreendedor poderá escolher o nome e registrá-lo no cartório e na Junta Comercial, além de definir o ramo de atividade.
Contrato social e outras burocracias
Após essas etapas, é importante definir o aspecto societário da empresa legalmente, por meio de um advogado. Esse documento é um dos mais importantes no processo de criação de uma EPP. Além disso, o empreendedor deve comparecer à prefeitura do município onde a organização estará localizada, para fazer a Inscrição Municipal e Estadual.
Dessa forma, a empresa estará apta para executar as atividades de forma legal. Entretanto, com a abertura do negócio, é importante saber como prospectar clientes e gerar conversão. A seguir, saiba como o marketing digital pode ser benéfico para o desenvolvimento da sua empresa a médio e a longo prazos.
Como o marketing digital pode auxiliar uma empresa de pequeno porte?
Além de saber o que é EPP, é importante ter em mente que o marketing digital também pode oferecer a essas empresas, uma vez que existem estratégias de baixo custo que podem ajudá-las a se desenvolver e construir presença digital.
Uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é importante para manter a relevância do seu negócio em relação às pesquisas dos usuários. Portanto, se a sua organização tem uma página na Internet, é possível implementar técnicas que podem gerar conversão ao longo do tempo.
Também é possível utilizar estratégias de mídia paga, como anúncios, ou optar por métodos que melhorem o tráfego orgânico. Por isso, deve-se ter em mente que não há um único meio correto e eles devem ser planejados com base nas características da EPP e nos objetivos do seu negócio.
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