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O que é outbound marketing? Conheça as principais vantagens desse modelo

Aprimorar as estratégias de marketing de uma empresa é um dos principais fatores para prospectar novos clientes que atendam ao perfil de negócio. Sendo assim, o outbound marketing é um modelo de prospecção ativa, responsável por gerar receitas para companhias de diferentes formas.

Essa etapa é uma das mais importantes no desenvolvimento de um negócio e na jornada de compra dos clientes. Isso porque é a partir dela que se torna possível estabelecer um relacionamento mais próximo e fidelizar os consumidores.

A partir deste artigo, nosso objetivo é esclarecer os principais detalhes sobre o que é outbound marketing, explicar as diferenças entre ele e inbound marketing e mostrar outros pontos relevantes. Continue a leitura para ficar por dentro do tema.

O que é?

O outbound marketing consiste em uma estratégia para atrair clientes para o negócio de forma ativa. Esse processo é feito por meio da identificação dos perfis de consumidores existentes e do mapeamento das características deles, considerando as soluções que a empresa oferece.

Também chamado de marketing tradicional, esse modelo de estratégia costuma ser voltado para empresas B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). Os dois modelos buscam estreitar os relacionamentos com os consumidores finais por meio dos canais de comunicação das companhias.

Entre os principais fatores para prospectar clientes por meio das estratégias de outbound marketing, está a definição do perfil de cliente ideal, assim como a criação de um plano de marketing personalizado para manter a comunicação com o consumidor e entender as principais necessidades dele.

É comum se deparar com ferramentas que fazem parte das estratégias de outbound em diversos meios de comunicação do cotidiano. Basicamente, qualquer propaganda que ofereça um produto ou uma solução é considerada parte desse modelo. Confira os tipos principais abaixo:

  1. peças de publicidade em televisão ou rádio;

  2. anúncios publicitários na internet, nos jornais e nas revistas;

  3. telemarketing.

Outbound 2.0

Com a ascensão de diversas ferramentas de marketing digital para a mensuração da reputação de uma empresa, como o SEO (Search Engine Optimization) e o Google Analytics, os empreendedores precisaram se adaptar. Além disso, essa mudança tornou necessária a especialização dos times profissionais.

Assim, em vez de uma empresa ter um profissional responsável por todas as etapas da jornada de compra do consumidor, participando desde a fase de prospecção até o fechamento, viu-se a necessidade de dividir as funções. Essa separação de atividades ficou conhecida como outbound 2.0.

Dessa forma, o ideal para essa metodologia é ter um profissional de Business Intelligence (BI) responsável pelo mapeamento dos perfis de clientes. Além disso, é preciso contar com o hunter (responsável pela prospecção) e os closers (voltados para o fechamento das contas).

Qual é a diferença entre outbound e inbound marketing?

Ao passo que o outbound consiste na prospecção ativa de clientes, o inbound marketing faz o caminho inverso. As estratégias de marketing inbound buscam atrair os clientes. Ele também é conhecido como “marketing de atração” ou “prospecção passiva”.

Diferentemente do outbound, que vai até o cliente para oferecer a solução, o inbound marketing consiste em despertar o interesse do público por meio de estratégias a médio e a longo prazo.

Geralmente, as estratégias inbound seguem o conceito do funil de vendas, onde o consumidor é guiado até chegar na etapa de fundo e virar um cliente, de fato. Para isso, as empresas precisam proporcionar conteúdos relevantes para o público em formatos de blog, landing pages, entre outros.

Em relação ao valor, por serem mais imediatistas, as estratégias de outbound exigem maior investimento. Por outro lado, o inbound apresenta custos mais flexíveis com base nas estratégias planejadas para cada empresa e nos objetivos de negócio.

Vantagens do outbound marketing

O outbound marketing pode trazer uma série de benefícios para as empresas que desejam reestruturar as estratégias de marketing. A principal vantagem desse modelo é a geração de ROI (Retorno sobre Investimento) de forma mais ágil, uma vez que a prospecção ocorre mais rapidamente também.

Uma vantagem notável é a facilidade de mensuração dos resultados das campanhas aplicadas. Devido à agilidade na fidelização dos consumidores, é possível analisar os resultados em tempo reduzido, auxiliando gestores a identificarem o impacto das estratégias.

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Escolher entre estratégias de inbound e outbound marketing é uma tarefa que requer um planejamento prévio por parte dos gestores que visam potencializar os ganhos com a atração de novos clientes. Por isso, é importante considerar uma série de fatores antes de tomar essa decisão.

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