top of page

O que é palavra-chave? Saiba como otimizar uma estratégia de marketing digital

As estratégias de marketing digital são essenciais para o processo de crescimento de uma empresa. Entretanto, para isso ser possível, é necessário sair na frente da concorrência, selecionando termos que vão de encontro com as necessidades de busca dos clientes. Pensando nisso, você sabe o que é palavra-chave?

As palavras-chave desempenham um papel essencial nas estratégias de marketing. Isso acontece devido à necessidade de as pessoas as utilizarem todos os dias para realizar buscas na internet com o intuito de solucionar dúvidas e encontrar informações.

Muito além disso, hoje, elas representam uma forma de analisar o mercado a respeito de um determinado setor. Elas também são utilizadas em meio a estratégias para otimização de busca nos principais buscadores, como o Google. Inclusive, a plataforma tem o próprio sistema de análise de palavras-chave.

Há uma série de ferramentas e plataformas que podem auxiliar uma equipe de marketing a encontrar o termo ideal. Continue a leitura deste artigo para compreender o que é palavra-chave e qual é a importância para os negócios do ambiente digital.

O que é palavra-chave?

Afinal, o que é palavra-chave? Ela é conhecida pelo nome em inglês, “keyword”, por meio do Google. Uma keyword nada mais é que um indicador formado por um ou mais termos de pesquisa sobre um determinado assunto, representando um instrumento de pesquisa.

Levando em consideração que todo e qualquer tipo de pesquisa parte de um termo inserido nos mecanismos de busca, a palavra-chave é definida como artifício para a resolução de problemas. Além disso, é utilizada para a busca de produtos, serviços, informações e outros tipos de dados na internet.

Do ponto de vista do setor de marketing de uma empresa, ela representa muito mais que apenas um termo de busca. Isso porque será utilizada no processo de produção de conteúdo para o público-alvo, ou seja, uma forma de guiá-lo na jornada de compra para o negócio.

Sendo assim, definir uma palavra-chave como o pilar do conteúdo é uma maneira de informar ao Google que a página em questão tratará sobre determinado assunto. Utilizando uma estratégia eficiente de escolha de palavras-chave, é possível ranquear o conteúdo nas primeiras posições do buscador.

Qual é a importância de uma palavra-chave?

Além de saber o que é palavra-chave, é importante compreender por que ela se tornou tão importante no processo de criação de estratégias de marketing e campanhas de anúncios. A principal razão para a aderência é a necessidade de destacar a página do negócio na internet.

A partir disso, é possível obter maior audiência para o empreendimento digital e, consequentemente, gerar mais leads por meio de conversão. Uma vez que o negócio tem alta reputação, facilita o processo de fidelização do público-alvo ou o nicho de mercado que a empresa definiu previamente.

Devido à alta concorrência que diversas empresas e setores apresentam, construir uma estratégia com foco em palavras-chave pode gerar mais tráfego orgânico. Entretanto, é preciso dispor de uma equipe de profissionais altamente qualificados e que apresentem os conhecimentos adequados para aplicar a melhor estratégia.

Para isso, as etapas de funil de conversão podem ajudar a definir quais são os termos mais adequados a serem utilizados nos conteúdos para a web. Outro fator importante é apresentar conteúdos que integram as diferentes etapas do funil, de topo, meio ou fundo.

SEO

A principal estratégia de marketing utilizada para otimizar conteúdos com o uso de palavras-chave é o SEO (Search Engine Optimization, em inglês). Por meio de uma estratégia com essa metodologia, é possível ranquear uma página com base na relevância do termo.

Nos conteúdos com foco em SEO, esses termos levantados são utilizados ao longo do texto e integram as title tags, as meta descriptions e a própria URL da página. Entretanto, a criação dos conteúdos deve considerar a persona estabelecida e seguir uma linguagem de acordo com o que se espera do público-alvo.

Como verificar a relevância de uma palavra-chave?

O processo de pesquisa de palavras-chave pode ser realizado por meio de diversas plataformas. As principais disponibilizadas no mercado são Semrush e Google Keyword Planner. Essa última é a principal ferramenta para a criação de campanhas no Google Ads.

Entretanto, para uma estratégia obter êxito, depende de muitos fatores, sendo a periodicidade de conteúdos um dos principais. Também é importante verificar a relevância dos termos ao longo do tempo para compreender o grau de necessidade de busca dos usuários sobre determinado assunto.

Saiba como otimizar as estratégias da sua empresa com a ajuda da ComSchool!

Agora que você já compreendeu detalhadamente o que é palavra-chave e qual é a importância disso para alavancar a visibilidade de uma empresa, que tal aprender na prática? Com os cursos de marketing digital da ComSchool, você descobre diversos conceitos e ferramentas essenciais para destacar o seu negócio no mercado.

Comments


bottom of page