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O que é posicionamento de marca? Saiba a importância desta prática para o seu negócio

O posicionamento de marca em uma empresa é uma prática que deve ser constantemente executada para obter os resultados almejados. Hoje, a competitividade do mercado exige que as empresas explorem seus diferenciais, para que se destaquem e sejam a principal referência para o público-alvo.

A forma com que as empresas se apresentam visualmente no dia a dia ou quando desejam comunicar um novo produto ou serviço é de extrema importância. Esse tipo de processo deve ser aplicado de forma contínua por todo e qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento.

Para compreender a importância e como a estratégia de posicionamento de marca pode ser implementada na sua empresa, a ComSchool desenvolveu este post especial com diversas informações necessárias. Assim, você aplicará as principais dicas no dia a dia da sua empresa e criará uma identidade eficiente.

O que é posicionamento de marca?

Segundo Philip Kotler, grande referência para o marketing contemporâneo, o posicionamento de marca consiste tem como objetivo formular uma oferta comercial que ocupe um lugar na mente do público-alvo da marca. Para isso, as empresas devem fazer parte de um processo abrangente.

Estabelecer conexão com o consumidor por meio de uma identidade única é a melhor forma de agregar valor para a sua marca e oferecer as respostas para as principais buscas dos usuários. Essa metodologia também exige que as empresas busquem as principais tendências do mercado em relação à tecnologia.

A estratégia de posicionamento de uma marca vale para qualquer tipo de solução oferecida para a audiência de um negócio, seja um novo produto, serviço ou até mesmo um indivíduo que representará a empresa em algum momento. Para isso, a comunicação com o público é o ponto-chave para obter bons resultados.

Durante esse processo, o branding é um grande aliado das estratégias de posicionamento de marca, uma vez que reforça a identidade da marca, aumenta a visibilidade e melhor a receptividade.

Quais são os benefícios do posicionamento de marca?

Assim como o ser humano tem a capacidade de se expressar de diferentes maneiras, as marcas também possuem essa característica. E, como citado anteriormente, independentemente do nicho de mercado em que a sua empresa atua, é possível aplicar estratégias para otimizar a apresentação para o público.

Mas, quais são as vantagens de investir em um posicionamento de marca? Visto que a Internet hoje desempenha um papel fundamental para a divulgação das marcas, utilizá-la para apresentar seus diferenciais ao público é uma forma de romper com diversas barreiras que impedem sua evolução.

Sendo assim, os principais benefícios que o posicionamento de marca podem proporcionar às empresas são: aumento de visibilidade; melhorias no fluxo de negociações e no número de vendas; construção de autoridade no mercado de atuação, boa imagem em relação à competitividade; e maior credibilidade.

Por isso, essa metodologia é válida não somente para empresas que estão sendo introduzidas no mercado, mas principalmente para aquelas que necessitam reformular a imagem e apresentar novas perspectivas para seus nichos de atuação. É um processo que ocorre de forma contínua e pode apresentar resultados a médio e a longo prazos.

Como realizar o posicionamento de marca?

O processo de posicionamento de marca requer um estudo detalhado a respeito da história da empresa e dos seus principais objetivos no mercado. A partir desses dados, obtém-se uma perspectiva geral sobre o projeto e o público-alvo para compreender a experiência do consumidor ao estabelecer contato com a empresa.

O objetivo geral é entender o que influencia no poder de decisão do consumidor e o que o leva a fechar a compra compra, por exemplo. Além disso, também é possível entender se ou pelo que o cliente foi instigado durante esse processo. É uma forma de obter um diagnóstico preciso sobre a atuação da empresa.

Por isso, ao decidir implementar estratégias de posicionamento de marca no seu negócio, os gestores devem pensar que o principal caminho é encontrar o equilíbrio entre o que a empresa expressa no dia a dia e o que ela realmente é. Esse processo é fundamental para se tornar a principal referência para os consumidores.

O destaque de uma marca acontece principalmente pela forma como ela consegue exibir seus diferenciais em relação às concorrentes, ao passo que proporciona credibilidade para seu público. A autenticidade é a principal característica que as empresas devem buscar, mesmo se a identidade de marca é criada com base em outras experiências.

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Como você pôde perceber, o posicionamento de marca é um processo a médio e a longo prazos, mas que pode ser muito benéfico para a construção da identidade da sua marca. Quer aprender na prática como destacar a sua empresa frente à concorrência? Confira os cursos de marketing digital da nossa escola de negócios e aproveite!

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