Apresentar um diferencial em meio a tantas empresas na comunicação com o cliente é um grande desafio em praticamente todos os setores. Investir em estratégias para engajar os clientes utilizando técnicas de escrita avançada é um fator que pode agregar positivamente. Sendo assim, você sabe o que é storytelling?
Muito utilizado para compor a jornada do consumidor, o storytelling está presente em diversas estratégias de marketing, como o copywriting, em que é necessário criar uma conexão mais próxima com o público para gerar conversão. A técnica é essencial para a transmissão de qualquer mensagem para o público-alvo de uma marca.
Porém, de que forma contar histórias pode ser benéfico para a audiência de uma marca? Para responder a essa pergunta, é simples: desde sempre, histórias cativam e geram diversas emoções, como felicidade, tristeza e outras. A partir delas, é possível estreitar a relação com as pessoas.
A ComSchool preparou este artigo com o intuito de explorar mais detalhes sobre o que é storytelling. Dessa forma, você fica por dentro desse recurso tão essencial para a jornada de compra dos consumidores e a prospecção de novos clientes para o seu negócio.
O que é?
De forma geral, storytelling é o nome dado para a arte de contar histórias reais por meio de palavras e imagens, utilizando a escrita criativa. Muitas empresas usam essa metodologia para compor uma estratégia de marketing com o objetivo de engajar clientes para o negócio.
Utilizando personagens, conflitos e situações, é possível contar uma narrativa cativante para o público-alvo e, consequentemente, conectar-se com o leitor emocionalmente. A técnica também é usada em meios de aprendizado em diferentes âmbitos e situações.
A partir daí, estabelece-se uma relação mais próxima com o consumidor, sendo possível persuadi-lo positivamente durante a jornada de compra. Portanto, os empreendedores que utilizam o storytelling podem fidelizar os clientes, o que é um diferencial importante para gerar mais tráfego e conversão.
Diversas agências de marketing e empresas reestruturam os modelos de negócios para incluir o método de elaborar enredos instigantes e atrativos para os usuários. Uma grande vantagem é que esses conteúdos podem ser adaptados para diferentes meios de comunicação.
Estudo de personas
Para obter êxito durante o storytelling para negócios, é importante conhecer a fundo o público-alvo da sua empresa. Identificar o perfil de consumidores e visitantes do seu negócio é uma maneira de saber como trabalhar cada conteúdo, principalmente, contando uma história que vá de encontro às necessidades.
As personas representam os perfis ideais de clientes para o negócio. Com essa estratégia de marketing, você passa a conhecer os principais interesses dos consumidores. Esse fator é essencial para a superação de desafios e a criação de ideias para otimizar os processos internos da sua empresa.
Qual é a importância do storytelling para o marketing?
Além de saber o que é storytelling, é importante entender que o marketing de conteúdo é muito beneficiado por essa estratégia. A exemplo disso, é muito comum observar alguém contando uma história antes de oferecer um produto em propagandas audiovisuais.
Portanto, o storytelling também proporciona maior relevância para o negócio, uma vez que as histórias auxiliam a construir a credibilidade a respeito de algum serviço. Isso ajuda a desenvolver confiança por parte do público e chegar a mais pessoas, o que é importante para gerar leads.
A persuasão também é um ponto-chave para a construção de uma boa história. Diferentemente do que muitos pensam, não é uma técnica voltada apenas para mudar a ideia de alguém sobre algum conceito. No marketing, a escrita criativa utiliza a persuasão e a memória afetiva para transmitir pensamentos com mais clareza.
Quais elementos são essenciais no storytelling?
Os elementos indispensáveis na metodologia do storytelling são: mensagem, ambiente, personagem e conflito. Cada um desses recursos compõe a base de uma boa narrativa. Sabendo conectá-los com uma boa história, é possível entusiasmar a audiência e obter resultados positivos em campanhas.
De todos esses elementos, destaca-se a presença de um conflito bem construído. Isso porque esse fator instiga a curiosidade do leitor ou do espectador, o que contribui para a jornada no funil de vendas. Os seres humanos respondem a gatilhos emocionais, necessários nessa etapa.
Entretanto, para saber o que é storytelling e utilizá-lo a seu favor, é importante construir uma narrativa instigante para o público e que tenha relação com a identidade da sua marca. Dessa forma, a jornada pode ser ainda mais efetiva para executar uma determinada ação.
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