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O que é ticket médio? Saiba como calcular e a importância dessa métrica

Para fazer o gerenciamento de um negócio, um dos principais fundamentos para acompanhar a evolução dos processos e resultados é utilizar os indicadores de performance. A partir deles, é possível reformular valores de vendas e mensurar o desempenho. Sendo assim, você sabe o que é ticket médio?

De forma geral, o ticket médio é um indicador de performance de vendas de uma empresa. Ele é essencial para definir o valor das negociações e também é necessário para avaliar o planejamento estratégico como um todo. Além disso, ele auxilia na tomada de decisões e a gerar insights importantes.

Para compreender o que é ticket médio e como ele pode auxiliar a identificar os clientes mais importantes para o seu negócio, a ComSchool desenvolveu este artigo especial. Continue a leitura para saber como calcular ticket médio e usá-lo a favor do seu negócio.

O que é ticket médio?

Como citado anteriormente, o ticket médio é considerado um indicador de vendas. Ele representa a efetividade da equipe comercial de uma empresa em relação ao fechamento de negociações com os clientes. É uma das estratégias mais utilizadas pelas organizações na análise de performance.

O principal objetivo desse KPI é aumentar o faturamento conforme se obtém o valor médio das vendas, o que permite que as empresas consigam fazer reajustes nos preços de produtos e serviços oferecidos aos clientes, seja um comércio B2B ou B2C. Ele ainda auxilia a medir o desempenho individual e o da equipe de uma empresa.

O cálculo do ticket médio pode se dar de duas formas: tendo como base o número de vendas sobre determinado produto ou a partir do número de clientes da empresa. O ticket médio baseado no número de vendas serve para avaliar a efetividade de um profissional em suas negociações.

Já o ticket médio com foco no número de clientes é utilizado para compreender quais consumidores são mais importantes para a sua empresa, a fim de melhorar o relacionamento. Dessa forma, é possível saber quais deles contribuem com mais frequência para o faturamento na receita.

Como calcular o ticket médio?

Um dos principais aspectos para compreender o que é ticket médio é saber como realizar este cálculo, que pode ser feito de forma simples, uma vez que se tem os dados necessários — faturamento do período desejado e o número de clientes. Sendo assim, a fórmula é:

Ticket médio = faturamento do período desejado / quantidade de negociações

Com o valor médio obtido, é possível identificar novas estratégias a serem aplicadas em seu negócio, como o cross selling e o up selling. É importante lembrar que o resultado representa apenas um valor médio a respeito das vendas realizadas e não um resultado exato.

Como aumentar o ticket médio?

O aumento do ticket médio da empresa deve acontecer de acordo com o progresso no faturamento e suas relações com os clientes. Assim, é possível também aumentar o Retorno Sobre Investimento (ROI) do negócio sem realizar grandes aplicações de investimento e focando apenas a prospecção de leads.

Para isso, priorize as negociações com os clientes mais efetivos da empresa, ou seja, aqueles que mais contribuem com o sucesso do negócio. Entretanto, pode ser necessário proporcionar um treinamento avançado para os profissionais obterem mais efetividade na captação, fechamento e fidelização.

Outro fator indispensável para melhorar o relacionamento com o cliente é saber como estimular negociações com aqueles já fidelizados. Isso porque é muito mais fácil convencê-los de que o seu produto ou serviço é eficaz, comparado ao processo de prospectar um novo cliente.

Quais são os benefícios desse indicador?

Além de entender o que é ticket médio, também é indispensável saber que realizar esse cálculo na sua empresa é uma forma de ter maior controle sobre a efetividade das negociações. As informações obtidas são essenciais para aprimorar os resultados e promover melhorias na jornada do consumidor.

Portanto, ao identificar a satisfação de um cliente em uma negociação com a empresa, é importante compreender qual foi o fator determinante para a sua escolha, a fim de para aplicá-lo em outras vendas e, assim, ter mais sucesso em seu empreendimento. 

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