top of page

O que é UI? Entenda como o que o cliente vê pode influenciar na decisão de compra

Você sabe o que é UI? Ele é um conceito importante, especialmente para quem busca abrir uma loja virtual ou construir um aplicativo. Apesar de ser deixado de lado muitas vezes, o ganho que você pode ter ao investir em um bom UI não deve ser subestimado.

Sigla para user interface (“interface do usuário”, em português), o UI é uma maneira simples, porém poderosa, de ganhar a graça do público. Quer entender o que é UI em mais detalhes? Então, continue a leitura! O blog da ComSchool vai explicar tudo o que você precisa saber!

User interface

Pense que você vai navegar por um site. Ao entrar na página inicial, a primeira coisa perceptível é que todos os elementos dela estão alinhados de maneira diferente. Além disso, não há nenhum elemento visual: tudo está configurado por meio de textos na fonte padrão “Times New Roman”.

Em alguns casos, nesse momento, a experiência do cliente já se torna tão negativa que ele desiste de qualquer negócio. Teoricamente, mesmo que o site tivesse todas as funcionalidades necessárias, o visual deixava muito a desejar. Assim, um possível lead foi perdido devido à falta de uma boa interface.

Isso é apenas uma das funções que englobam o que é UI, e já demonstra a importância que esse tipo de trabalho tem. Todo o design de uma página e/ou aplicativo, desde as cores escolhidas até as fontes e as imagens, é parte da interface e possui papel decisivo durante a jornada do cliente.

Recursos do UI

A otimização da interface de uma página digital envolve uma série de ferramentas. Cada uma delas é essencial para garantir a fluidez de navegação de um usuário, além da satisfação que ele vai ter durante o período que passar no endereço virtual.

Por isso, é importante que UI designers trabalhem ao lado de outros profissionais, como os UX designers e os desenvolvedores de front e back-end. Dessa maneira, ao contratar uma pessoa ou uma empresa que faça esse serviço por você, certifique-se de que há comunicação e compatibilidade entre todas as áreas.

Cores

Uma das primeiras coisas que um designer de UI vai definir são as cores da sua página. Elas devem corresponder ao branding da sua marca, além de serem bonitas juntas e darem uma boa legibilidade, é claro.

Tipografia

Por falar em legibilidade, outro ponto que é muito estudado pelos designers da área é a tipografia que deve ser utilizada em cada site. Novamente, ela precisa ser fácil de ler e mostrar que foi pensada para a sua marca e o seu site (mesmo que não tenha sido criada exclusivamente para ele).

Animações

Conforme as tecnologias se desenvolvem, o UI também se expande. Uma das novidades que aparecem cada vez mais em páginas web são as animações, que ajudam a criar uma interação maior do visitante. Além disso, o uso desse artifício aumenta o dinamismo.

Elementos gráficos

Elementos gráficos de qualidade passam uma boa impressão para clientes imediatamente. A diferença entre ver uma imagem pixelada colocada de qualquer jeito no layout e uma arte criada e otimizada especialmente para a marca é importante — e percebida pelos leads, mesmo que subconscientemente.

Ferramentas para criar um bom layout

Agora que você já sabe o que é UI, um ponto importante é ter familiaridade com as ferramentas utilizadas para criá-lo. Mesmo que não seja você quem vai fazer o desenho da sua página, ter conhecimento do que é usado para a criação dele pode facilitar muito o processo de revisão e aprovação.

Adobe XD

A Adobe é uma das marcas mais importantes para a maioria dos designers, e ela tem um programa que ajuda UI designers a colocarem as ideias em prática. Com o Adobe XD, é possível criar páginas responsivas e animadas. Além disso, existe a vantagem da integração com outros programas da empresa pelo Creative Cloud.

Figma

O Figma é uma das ferramentas mais adoradas por desenvolvedores atualmente. Fácil de usar, o software conta uma série de recursos por padrão, além de possibilitar a adição de outros por meio dos plugins criados por usuários. Outro ponto forte é a facilidade de trabalhar em equipe e deixar comentários e sugestões.

Sketch

Para usuários de macOS, o Sketch é uma excelente opção semelhante ao Figma. A ferramenta permite a colaboração ao vivo entre equipes e conta com a otimização por meio de plugins.

Conheça outros pontos importantes para o marketing digital com a ComSchool!

Além de saber o que é UI, existem muitos artifícios que um empreendedor que busca criar um site ou um aplicativo deve conhecer. Entenda tudo o que você precisa por meio dos cursos da ComSchool e alavanque sua marca com qualidade e praticidade!

Comentários


bottom of page