top of page

O que é um workshop? Saiba como essa prática pode enriquecer o conhecimento de todos

Você sabe o que é um workshop? Esse modelo de evento é cada vez mais popular entre empresas e ajuda muito no engajamento de colaboradores. Além disso, é uma excelente ferramenta para engrandecer o conhecimento de times e promover o trabalho em equipe.

Se você nunca foi a um evento desse tipo, promovido pela sua empresa ou não, continue a leitura! A seguir, são elencados alguns benefícios para você apresentar à sua equipe e, quem sabe, iniciar uma onda de ensinamentos no seu trabalho.

Também são indicados procedimentos para você colocar a mão na massa e promover um workshop próprio. Com certeza, você terá muito aprendizado para dividir com seus colegas. Aprenda mais com o blog da ComSchool!

O que é e para que serve um workshop

Workshops são oficinas de grupo, desenhadas especialmente para colaboradores compartilharem experiências entre si. Dessa forma, enquanto há um instrutor disponível para iniciar as conversas e garantir a interação dos participantes, o sucesso depende da dinâmica entre o time.

Esse é um dos motivos que faz com que workshops sejam tão importantes: eles promovem o conhecimento por meio do trabalho colaborativo. Assim, enquanto uma pessoa ensina, também pode aprender com quem está ao lado, e assim sucessivamente.

Além disso, a todo momento, os participantes podem voltar à palavra ou dirigir dúvidas ao instrutor responsável, o que ajuda a manter o evento organizado e garante que o cronograma seja seguido, com todos os temas propostos sendo discutidos e todas as questões sobre o assunto sendo sanadas.

Com isso, as possibilidades são infinitas, passando por uma variedade de temas e atividades. É possível até criar um workshop on-line, em que cada um pode interagir de onde estiver, utilizando ferramentas das plataformas de comunicação à distância para garantir o dinamismo.

Workshop x palestra x curso

Com a explicação sobre o que é um workshop, é comum que surja a dúvida sobre a diferença entre workshop e outros modelos utilizados para garantir conhecimento. Alguns exemplos comuns são as palestras e os cursos.

Palestras são excelentes meios de aprendizado. No entanto, diferentemente dos workshops, elas são demonstrativas, o que torna os participantes menos ativos, visto que eles aprendem com as explicações do palestrante e reservam os momentos de interação para sanar dúvidas.

Já a diferença entre um curso e um workshop é que o primeiro, normalmente, tem uma duração mais longa que o segundo. Enquanto um curso é dividido em diversas aulas, cada uma com um conteúdo específico sobre o tema geral, o workshop é um evento único.

É importante pontuar que cada um desses meios de aprendizado não exclui o outro. A união deles costuma trazer um enriquecimento ainda maior. Por isso, não é incomum encontrar palestras com workshops ao final ou cursos que incluem palestras no cronograma, por exemplo.

Como fazer um workshop

Se você possui conhecimentos que gostaria de compartilhar com as pessoas, pode organizar um evento como esse! Recomenda-se começar em um local que você já conhece, como um workshop empresarial onde você trabalha, para sentir-se à vontade.

Se você faz parte de grupos, como um clube do livro ou uma turma de artesanato, também pode começar por eles. O importante é estar confiante para conduzir a oficina por completo, promovendo a interação entre os participantes. Veja mais dicas de como planejar um workshop, a seguir.

Esteja craque no tema

Para aprender o que é um workshop propriamente dito, é preciso ter domínio do conteúdo apresentado. Por isso, revise seus conhecimentos, esteja preparado para esclarecer possíveis dúvidas e dar assistência àqueles que estiverem presentes.

Entenda quem vai participar

A linguagem e a abordagem do workshop devem conversar com o local onde ele será promovido. Se você nunca foi ao lugar, tente visitá-lo previamente para conhecer as pessoas com quem irá interagir.

Prepare materiais de antemão

As principais propostas desse tipo de evento são a dinâmica e interatividade. Então, é importante que você, como instrutor, forneça materiais que incentivem as pessoas a trocarem experiências, o que pode ser feito por meio de slides, exercícios mentais etc. São diversas opções!

Não tenha medo do público

É normal que pessoas com interesse pela temática proposta compareçam ao seu evento. Não tenha medo de perguntas complexas ou pontos diferentes de vista. Prepare-se para aprender junto!

Conte com uma boa estrutura

Por fim, não esqueça que qualquer evento precisa de algum tipo de apoio. Conte com um time para ajudar você a organizar os equipamentos antes, durante e depois do workshop para garantir que tudo ocorra bem.

Tenha mais aprendizado na sua empresa com a ComSchool!

Você sabia que a ComSchool também pode ensinar na sua empresa? Agora que você entendeu o que é um workshop e qual é a importância desse tipo de evento, não deixe de conferir os cursos in-company que promovemos em nossa escola!

Commentaires


bottom of page