top of page

O que é uma persona? Entenda a importância dessa estratégia do marketing digital

As estratégias do marketing digital sempre se renovam para gerar resultados cada vez mais positivos. Por exemplo, você sabe o que é uma persona? Essa novidade surgiu há alguns anos e dominou a área, por uma boa razão.

A persona ajuda qualquer empresa a direcionar os esforços de comunicação de maneira mais assertiva. Quer entender como? Aprenda o que persona significa no conteúdo a seguir e descubra como você pode alavancar suas vendas com a ajuda dela!

Com quem as empresas falam?

Antes de saber o que é uma persona, é preciso lembrar que qualquer empresa tem um público, em especial as que trabalham diretamente com o consumidor final. Por isso, ela precisa conversar com as pessoas, garantindo que haja um sentimento de entendimento mútuo.

Assim, um dos principais pilares da comunicação externa empresarial é o entendimento da dor do consumidor. Ao ver uma marca que conhece o público, a pessoa fica interessada e busca engajar-se com a empresa, consumindo o que é oferecido.

Contudo, para fazer isso de maneira assertiva, é comum que as marcas demorem muito tempo para calibrar o tom de voz. Isso pode ser evitado com uma estratégia simples, mas que faz toda a diferença: a criação de personas.

Se você quer entender o que é uma persona, saiba que essa é uma estratégia onde são criados personagens que seriam consumidores de uma marca. Dessa forma, por meio de estudos dos clientes já existentes de uma empresa e dos que ela está buscando conquistar, desenham-se personalidades-guia.

A importância da persona

Imagine a seguinte pessoa: Marcos tem 21 anos e três gatos. Ele está no primeiro ano da faculdade de agronomia. Para isso, teve que se mudar da cidade natal, na capital do estado, para o interior. Com a ajuda do trabalho como garçom, ele consegue se manter em um pequeno apartamento junto aos pets.

Atualmente, o maior problema de Marcos é não ter muito tempo e espaço para cuidar dos gatinhos que tem em casa. Por isso, ele busca soluções para simplificar esses cuidados ao máximo e oferecer uma melhor qualidade de vida aos pets.

Agora, imagine que você é uma empresa que desenvolve itens para felinos. Ao ver essa persona, é possível identificar uma série de oportunidades para desenvolver produtos que ajudem o Marcos no futuro, como caixa de areia automatizada e camas suspensas para economizar espaço.

Contudo, enquanto os produtos não estão prontos, você pode usar esse e outros exemplos de persona para direcionar a sua comunicação. Para isso, é possível realizar posts de DIYs nas redes sociais, fechar parcerias com creches felinas e ensinar como otimizar o tempo com os bichinhos no blog da marca.

Público-alvo X persona

É comum que as pessoas queiram saber qual é a diferença entre persona e público-alvo. Afinal, todos aqueles pontos de atuação levantados conseguem ser identificados por meio de um estudo de público-alvo, não é mesmo?

Não é bem assim. Enquanto uma análise de público-alvo é importantíssima para um negócio, ela não é tão certeira quanto a criação de personas. Isso porque o primeiro é geral, uma visão amplificada de quem consome produtos e/ou serviços da empresa.

Se Marcos, do exemplo anterior, fosse a personificação do público-alvo da empresa, ele seria descrito de forma diferente na análise: homens entre 18 e 25 anos, estudantes de graduação das classes B e C. Apesar de ser uma representação certa do público da empresa, ela é muito abrangente.

Por isso, para negócios em tempos digitais, torna-se cada vez mais importante definir a persona. Ambas as estratégias são úteis para objetivos diferentes, mas que se convergem diversas vezes.

Como criar uma persona

Agora que você já sabe o que é uma persona, é hora de descobrir como criar uma. Esse não é um processo fácil. Por isso, é interessante ter uma equipe preparada para te ajudar com ele. Inclusive, um time plural possibilita análises mais diversas, englobando melhor o público da empresa.

  1. Entenda o público-alvo da sua empresa e defina se deseja mantê-lo;

  2. Busque padrões de clientes e seguidores em redes sociais e outros canais da marca;

  3. Observe como esses clientes se comportam na página da empresa;

  4. Estude as publicações mais populares dos canais da sua marca;

  5. Conheça os pontos fortes e fracos do seu negócio;

  6. Converse com alguns clientes e leads, se achar necessário;

  7. Desenhe três personas que buscam diferentes soluções oferecidas pela sua empresa, pelo menos;

  8. Separe as dores de cada uma dessas personas e descubra como a marca pode atuar nelas;

  9. Apresente para o time e veja se existem pontos de vista diferentes antes de determiná-las.

Após aprovadas, elas vão ditar como a empresa deve seguir adiante, especialmente na comunicação. Por isso, é importante que todas as frentes do negócio estejam alinhadas em relação às personas criadas. Assim, todos trabalham em conjunto para suprir as necessidades encontradas.

Dicas para o seu negócio? A ComSchool tem!

Se você gostou de aprender o que é uma persona, continue navegando pelo blog da ComSchool! Além dos nossos conteúdos incríveis, temos uma seleção de cursos para você alavancar o seu negócio. Aproveite!

bottom of page