Muito utilizados em SEO, os backlinks são links externos que direcionam para o seu site. Então, todo endereço que leva o usuário para o seu domínio, esteja ele na sua página ou não, recebe essa classificação.
A Semrush, plataforma que faz análises por meio de informações relacionadas a palavras-chave, explica que um site precisa de muitos backlinks para aparecer no topo do Google. Porém, é necessário ter cuidado para não ser punido e entender tudo que pode afetar negativamente a estratégia.
O que é backlink?
Backlinks são links em outros sites que apontam para o seu. Eles são fundamentais para melhorar o SEO. Então, para o seu domínio aparecer no topo do Google, muitos deles são necessários.
Entretanto, mesmo quando sabem o que são backlinks, muitas pessoas não entendem que eles podem resultar em penalizações do Google ou até na remoção total do domínio das listagens de sites das máquinas de busca.
Na hora de avaliar a posição do seu site no ranqueamento, o Google considera a quantidade e a qualidade dos links. Caso haja muitos endereços “suspeitos”, pode acontecer uma penalização algorítmica ou manual.
O que é um backlink de qualidade?
Para ser considerado “de qualidade”, um link deve ser relevante para a página. Por exemplo, caso o seu negócio ofereça serviços financeiros, os endereços devem vir de sites e blogs sobre finanças, etc. Assim, o redirecionamento de domínios com dicas de decoração de casas não vai ser útil, por exemplo.
O link deve ser adquirido naturalmente. Então, ele não pode ter sido comprado ou obtido de uma forma que beneficie o site doador. O endereço precisa gerar valor para os usuários. Além disso, é essencial que qualquer pessoa redirecionada para o seu domínio fique satisfeita com as informações encontradas nele.
A auditoria de links é um processo de revisão do perfil de um site que busca definir a qualidade dele. Continue a leitura para saber como encontrar todos os tipos de backlinks que apontam para o seu domínio.
Como encontrar os backlinks
Para começar, você precisa encontrar todos os links que apontam para o seu site. Para isso, é necessário usar algumas ferramentas. O Google Search Console (GSC) é uma plataforma da máquina de busca que oferece uma lista de todos os backlinks que redirecionam para o seu domínio.
Para acessá-la, é fundamental ter uma conta no Google Search Console (GSC), entrar na parte de Search Traffic e clicar na opção Links to Your Site (links para o seu site).
Existem ferramentas que oferecem uma análise mais profunda de backlinks. Por exemplo, a Majestic SEO é uma alternativa que foca na indexação dos links e observa-os detalhadamente.
Já o Semrush disponibiliza uma ferramenta chamada Backlink Audit para análise profunda do perfil dos links. Além disso, ele possui um pacote completo de opções para o estudo competitivo de sites. Contudo, quais informações precisam de atenção na hora de fazer a auditoria?
Número de domínios de referência
Para começar, descubra quantos links apontam para o seu site. Entretanto, em vez de considerar o número total de backlinks, é aconselhado focar na quantidade de domínios que oferecem redirecionamento para a sua página.
Um site pode ter vários links que levam para o seu portal. Porém, a máquina de busca provavelmente vai contá-los como um só. Além disso, para os fins de auditoria, é mais prático focar nos domínios de referência.
Para o próximo passo, pesquise a força desses links externos. A depender da ferramenta de auditoria de backlinks que você utilizar, a potência do domínio pode ser mostrada a partir de uma dessas métricas:
autoridade do domínio;
trust score (nível de confiança);
domain score (pontos do domínio).
Verifique os países de referência
Nessa etapa da auditoria, você já sabe quantos backlinks apontam para o seu site e qual é a força deles. Agora, é preciso verificar a localização. Porém, o local de origem dos links não é muito importante na maioria dos casos.
Entretanto, caso o foco da otimização seja um endereço geográfico específico, a localização de links pode influenciar significativamente a força do seu perfil de backlinks. Por exemplo, ao escolher São Paulo como região-alvo, o perfil ideal precisa receber a maioria de redirecionamentos de sites paulistas.
Verifique a relação entre os links dofollow e nofollow
Os links dofollow têm peso maior para SEO, pois são eles que o Google considera ao ranquear um site. Já os nofollow não possuem tanto significado. Porém, um perfil saudável de backlinks precisa de ambas as opções. Ter somente um deles parece suspeito para o buscador.
Verifique os textos-âncora e as URLs
Os textos-âncora podem afetar seus ranqueamentos. As empresas tentam subir no Google conteúdos com termos relevantes para terem mais chances de ranquear bem com as palavras-chave definidas.
Para começar, os textos-âncora devem ser naturais e diversificados. Normalmente, os empreendimentos costumam mencionar a própria marca na maioria deles, assim como URLs ou outras informações relevantes.
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