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O que são os rich snippets e como usá-los em seu site?

O costume com a praticidade do Google faz com que muitas pessoas não parem para pensar no que está por trás de tudo aquilo. A verdade é que a plataforma conta com diversos recursos usados para deixar os resultados mais úteis para o usuário. Os rich snippets são exemplos disso.

Hoje em dia, poucas coisas que aparecem na página inicial do Google não são otimizadas. Quanto melhor for o trabalho de otimização que você fizer em seu site, maiores serão suas chances de aparecer nas melhores posições. Por isso, conhecer as técnicas de SEO é tão importante.

Você pode ver os rich snippets na prática, com uma rápida busca. Quer entender como? Continue a leitura deste conteúdo para entender o que são os rich snippets e como usá-los!

O que são os rich snippets?

Busque por “receita de pudim” no Google. Ao fazer isso, logo nos primeiros resultados, você vai perceber que a meta description está acompanhada de certas informações. Algumas mostram as avaliações da receita, quantos comentários ela tem e até dados extras sobre o modo de preparo.

Você acabou de ter uma experiência com os rich snippets do Google. Para entender melhor, você deve conhecer esse recurso, que é a pequena linha de texto que aparece embaixo de todo resultado de pesquisa.

Diferentemente do que muitos pensam, não é apenas a meta descrição que aparece naquele espaço. O algoritmo do Google consegue identificar trechos em destaque no conteúdo da página. Se eles forem mais relevantes ao resultado de uma pesquisa que a meta, são priorizados no pequeno espaço da SERP.

Os rich snippets são uma versão enriquecida desse processo. Com informações inseridas no HTML do site, a plataforma de buscas consegue organizar e classificar melhor o conteúdo que apresentam. É uma maneira extra de indexação, pois já mostram ao leitor (e ao próprio Google) o que esperar daquela página.

Como utilizá-los para atrair cliques

Os rich snippets são muito importantes para o tráfego orgânico de um site. Isso porque, por já mostrarem informações relevantes na SERP, também chamam a atenção do usuário. Siga o passo a passo a seguir para incorporar esse recurso em seu site!

1. Escolha um formato de marcação

Existem três formatos de marcação para o Google ler os rich snippets: microdados, microformatos e RDFa. O Google recomenda o uso de microdados, mas qualquer um deles é aceitável. O conhecimento prévio desses formatos não é necessário, apenas um conhecimento básico de código HTML.

2. Marque o conteúdo em destaque

Para o seu conteúdo aparecer na área determinada, você deve inseri-lo nas tags correspondentes. Contudo, apenas alguns tipos podem ser inseridos, por isso limite-se e entenda o que é mais importante para o seu site entre os recursos a seguir:

  1. comentários;

  2. pessoas;

  3. produtos;

  4. negócios e organizações;

  5. receitas;

  6. eventos;

  7. música;

  8. vídeo.

3. Teste as marcações

Para ter certeza de que o Google conseguirá ler e extrair os dados que você marcou, confira-os na ferramenta de teste de dados estruturados. Se estiver tudo correto, o buscador irá detectar as marcações na próxima vez que indexar o seu site.

Vantagens de utilizar os rich snippets

Utilizar os rich snippets pode ser muito mais vantajoso que as pessoas pensam. Quanto mais informação de qualidade você oferecer ao Google e ao usuário, mais chances terá de aparecer em destaque nos resultados de busca e ser clicado.

Além disso, existe uma série de tipos de rich snippets que você pode implementar em seu site para facilitar a navegação de quem está fazendo uma busca. Uma versão muito comum é a de breadcrumbs, que, em vez de mostrar o link completo do site, mostra o caminho das categorias.

Outra muito popular e que facilita imensamente a navegação durante uma busca são os sitelinks. Sabe quando você pesquisa um site, e as categorias aparecem na página de busca, sem precisar acessar a homepage? Isso acontece graças ao bom uso dos rich snippets!

Além do mais, esse recurso é muito simples e fácil de implementar. Tendo um conhecimento básico e utilizando as ferramentas corretas com base na plataforma do seu site, você já consegue incluir as informações desejadas. Essa é uma forma altamente acessível de aumentar o CTR.

Tempo de implementação

Pode ser que leve algum tempo para os rich snippets do seu site aparecerem nos resultados do Google. No entanto, se você sentir que algo está errado com a indexação do seu site, recorra ao suporte da plataforma para saber se foi um problema técnico ou de qualidade da própria marcação.

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