Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, as técnicas de persuasão no marketing digital não são utilizadas com o intuito de manipular clientes. Muito efetiva em diversas estratégias e campanhas publicitárias, essa metodologia é usada para conectar os interesses das empresas com os dos consumidores.
Essa habilidade pode ser desenvolvida para otimizar os processos de venda de uma empresa e estabelecer uma comunicação mais próxima com a audiência. Ao contrário da manipulação, que serve apenas para benefício próprio, a persuasão beneficia as duas partes envolvidas.
As técnicas de persuasão, como a escuta ativa e a linguagem corporal, são mais conhecidas pelos profissionais de marketing. A partir delas, é possível tornar o negócio ainda mais visível, consequentemente, aumentar as vendas a médio e longo prazos, para comércios convencionais ou para modelos B2B.
Este artigo foi desenvolvido para ajudar você a compreender de forma aprofundada as principais técnicas de persuasão em vendas. Para isso, é importante estar atento aos desejos dos consumidores que compõem seu público-alvo e saber se comunicar de forma clara e concisa sobre seus objetivos.
O que são técnicas persuasivas?
De forma geral, a persuasão é a arte de convencer uma pessoa a executar determinada ação ou seguir uma linha de pensamento. No marketing, ela é utilizada para convencer o consumidor a concluir a jornada de compra. Esse processo representa um grande desafio, visto a competitividade do mercado.
Desmistificando o pensamento de que algumas pessoas nascem para vender, a persuasão é uma metodologia que pode ser adotada e aprimorada por qualquer indivíduo. Para isso, é importante levar em consideração uma série de fatores, desde o perfil do consumidor até as principais necessidades ao escolher um produto.
Devido à grande concorrência, apresentar um diferencial na comunicação com o público-alvo de uma marca se tornou ainda mais necessário. Por isso, utilizar esse recurso como pilar para o desenvolvimento de estratégias pode trazer bons resultados para a sua empresa.
Não adianta apenas apresentar uma proposta de valor sem ser um bom influenciador e torná-la clara para os potenciais clientes. Muitas empresas conquistam a audiência apenas pela boa comunicação estabelecida sobre os serviços. Continue a leitura deste conteúdo para conhecer as principais técnicas de persuasão.
Escuta ativa
A escuta ativa é uma das principais técnicas para compreender o comportamento dos clientes de um negócio. Saber comunicar é muito importante, mas ouvir o público-alvo é ainda mais essencial durante esse processo, pois auxilia a construir campanhas melhor direcionadas.
Investigar as dores do público é fundamental para evitar ruídos na comunicação e possíveis problemas que impactam a jornada de compra. Além disso, é uma técnica que auxilia a encontrar as soluções de forma mais ágil, uma vez que são apresentadas pelos próprios clientes.
Linguagem corporal
Na comunicação com o público, tão importante quanto as palavras são os gestos e as expressões exibidas. Além disso, a postura e o comportamento perante às vendas representam a forma de interagir com as pessoas, fator fundamental para a fidelização dos clientes.
A linguagem corporal é muito importante para apresentar uma imagem positiva no ato das vendas. Bom posicionamento da postura, simpatia e aptidão para solucionar imprevistos podem ser diferenciais na hora de prospectar novas pessoas para o estabelecimento.
Autoridade
Uma das técnicas de persuasão mais utilizadas na abordagem de vendas é a autoridade. Em qualquer âmbito, dominar uma área e se mostrar especialista a respeito de algum tema são fatores determinantes para convencer alguém a realizar determinada ação. Muitas empresas exprimem autoridade por meio de campanhas publicitárias.
Um exemplo básico de demonstração da autoridade em estratégias de marketing é a presença de um especialista ou grande influenciador ao apresentar um produto ou um serviço. Durante esse processo, os consumidores se identificam com a figura e são convencidos a partir da notoriedade dela.
Empatia
Apresentar empatia durante o processo de vendas pode auxiliar diretamente na decisão de compra das pessoas. Portanto, compreender as dores e apresentar conflitos que vão de encontro com as necessidades do público também pode gerar identificação e gerar conversão.
Entretanto, é preciso saber se expressar com cuidado para utilizar essa técnica de forma despretensiosa. Toda e qualquer técnica de persuasão exige que as ideias sejam transmitidas com total clareza. Só assim, o consumidor acredita que a solução oferecida é necessária para atender aos seus interesses.
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