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O que são técnicas de persuasão? Saiba como elas podem auxiliar no processo de vendas

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, as técnicas de persuasão no marketing digital não são utilizadas com o intuito de manipular clientes. Muito efetiva em diversas estratégias e campanhas publicitárias, essa metodologia é usada para conectar os interesses das empresas com os dos consumidores.

Essa habilidade pode ser desenvolvida para otimizar os processos de venda de uma empresa e estabelecer uma comunicação mais próxima com a audiência. Ao contrário da manipulação, que serve apenas para benefício próprio, a persuasão beneficia as duas partes envolvidas.

As técnicas de persuasão, como a escuta ativa e a linguagem corporal, são mais conhecidas pelos profissionais de marketing. A partir delas, é possível tornar o negócio ainda mais visível, consequentemente, aumentar as vendas a médio e longo prazos, para comércios convencionais ou para modelos B2B.

Este artigo foi desenvolvido para ajudar você a compreender de forma aprofundada as principais técnicas de persuasão em vendas. Para isso, é importante estar atento aos desejos dos consumidores que compõem seu público-alvo e saber se comunicar de forma clara e concisa sobre seus objetivos.

O que são técnicas persuasivas?

De forma geral, a persuasão é a arte de convencer uma pessoa a executar determinada ação ou seguir uma linha de pensamento. No marketing, ela é utilizada para convencer o consumidor a concluir a jornada de compra. Esse processo representa um grande desafio, visto a competitividade do mercado.

Desmistificando o pensamento de que algumas pessoas nascem para vender, a persuasão é uma metodologia que pode ser adotada e aprimorada por qualquer indivíduo. Para isso, é importante levar em consideração uma série de fatores, desde o perfil do consumidor até as principais necessidades ao escolher um produto.

Devido à grande concorrência, apresentar um diferencial na comunicação com o público-alvo de uma marca se tornou ainda mais necessário. Por isso, utilizar esse recurso como pilar para o desenvolvimento de estratégias pode trazer bons resultados para a sua empresa.

Não adianta apenas apresentar uma proposta de valor sem ser um bom influenciador e torná-la clara para os potenciais clientes. Muitas empresas conquistam a audiência apenas pela boa comunicação estabelecida sobre os serviços. Continue a leitura deste conteúdo para conhecer as principais técnicas de persuasão.

Escuta ativa

A escuta ativa é uma das principais técnicas para compreender o comportamento dos clientes de um negócio. Saber comunicar é muito importante, mas ouvir o público-alvo é ainda mais essencial durante esse processo, pois auxilia a construir campanhas melhor direcionadas.

Investigar as dores do público é fundamental para evitar ruídos na comunicação e possíveis problemas que impactam a jornada de compra. Além disso, é uma técnica que auxilia a encontrar as soluções de forma mais ágil, uma vez que são apresentadas pelos próprios clientes.

Linguagem corporal

Na comunicação com o público, tão importante quanto as palavras são os gestos e as expressões exibidas. Além disso, a postura e o comportamento perante às vendas representam a forma de interagir com as pessoas, fator fundamental para a fidelização dos clientes.

A linguagem corporal é muito importante para apresentar uma imagem positiva no ato das vendas. Bom posicionamento da postura, simpatia e aptidão para solucionar imprevistos podem ser diferenciais na hora de prospectar novas pessoas para o estabelecimento.

Autoridade

Uma das técnicas de persuasão mais utilizadas na abordagem de vendas é a autoridade. Em qualquer âmbito, dominar uma área e se mostrar especialista a respeito de algum tema são fatores determinantes para convencer alguém a realizar determinada ação. Muitas empresas exprimem autoridade por meio de campanhas publicitárias.

Um exemplo básico de demonstração da autoridade em estratégias de marketing é a presença de um especialista ou grande influenciador ao apresentar um produto ou um serviço. Durante esse processo, os consumidores se identificam com a figura e são convencidos a partir da notoriedade dela.

Empatia

Apresentar empatia durante o processo de vendas pode auxiliar diretamente na decisão de compra das pessoas. Portanto, compreender as dores e apresentar conflitos que vão de encontro com as necessidades do público também pode gerar identificação e gerar conversão.

Entretanto, é preciso saber se expressar com cuidado para utilizar essa técnica de forma despretensiosa. Toda e qualquer técnica de persuasão exige que as ideias sejam transmitidas com total clareza. Só assim, o consumidor acredita que a solução oferecida é necessária para atender aos seus interesses.

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As técnicas de persuasão tornam-se um pilar fundamental para as vendas e a construção de campanhas digitais. Quer aprender como otimizar a comunicação com o seu público e alavancar o seu negócio? Aproveite as oportunidades de aprendizado da ComSchool e expanda as possibilidades!

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