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O seu startup está preparado para SEO?

Post produzido pela SEMrush, SEO para Startups é o assunto da vez.

Sabemos que lançar um site, garantir tráfego, atrair visitantes e converter em clientes é um dos grandes desafios de uma Startup.

Diante disso, a SEMrush resolveu explorar o assunto e falar sobre a importância de ter uma estratégia de SEO e quais são os principais passos para começar a atuar neste mundo.

Parceira da ComSchool, a SEMrush é uma plataforma que faz análises por meio de informações relacionadas com palavras-chave de tráfego patrocinado e orgânico do Google, garantindo dados para analisar o mercado e pesquisar sobre os concorrentes.

Vamos, então, mergulhar no SEO e entender como as Startups podem colocar em prática estratégias que dão resultado.

O seu startup está preparado para SEO?

Lançar um site novo sempre é um momento muito empolgante para cada dono de um startup.

Para começar, isso significa que o seu produto e serviço estão preparados e você pode começar a oferecê-los aos primeiros consumidores. Portanto, antes disso acontecer você precisa se deparar com mais um desafio, certo?

Você precisa trazer o tráfego para o seu site. Atrair visitantes, pessoas que podem ser convertidas em leads e clientes – esses são os principais desafios que você precisa enfrentar para poder trazer sua mensagem, posicionamento, produto ou serviço ao público.

Concordamos, não é uma tarefa fácil.

De todos os canais de marketing que você pode usar a seu favor, o SEO é provavelmente o canal que parece mais assustador.

Mesmo sabendo que o tráfego orgânico é gratuito e traz visitas de alta relevância que convertem bem, os startups têm receio de se aventurar no mundo de SEO e nem entendem por onde eles podem começar a otimizar o site deles para máquinas de busca.

Por isso, decidi escrever esse post. Vou explicar porque é tão importante lançar a sua estratégia de SEO o mais rápido possível e depois mostrarei alguns passos para te ajudar a começar o seu percurso no mundo de SEO.

SEO consegue trazer resultados instantâneos?

Trabalhando na SEMrush, ouvimos muito essa pergunta, então vamos definir desde começo.

Não, infelizmente SEO não consegue trazer resultados instantâneos. Normalmente você precisa esperar alguns meses para ver a mudança no tráfego.

Zaki Usman, CEO da Pagezii Marketing compartilha a opinião dele:

A melhor hora para começar a desenvolver a estratégia SEO do seu startup é agora. Pelo menos comece com a otimização on-page para garantir que as páginas tenham links e títulos corretos. E não se esqueça de se inscrever para a conta webmaster do Google. Isso ajuda as máquinas de busca encontrar o seu site e ao mesmo tempo te faz pensar nos truques de marketing que podem ser usados para trazer visitas relevantes. SEO é um processo longo, e não é em uma hora que você consegue configurar tudo. Você precisa manter a mão no pulse constantemente ajustando e melhorando a sua estratégia, investindo esforços para estar alinhado com o mercado.

Parece complicado? Não desanime!

SEO, de acordo com a definição, é “o processo de obter o tráfego de resultados “gratuitos”, “orgânicos” ou “naturais” das máquinas de busca. Esse processo naturalmente é um processo complexo que envolve a necessidade de trabalhar vários fatores internos do seu site e até alguns fatores externos, por exemplo, backlinks, que são necessários para aumentar a autoridade do seu site.

Google, por sua vez, precisa de tempo para indexar e processar todas as alterações, para tomar a decisão sobre onde alocar seu site na página de resultados da pesquisa.

Aviso que quanto mais competitivo for o mercado no qual você pretende entrar, mais trabalho será necessário para conseguir posicionar seu site bem para as palavras-chave relacionadas.

Embora SEO definitivamente não deve ser a sua primeira escolha de canal para obter tráfego inicial para o seu site, é muito importante não deixar o SEO para depois.

Os donos de negócios não podem esperar muito para começar a implementar a estratégia de SEO deles. Não pode deixar para última hora, não é assim que funciona. SEO é uma parte importante do crescimento do site, assim que tudo, desde a arquitetura do site até a otimização on-page, deve ser devidamente configurado desde o começo. E não é só isso – para obter bons resultados você precisa fazer a auditoria do seu site de tempos em tempos para conseguir pegar e resolver possíveis problemas antes do que eles começam a prejudicar seu site. Entretanto nossa pesquisa recente 11 Most Common On-Site SEO Issues (11 Pontos de Atenção mais Frequentes de On-Site SEO) mostra, que muitas vezes os donos se esquecem de fazer a auditoria. Os problemas de arquitetura do site nem são tão comuns assim, entretanto, a auditoria consegue avisar sobre vários problemas pequenos que juntos conseguem prejudicar o ranqueamento do site, e muito. – Elena Terenteva, Analista de marketing de produto, SEMrush

Já viu, SEO deve ser uma das suas principais estratégias para trazer o crescimento ao longo prazo. Aqui estão algumas razões:

  1. Para começar, você não vai gastar nada para adquirir as visitas orgânicas

  2. SEO traz tráfego de alta qualidade que converte bem

  3. Você muito provavelmente tem todas as capacidades e conhecimentos para implementar a maioria das estratégias de on-page SEO por sua conta sem pedir ajuda.

Então o que preciso fazer para lançar a estratégia de SEO para meu startup?

Antes de entrar neste assunto, vamos reforçar o ponto que fiz antes – comece a sua campanha de SEO o mais cedo possível!

Considerando o tempo que o SEO demora para começar a trazer resultados, é uma boa ideia implementar a estratégia cedo. Você não verá resultados imediatos, mas não se preocupe, com sua campanha de SEO lançada você terá todas as rodas em andamento – o resultado não vai tardar.

Segue o passo a passo que recomendamos a seguir para começar a sua estratégia de SEO para startup

#1. Começando com as Configurações de SEO

Configurar o SEO é quase como estabelecer a fundação para todas as ações de SEO que você fará no futuro.

Guy Regev explica a ideia de Configuração de SEO assim:

“Configuração de SEO consiste de uma série de ações chave que preparam o seu site para a Internet.”

Em outras palavras, o objetivo de Configuração de SEO é de configurá-lo de uma forma que possa facilitar todas as futuras campanhas de SEO. A Configuração de SEO não vai influenciar diretamente a autoridade do site e nem vai melhorar os ranqueamentos. Essas ações só preparam o site para futuras otimizações.

Fazendo Configurações de SEO, você precisa tratar de:

Definir a arquitetura do site

Uma boa arquitetura do site facilita o trabalho dos bots do Google de encontrar, rastrear e indexar todas as páginas do seu site.

E uma arquitetura complexa pode atrapalhar o bot de fazer o seu trabalho e acessar facilmente as informações necessárias. Isso acontece porque bots só podem passar tempo limitado no seu site (que é conhecido como crawl budget). Caso um bot se perca no site com arquitetura complexa, acabará gastando o crawl budget do seu site em vão. Por isso é tão importante apostar em construir boa arquitetura, que garante que o bot vai encontrar as páginas mais cruciais dentro do tempo.

O dono do negócio que não possui milhões de dólares para investir em PPC deve apostar em SEO como numa solução mais eficaz no quesito custo-benefício e que permite evitar torrar muito dinheiro sem saber ainda se você conseguirá atrair a atenção do público com sua oferta ou não. Lancei muitos projetos e posso dizer que a estratégia de SEO deve ser definida antes da criação do site por uma simples razão – a estratégia de SEO vai influenciar a estrutura do site, o conteúdo e a forma de envolver o público. A estratégia de SEO deve começar antes mesmo de comprar o domínio, pois a idade de domínio e possíveis links de segunda mão podem influenciar e bastante os resultados” – Jerome Bourgois, Diretor de Varejo da STELLA LUNA.

Otimizar meta tags em cada página

Os dois meta tags, o título e a descrição estão entre os principais fatores de ranqueamento que influenciam o local onde sua página aparecerá nos resultados de pesquisa das máquinas de busca.

Cada um deles deve incluir a principal palavra-chave para qual você está otimizando a página e no caso de descrição ainda incluir informações adicionais.

A pesquisa de Site Audit da SEMrush que concluímos recentemente, mostra que falta de tags nos títulos é comum em 8% dos sites. Também descobrimos que 30% dos sites têm descrições meta duplicadas e 25% dos sites analisados nem têm descrições meta.

Otimizar o conteúdo

Ao mesmo tempo, para obter um ranqueamento para uma palavra-chave específica a página deve:

  1. Ser relevante à essa palavra-chave,

  2. Ter essa palavra-chave no texto (ou pelo menos a variação semântica dela),

  3. Atender à vários critérios de otimização de conteúdo.

Samuel Sternweiler, o CEO da Jewelv diz: “ Conteúdo é a coisa número um que todas as empresas devem criar online para conseguir ser notado por máquinas de busca. Mas criando um site ou colocando conteúdo online, você deve ser familiarizado com as melhores práticas de utilização de palavras-chave para poder oferecer conteúdo valioso e relevante”.

Resumindo, diremos que a Configuração de SEO garante que esses elementos essenciais estão bem configurados e funcionando. Agora você pode passar para tarefas de SEO mais complexas.

#2. Crie Contas de Mídias Sociais Relevantes para o seu Startup

Caso ainda não tenha feito isso, chegou a hora de criar contas nas mídias sociais onde seu público alvo é presente e mais ativo.

Existem várias formas de escolher a rede social mais adequada, mas para começar compartilhamos um estudo excelente de demografia das mídias sociais.

Usuários ativos de principais plataformas sociais e messengers

Mas é preciso focar nas mídias sociais?

Mesmo que os especialistas de marketing ainda não saibam se o Google usa compartilhamentos nas redes sociais como sinais de ranqueamento, eles admitem que mídias sociais influenciam bastante a estratégia de SEO.

Primeiro, essas plataformas ajudam a formar o público e as relações que trazem benefícios diretos de SEO – links, mentions e tráfego.

Segundo, perfis de mídias sociais aparecem nos resultados de pesquisa também. Assim, a otimização de para palavras-chave específicas pode aumentar a visibilidade online do seu site.

Parece inacreditável, mas de acordo com a pesquisa da Econsultancy, 18% de agências digitais não têm mídias sociais integradas na estratégia de SEO. Não siga o exemplo deles!

#3. Adicione mais Conteúdo

Conteúdo é a coluna vertebral de SEO hoje em dia. Sem informações atualizadas na página, o Google nunca poderá saber sobre o que é esse site e muito menos atribuir um ranqueamento nos resultados de pesquisa a ele.

Por isso a regra geral de SEO é – continue criando conteúdo para aumentar a quantidade de palavras-chave relevantes para quais o seu site pode ser ranqueado.

“Cada startup está a distância de um post viral de sucesso de SEO. Se você já tem um conteúdo popular, mantenha a agitação aumentando a quantidade de links que levam até o post. Um post com muitos backlinks pode subir bem rápido nas páginas do Google” – diz Chris Rodriguez, o Diretor de Marketing da Сontactually.

E é só isso?

Não, claro que não. A estratégia completa de SEO inclui muitos outros elementos, por exemplo, pesquisa de palavras-chave, linkbuilding (para aumentar a autoridade do seu site), criação de conteúdo para aparição na pesquisa local e muito mais.

Entretanto, os passos listados acima vão dar uma boa base para você começar a sua estratégia de SEO.

“Na minha opinião, nunca é cedo demais para começar a trabalhar com SEO do seu site. SEO é um investimento de longa data que vai trazer leads e rendimentos alguns anos mais tarde. Mesmo se a sua empresa ainda é jovem e o orçamento não é tão grande assim, foque no SEO, ele não precisa de grandes investimentos. Existem muitos recursos gratuitos que conseguem ajudar a otimizar o seu site.” Lindsay Boyajian, CMO da Augment.

Boa sorte!

E, caso queira aprender mais sobre as estratégias para start-ups e ouvir histórias de sucesso de startups que começaram recentemente e hoje chegaram ao sucesso, te convidamos a assistir a gravação do Startup Meetup Online. Online Meetup da SEMrush: Tudo que você queria saber sobre Startups.

Quer ser um especialista em Marketing Digital, veja como a ComSchool pode te ajudar: clique aqui.

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