Já faz alguns anos que as atividades de turismo online vêm crescendo, se desenvolvendo e conquistando públicos e espaços. Cada vez mais surgem sites, plataformas e aplicativos na área de viagens, hospedagens, turismo. Nunca foi tão fácil e barato organizar uma viagem. E o mercado de turismo digital alcançou maturidade, hoje os e-consumidores agem de forma independente, confiam nos sites e plataformas (que aliás, estão cada vez mais inteligentes e tecnológicos), já não têm receio de planejar uma viagem toda pela internet, e estão em busca do melhor, atrelando conforto, rapidez, eficiência e bons preços. O consumidor digital sabe que com apenas alguns cliques pode planejar uma viagem. Além disso, a presença nas redes sociais desenvolve um marketing digital e uma comunicação direta com clientes que podem, dessa forma, expressar opiniões, satisfação ou descontentamento com as empresas. O turismo na internet consegue propiciar todas essas vantagens por isso está cada vez mais ativo e fortalecido.
No Brasil, as competição dos grandes players online é cada vez mais acirrada, na busca de oferecer o melhor os grandes sites como Decolar.com, Submarino, Americanas.com, ViajaNet, desenvolvem parcerias e estratégias para atrair e manter clientes e alcançar uma boa posição nos buscadores (Google, Bing..).
Mas o mercado de turismo é tão forte e amplo, que os pequenos sites e agências também têm espaço para crescer e se desenvolver.
Pensando nisso tudo, listei aqui algumas razões de porque empreender no turismo online no Brasil hoje.
O mercado é diversificado e flexível
O turismo online não se resume apenas a comprar passagens e reservar quartos de hotéis. As opções são enormes, existem as famosas compras coletivas e também cada vez mais sites para viagens alternativas, carona, trabalhos temporários, viagens em grupo com interesses parecidos, viagens ecológicas, viagens para participar em projetos sociais pelo mundo, etc, etc. O mercado é realmente amplo e variado e cada vez mais surgem empresas oferecendo diferentes tipos de serviços.
Então, o turismo é uma área interessante para novos empreendedores digitais e fundadors de start-ups. Empreendedores criativos com ideias inovadoras na área de turismo, muito provavelmente vão encontrar clientes ativos.
Baixo investimento é uma das vantagens de empreender no turismo online
Outro atrativo interessante para quem pensa em empreender no mercado de turismo online são os custos de investimento. Existem hoje no mercado plataformas de agências online, ou sites inteligentes e simples de gerenciar, que fazem com que a entrada no mercado seja rápida e economicamente viável. Claro que um bom planejamentos é muito importantes antes de começar a agir de fato. Mas existem diversos recursos para te ajudar e te incentivar a começar a empreender.
Trabalhe em casa
Outro fator interessante que também contribui com diminuição de custos ao investir no novo negócio, é a opção de trabalhar em casa, no estilo homeoffice. Para empreender no meio digital, num primeiro momento, você não precisa de um escritório, você pode fazer tudo de casa, pelo seu computador e uma boa conexão na internet. Além disso, no setor de turismo você trabalha com vendas de serviços, ou seja, você não vai precisar se preocupar em ter espaço para estoque (caso dos e-commerces que vendem produtos).
(Isso também pode te interessar: 6 vantagens de trabalhar em Homeoffice)
Importante é investir em marketing digital, ter um bom gerenciamento nas redes sociais e saber atingir o seu público alvo.
Se você se interessa em empreender na área de turismo digital, quer entender todas as particularidades do mercado, aprender a desenvolver um bom marketing digital e se fazer notar no universo online, a ComSchool em parceria com a Panrotas está oferecendo o curso Estratégias em Turismo Online, que vai te dar uma super base para entrar no mercado com tudo.
Clique aqui para conferir datas, programação e garantir sua vaga! Curso de Estratégias em Turismo Online Panrotas & ComSchool
Bons negócios e boa viagem! 😉
Comments