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Por que um treinamento de atendimento ao cliente é importante para os profissionais?

Não importa qual seja a sua área de atuação, em algum momento da sua carreira, você terá que lidar com clientes externos ou internos. Por isso, um treinamento de atendimento ao cliente pode ser enriquecedor.

Para quem busca seguir uma carreira que lida diretamente com clientes externos, um curso de atendimento ao cliente é ainda mais transformador. Alguns profissionais que podem se beneficiar com esse tipo de conhecimento são:

  1. autônomos;

  2. lojistas;

  3. influenciadores digitais;

  4. profissionais de telemarketing;

  5. vendedores.

Se você tem interesse em ser um profissional mais comunicador, que cria relacionamentos bons com clientes, continue a leitura! O blog da ComSchool separou algumas dicas para você encontrar o curso ideal para a sua carreira.

A importância de um bom atendimento ao cliente

Segundo um estudo divulgado pela Zendesk, basta uma experiência ruim de atendimento ao cliente para 60% das pessoas desistirem completamente de uma marca. A própria plataforma descreve 2023 como “o ano em que o atendimento ao cliente lidera o crescimento”.

O atendimento está diretamente relacionado à satisfação do cliente. Por isso, não estar preparado para satisfazer as necessidades dos consumidores que chegam à sua marca pode ser um grande problema quando se leva em conta os efeitos negativos que podem surgir.

Assim, lentamente, deixa-se de lado a ideia de que um treinamento de atendimento ao cliente é algo que beneficia apenas profissionais que trabalham na área de SAC. Todos os tipos de carreira podem tirar proveito desse tipo de conhecimento.

Buscar esse tipo de crescimento ou até proporcioná-lo à equipe que você lidera, caso esteja nessa posição, é positivo. A partir disso, é possível não somente conquistar novos clientes, mas criar um relacionamento mais duradouro com os atuais.

O que um treinamento de atendimento ao cliente deve oferecer

Ainda que oferecer qualidade no atendimento seja um diferencial para que todos os profissionais entendam a vantagem, é importante estar atento ao que deve ser aprendido. De nada adianta ter ideia do que deve ser posto em prática, sem ter o alicerce correto para isso.

Se você está em busca de um treinamento de atendimento ao cliente, acompanhe as dicas da ComSchool, atualizada de acordo com as exigências do mercado e dos consumidores.

Chatbots

Muitos profissionais pensam que chatbots são o oposto de um atendimento de qualidade ao cliente, mas isso não é verdade. Hoje, esse tipo de ferramenta é muito utilizado e, muitas vezes, útil para os clientes.

O que não deve ser feito é retirar a opção de um atendimento humanizado ao cliente. Existem boas práticas que podem ser seguidas para garantir esse tipo de troca positiva, mesmo que ela se inicie por meio de um chatbot.

SAC 3.0

Hoje em dia, o SAC é muito mais que um atendimento telefônico para tirar dúvidas dos clientes. Por meio desse canal de comunicação entre os consumidores e a empresa, é fundamental oferecer uma experiência positiva, com foco no cliente e em como a marca pode ajudá-lo.

Além disso, o telefone não é mais o único meio de comunicação entre as partes. A partir do SAC 2.0, outros espaços se tornaram tão fundamentais para esse tipo de troca quanto. Ter uma comunicação omni é muito importante para manter o relacionamento com os clientes em qualquer canal.

Canais

Ainda em relação à evolução do SAC, um dos principais temas levados em conta são os canais de atendimento. Cada empresa tem as plataformas ideais, que podem variar de acordo com o tipo e a gravidade do problema apresentado pelo cliente.

Saber qual é a comunicação correta para cada tipo de espaço e como direcionar o cliente é essencial para oferecer uma boa resolução para os problemas. Um bom treinamento ajuda os profissionais a identificarem essas nuances.

Cases

Por fim, mas não menos importante, nada melhor que praticar para aprender o que dá certo e o que é melhor evitar. Fazer exercícios ao lado do professor é uma excelente forma de aprendizado.

Para enriquecer ainda mais o processo, analisar cases de sucesso e outros que deixaram a desejar é outra maneira de esclarecer o tema. Não deixe de verificar os materiais que o curso oferece.

A ComSchool ajuda no relacionamento com clientes!

Se você está em busca de um treinamento de atendimento ao cliente, chegou ao lugar certo. Com o Curso de Atendimento na Era Digital da ComSchool, você aprende todos os pontos importantes para criar um relacionamento duradouro com pessoas que já conhecem e ainda vão conhecer a sua marca.

Além disso, no in company de Excelência no Atendimento, a ComSchool oferece um treinamento completo e adaptado sobre o tema para a sua empresa. Assim, é possível treinar times inteiros de uma só vez!

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