top of page

Práticas de SEO para Voz: Otimizando para Pesquisas por Voz

Impulsionadas pelo aumento do uso de assistentes virtuais como Siri, Google Assistente e Alexa, as pesquisas por voz se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos. Essa mudança no comportamento dos usuários exige novas abordagens de SEO, ou Search Engine Optimization, para profissionais que querem garantir que seus conteúdos na internet sejam encontrados de modo fácil.


Quer conhecer as melhores práticas de otimização de SEO pesquisas voz a fim de obter sucesso entre diversos resultados de buscas? Então, este artigo pode ser bastante útil. Aproveite a leitura! 


SEO pesquisas voz

Compreenda as diferenças entre pesquisas por voz e as convencionais


Uma diferença entre a pesquisa por voz e a escrita é a forma como os usuários formulam as consultas. Enquanto na maneira tradicional as pessoas eventualmente digitam palavras-chave curtas e fragmentadas, elas preferem frases longas e conversacionais quando falam. 


Por exemplo, em vez de escrever “clima hoje", dizem "Como está o clima hoje?". Esse é um fator bastante relevante para compreender esse novo tipo de busca.


Melhore a velocidade do site


A velocidade do site é um fator que faz diferença tanto na SEO pesquisas voz como na busca convencional escrita. Páginas lentas podem prejudicar sua classificação nos resultados de busca.


Realizar a otimização de imagens e investir em um bom servidor para armazenar seu site são bons exemplos de como tornar o acesso de internautas ao conteúdo bem mais veloz.


Para se ter uma ideia, a média esperada é que o site não demore acima de 2 segundos para ser exibido para quem está tentando acessá-lo.


Foque em acesso via mobile


Pensar a otimização de um site para acesso por meio de celulares e tablets é extremamente importante. Isso porque o Google, que é o principal motor de busca existente, privilegia essa versão do conteúdo durante a indexação.


Ou seja, é esse material que recebe maior atenção para que o buscador decida o que aparece primeiro no ranking quando as pessoas procuram as informações que precisam.


Esse aspecto é tão importante que o Curso de Marketing Digital de Alta Performance, da ComSchool, tem um módulo específico de SEO na prática - em que o SEO mobile é um dos temas abordados. 


Para aprimorar o acesso de um site por meio de celulares e tablets, algumas das ações que costumam ser adotadas são investimento em design responsivo e teste de usabilidade. O carregamento rápido, já mencionado aqui anteriormente, também é fundamental neste caso. 



Use linguagem natural e conversacional


Para otimizar o conteúdo para pesquisas por voz, é essencial usar uma linguagem natural e conversacional. Basicamente, isso significa: escreva como se estivesse falando com o público. Isso aumenta as chances de corresponder às consultas que internautas realizam.


Outra consideração a ser feita é que a busca nessa modalidade muitas vezes é feita em formato de pergunta. Então, incluí-las no texto é algo interessante. 


Utilize perguntas frequentes


Falando em apresentar questões ao longo do conteúdo, as perguntas frequentes são ótimos meios de potencializar o acesso a seu material na internet. Também conhecidas como FAQs, da sigla Frequently Asked Questions, a ideia em utilizá-las é disponibilizar respostas diretas e detalhadas ao que os usuários geralmente querem saber.


Nesse caso, é fundamental considerar as principais informações que internautas desejam e apresentar tanto perguntas como respostas bastante focadas e objetivas.


Tenha em mente que é necessário manter as FAQs atualizadas com novos conteúdos conforme necessário. Para monitorar essa demanda por temas, ferramentas como o Google Analytics são úteis porque demonstram o que é bastante acessado e o que não é tão interessante para a sua audiência ao longo do tempo. 



Tenha atenção para se adaptar a novidades


Entender a fundo as buscas na internet é algo valioso por quem quer destacar conteúdos na internet. Nesse sentido, se atentar a novidades nas técnicas de SEO pesquisas voz pode ser um diferencial relevante para aparecer à frente de concorrentes.


O SEO é um campo em constante evolução e as melhores práticas para pesquisas mudam com o tempo. Todos os profissionais da área que querem se manter relevantes devem se atualizar para que sejam capazes de ajustar estratégias conforme necessário a fim de obter os resultados ideais em motores de busca.


Investir nas práticas descritas neste texto e em conhecimento, como no curso de marketing digital da ComSchool, você conseguirá aproveitar ao máximo o potencial das pesquisas por voz e oferecer uma experiência de usuário excepcional.


Commentaires


bottom of page