Não há dúvidas de que os mecanismos de busca moldaram os hábitos de pesquisa dos usuários e passam por diversas transformações ao longo do tempo. Por isso, as ferramentas de SEO foram criadas para diferentes finalidades, seja para identificar a busca por palavras-chave baseadas na relevância ou por outras razões.
O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica de otimização dos mecanismos de busca que auxilia diretamente na obtenção de tráfego orgânico para as páginas de sites. Muitas empresas passaram a utilizá-lo para aumentar o posicionamento de suas páginas e consequentemente gerar conversão.
Afinal, com tantas opções disponíveis no mercado digital, quais são as melhores ferramentas de SEO? Neste artigo, você conhecerá diversas opções para quem deseja explorar esse meio e encontrar a solução mais adequada para o gerenciamento das estratégias de marketing digital de sites. Continue a leitura.
Google Search Console
Como uma das principais ferramentas de SEO, o Google Search Console pertence ao Google e seu principal objetivo é identificar inconsistências relacionadas ao SEO nas páginas da web. A plataforma é totalmente gratuita e indispensável para verificar melhorias para aperfeiçoar a sua estratégia.
A ferramenta é muito utilizada por webmasters e donos de sites ou blogs na Internet. A partir dela, é possível obter dados a respeito da performance e do desempenho do seu site. O Google Search Console exibe dicas para aprimorar o SEO das páginas e a posição em que seu site está ranqueado no mecanismo de busca.
Dessa forma, você tem os dados e relatórios necessários para identificar se a sua página está sendo indexada corretamente. A título de curiosidade, a ferramenta foi criada com o nome de Google Webmaster Tools e, a partir de 2015, passou a ser chamada de Google Search Console.
Entretanto, não foi apenas o nome da plataforma que mudou. A ferramenta passou por diversas atualizações para torná-la mais acessível para todos que desejavam verificar as estatísticas de seus sites. Após as modificações, o seu uso se tornou muito mais prático para os usuários.
Ubersuggest
Saber identificar e definir a melhor palavra-chave para o seu conteúdo requer uma série de fatores. Em primeiro lugar, ela deve fazer sentido para a estratégia de conteúdo da sua empresa e planejada de forma que será benéfica para o crescimento do tráfego orgânico da página em questão.
A Ubersuggest surgiu a partir da ideia de Neil Patel, um especialista em marketing digital reconhecido no mercado. Com essa ferramenta, os usuários conseguem verificar o volume de busca das palavras-chave, o nível de concorrência, o CPC (custo por clique) e obter sugestões de conteúdo baseadas nelas.
Com ela, é possível selecionar o idioma em que será trabalhada a estratégia e tirar proveito para o marketing de conteúdo do seu site. Os usuários conseguem utilizar filtros específicos e obter sugestões de keywords, com o intuito de entregar conteúdos relacionados às principais pesquisas em tendência.
SEMRush
Como uma das principais ferramentas de SEO para a busca de palavras-chave, o SEMRush também tem como finalidade avaliar a performance das suas páginas. A partir dele, é possível identificar as possíveis falhas e o posicionamento de keywords. Além de tudo, possui uma ferramenta de análise de conteúdo em tempo real.
Com isso, é possível obter dados sobre o artigo ou conteúdo, ao passo que está sendo desenvolvido, sendo um fator essencial para a agilidade nas entregas. Além da sugestão de palavras enquanto o usuário escreve, ele também analisa diversos elementos da página, como títulos, links, entre outros.
O SEMRush também realiza um relatório a respeito da quantidade de backlinks e quais domínios apontam para o do seu site. Sendo assim, ele reúne uma grande variedade de técnicas e funcionalidades em uma só plataforma.
Screaming Frog
Screaming Frog é um dos nomes mais reconhecidos no universo do marketing digital. Isso porque a agência que recebe esse nome desenvolveu duas ferramentas de SEO indispensáveis para se obter dados e informações sobre os sites e as estratégias implementadas. Elas são o SEO Spider e Log File Analyser.
O SEO Spider é uma ferramenta que atua como um rastreador de sites, responsável pela auditoria de páginas análise das técnicas de SEO implementadas. O software identifica possíveis links quebrados, duplicações de conteúdos, erros de servidor, além de verificar status de redirecionamentos e diversas outras informações.
Já o Log File Analyser foi desenvolvido especificamente para algumas tarefas técnicas, como analisar arquivos de logs, identificar páginas mais pesadas e que apresentam lentidão no carregamento, identificar URLs que não são rastreadas. A versão paga permite acesso ilimitado às funcionalidades.
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