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Quais são as profissões do futuro? Veja as principais áreas

Para as pessoas no início da carreira ou aquelas que já possuem experiência, é preciso entender a importância da cultura digital no âmbito profissional e especializar-se no assunto. Afinal, quais são as profissões do futuro?

É inegável que a tecnologia se tornou parte fundamental de diversos aspectos. No mercado de trabalho, as empresas buscam cada vez mais colaboradores com habilidades para as profissões do futuro, que incluem marketing digital, e-commerce e redes sociais.

Aqui, você confere quais são as profissões em alta no futuro, como elas transformam o mercado de trabalho, segundo estudo da Hotmart e da ComSchool, e como você pode adquirir habilidades para elas.

1. Trabalhar com marketing digital

Com a transformação digital em curso, o profissional de marketing precisou adaptar-se e estudar novos conceitos, tornando-se um especialista de marketing digital para atuar em uma das novas profissões do futuro.

Ele é responsável por planejar, implementar e acompanhar estratégias de marketing nos canais digitais, como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail, entre outros.

Um estudo recente da ComSchool, feito nos sites de empregos do país, estimou haver mais de 21 mil vagas abertas para trabalhar na área. Essa profissão do futuro requer uma pessoa que conheça:

  1. Google Ads: para criar campanhas e anúncios de performance;

  2. Google Analytics: para mensurar o desempenho do site e dos conteúdos;

  3. SEO: para melhorar o posicionamento do domínio nos resultados do Google;

  4. e-mail marketing: para saber como criar uma mailing list e extrair o máximo de performance das campanhas.

2. Analista de e-commerce

O estudo realizado pela ComSchool estima que haja 30 mil vagas abertas em todos os níveis hierárquicos para trabalhar no mercado digital, reflexo da digitalização das empresas. Os salários de um analista de e-commerce variam entre R$ 1.500,00 e R$ 5.500,00. Um profissional dessa área precisa ter conhecimentos sobre:

  1. operação de plataforma de e-commerce, realizando o controle de estoque e o cadastro de novos produtos;

  2. gerenciamento de ERP para atualização de estoques, entradas, saídas, contas a pagar e receber e emissão de notas fiscais;

  3. fotografia de produtos e edição de imagens para a plataforma de e-commerce;

  4. atendimento on-line;

  5. avaliação dos pedidos recebidos de marketplaces, como Mercado Livre, Via Varejo, entre outros. Também é importante atualizar os preços e os estoques;

3. Social Media

As redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas empresas como ferramentas de atendimento, relacionamento e geração de tráfego não só para os sites, mas para outras plataformas.

Os profissionais da área integram as profissões do futuro, que já chegaram para as empresas que utilizam as redes sociais como importantes pilares das estratégias de marketing digital. O social media é um especialista cada vez mais requisitado, responsável por:

  1. realizar o planejamento e a criação de conteúdo para as redes sociais;

  2. analisar o desempenho das postagens nas redes sociais;

  3. fazer a gestão de tráfego pago;

  4. realizar atendimento ao cliente por meio das plataformas.

4. Gestor de tráfego pago

O gestor de tráfego pago é responsável pela criação e pelo gerenciamento de campanhas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads, assim como a realização de testes A/B para melhorar o desempenho das campanhas.

Com a transformação digital, a internet originou novos trabalhos do futuro e tornou-se um importante meio para a aquisição de novos clientes. A busca por profissionais que otimizem campanhas pagas em plataformas digitais cresce cada vez mais.

5. Digital influencer ou criador de conteúdo

Com a utilização das redes sociais, os especialistas conectam pessoas e marcas, além de produzirem conteúdo criativo para diversas plataformas. Eles são conhecidos como influenciadores digitais, formadores de opinião que trabalham com canais da internet.

São pessoas que usam a própria imagem para inspirar tendências, criar hábitos e ditar comportamentos para os seguidores. Muitas marcas investem nos influenciadores digitais e nas estratégias de marketing digital devido à possibilidade de estimular um grande público a comprar.

Essa é uma das profissões do futuro que já está em alta hoje. Um digital influencer é um verdadeiro empreendedor. Ele utiliza a voz para criar conteúdo. Para seguir essa carreira, é preciso:

  1. criatividade e inovação: sem conteúdos interessantes e únicos, as marcas dificilmente fecham parcerias;

  2. conhecimento sobre marketing digital: é essencial entender sobre o mercado digital e saber como a promoção de produtos ou marcas funciona por meio das mídias;

  3. entendimento sobre redes sociais: é preciso conhecer sobre produção de conteúdo para cada canal, formatos que geram engajamento e métricas para avaliar desempenho.

Outras profissões do futuro

Além das opções citadas para você compreender quais são as profissões do futuro, existem diversas outras áreas que apresentam possibilidades promissoras de crescimento. Devido à popularização das inteligências artificiais no ambiente digital, a tendência é que o profissional dessa área também entre em destaque.

Outras profissões do futuro são: especialista em UX design, detetive de dados (big data), especialistas em inteligência artificial, profissional de segurança da informação e outras relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing digital.

Especialize-se em uma profissão do futuro com a ajuda da ComSchool!

Agora que você já sabe quais são as profissões do futuro, faça parte da revolução digital! Na ComSchool, você potencializa seu conhecimento de forma prática e efetiva. Conheça o curso de analistas de e-commerce e prepare-se para esse mercado em constante crescimento.

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